terça-feira, 31 de julho de 2012

Novos vigias da floresta de Ferreira do Zêzere

Tiveram hoje formação no Gabinete de Proteção Civil os novos vigilantes das nossas florestas para o mês de Agosto.
A estes jovens de ferreirenses desejamos um bom trabalho. 
Colabore com a Proteção Civil.


Frigideira quase pronta

Chegaram hoje mais algumas partes da frigideira que está a ser montada em Ferreira do Zêzere para a confeção da maior omelete do mundo no dia 11 de Agosto.
Estão ainda abertas inscrições para ajudantes voluntários. Informe-se no Posto de Turismo ou no site: http://www.capitaldoovo.com/



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Frigideira já começou a ser montada

A frigideira para a confeção da maior omelete do mundo, que acontecerá em Ferreira do Zêzere no próximo dia 11 de Agosto, começou hoje a ser montada junto ao Mercado Municipal. Para já podem ver-se a estrutura para o grande "fogão" que vai aquecer os ovos ferreirenses. Acompanhe todos os pormenores da montagem desta frigideira com 10 metros de diâmetro e com 5 toneladas.




Troca de livros escolares usados

Em época de crise todas as ideias são bem vindas. A Biblioteca da Escola Pedro Ferreiro está a promover uma campanha de troca de livros escolares para o 2º e 3º ciclo.
Se tem livros para doar e/ou se deseja receber, contacte o quanto antes a Biblioteca pelo telefone 249 360 010.



domingo, 29 de julho de 2012

Boa viagem, bom regresso a Ferreira do Zêzere

Aos muitos ferreirenses que nos próximos dias regressam à nossa terra para umas merecidas férias, o Região do Zêzere deseja uma BOA VIAGEM.


Oração para uma boa viagem


Mensagem e Orações 

Senhor meu Deus, envia o teu anjo da minha frente,
preparando o caminho desta viagem.
Proteja-me durante todo o percurso,
livrando-me de acidentes ou
qualquer outro perigo que ronde o meu trajeto.

Guia-me, Senhor, com Tua mão.
Que esta viagem seja tranquila e agradável,
sem contratempos ou contrariedades.

Que eu retorne satisfeito e em plena segurança.
Graças dou, pois sei que durante todo o tempo estarás comigo.

Domingo

O Evangelho de hoje descreve-nos o episódio de «multiplicação dos pães» (Jo. 6, 1-15), referindo-se a «um rapazito», sem nome e que terá sido o primeiro e o único a compreender a catequese de Jesus, dispondo-se, por isso, a repartir os pães e os peixes que levara consigo.
Com a multiplicação dos pães, Jesus quis dar à multidão um sinal da proximidade amiga de Deus que deseja estabelecer uma relação de amor com os homens. Um relacionamento fortificante e alimentador da existência, como, outrora, com o maná no deserto.
Jesus, queremos aprender, com o «rapazito» dos cinco pães de cevada e dos dois pequenos peixes a compartilhar os dons da nossa vida, pondo em comum tudo o que possuímos.
Nós sabemos que, no seu Evangelho, o Senhor não nos promete bens materiais. Sabemos que tudo devemos a Deus Criador e Providencial. Não nos foi dada nenhuma garantia de que Jesus operará milagres quando entramos em crise de carestia de bens ou carências na saúde ou nos negócios, ou quando queremos modificar-nos. O que nos pede é uma amizade com Deus semelhante à de Deus connosco: desinteressada e altruísta, buscando o bem do outro.
Pedimos-Te Senhor, para não amarmos com reservas, escondendo o que temos ou somos capazes de fazer. Nestes tempos difíceis que vivemos, ajuda-nos a abrir a “lancheira” da nossa vida e a pormos em comum com os outros o melhor de nós mesmos, pois só juntos e na verdade faremos com que o pão se multiplique e chegue para todos.


Pe. Senra Coelho (www.rr.pt)

sábado, 28 de julho de 2012

Skate em Ferreira do Zêzere c/vídeo

Está a decorrer no Parque de Skate de Ferreira do Zêzere uma demonstração desta modalidade. 
Uma organização Galeria Digital, com a participação de alguns skaters conhecidos e muitos jovens ferreirenses já com muita habilidade para este desporto.





video

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ferreira Mudou de paisagem

Em poucos anos Ferreira do Zêzere modificou-se.
A sua paisagem era repleta de castanheiros. As imensas áreas de soutos  apoiavam economicamente os agricultores da nossa região, quer através do seu fruto, quer da sua famosa madeira.
Mas de um momento para o outro,, com as obras do Convento de Cristo e com a abundância e qualidade da matéria-prima existente na região, Ferreira do Zêzere perdeu quase por completo os seus valiosos castanheiros.

Veja o que escreve a propósito António Baião no seu livro "A vila e concelho de Ferreira do Zêzere".

Na reforma da Ordem de Cristo, D. João III mandou que se fizessem obras de ampliação do Convento de Cristo. A 30 de Junho de 1533 foi assinado contrato com João de Castinho que iria liderar as obras de reconstrução.
A 5 de julho de 1536 Fr. António de Lisboa, João de Castilho e o carpinteiro Francisco começaram a comprar madeira no Termo de Dornes.
Começou nesse ano a transformação total do concelho de Ferreira do Zêzere, principalmente da mata de Dornes. 
Veja-se a quantidade de castanheiros comprados:
Em Dornes:
640 paus a António Pires a 60 reaes o pau
341 paus  a Alvaro Vaz a 35 reaes o pau
244 paus a Affonço Gonçalves a cerca de 38 reaes
341 paus a João Dias
152 a Pero Luis
240 a Brás Martins
292 a Francisco Pires
966 paus a Francisco Fernandes do Carril a 50 reaes o pau…

Da próxima vez que visitar o Convento de Cristo observe bem a madeira dos castanheiros de Ferreira do Zêzere.



quinta-feira, 26 de julho de 2012

Feira de trocas nos Chãos

Realiza-se no domingo, 29 de Julho, na antiga escola primária de Chãos, em Ferreira do Zêzere, a 2.ª “Feira de Trocas Beli@ve” do distrito de Santarém. 
O projecto, de dimensão nacional, é dinamizado localmente pela associação Arca de Lis. Deste modo, numa lógica de troca e sem qualquer dinheiro à mistura, é possível aos participantes trocar um livro por um electrodoméstico, uma máquina fotográfica por um disco ou até dar uma hora do seu tempo para acompanhar alguém ao médico enquanto outra pessoa aceita tratar-lhe do jardim. 
Para além das trocas, quem vier a esta segunda feira de trocas pode, por exemplo, participar em workshops, na construção de brinquedos recicláveis, fazer yoga ou assistir a um concerto de taças de cristal.  
A entrada na feira é feita por troca de alimentos de conservação prolongada (por exemplo, arroz, massas ou enlatados) que revertem a favor do Centro de Integração e Reabilitação de Tomar. Solidariedade é possível, basta acreditar!


Campo de Férias para jovens


O grupo de jovens “NoAr” em colaboração com o diácono Francisco Claro, vai realizar entre os dias 30 de Julho a 5 de Agosto, um campo de férias com o tema: I-Phé! É uma semana que poderão fazer várias actividades e onde podem descobrir que em todas os momentos da nossa vida, Deus encontra-se sempre presente. Haverá jogos, convívios, aventura, alegria, oração e muita alegria! 
Encontra-se aberto para jovens a partir dos 14 anos.
As inscrições encontram-se abertas até ao próximo dia 27 de Julho, em caso de dúvida não contacto o Grupo de Jovens NoAr. 
Inês Penim
Campo de Férias 2011


quarta-feira, 25 de julho de 2012

ZezereArts 2012 de 9 a 18 de agosto

Depois do sucesso do ano passado o festival de ópera e canto lírico regressa a  Ferreira do Zêzere de 9 a 18 de agosto.
Durante este período certa de duas dezenas de cantores nacionais e estrangeiros vêm a Ferreira do Zêzere para estudar e aprender e sobretudo para mostrar que o canto lírico pode estar acessível a todos os públicos.
Foram por isso escolhidos vários concertos que permitem essa aproximação aos espectadores.
ZEZEREARTS 2011



terça-feira, 24 de julho de 2012

Bispo faz novas nomeações para Ferreira do Zêzere

Na passada sexta feira o nosso Bispo D. Virgílio Antunes tornou públicas as suas nomeações.
Destacam-se a transferência do Diácono Francisco Claro e a chegada de um novo padre para a unidade pastoral de Ferreira do Zêzere.

O diácono Francisco Claro, que desde setembro de 2010 servia a comunidade de Ferreira do Zêzere, colaborando com o Padre Manuel Pinto, era coordenador da catequese da unidade pastoral, e orientador do grupo de jovens e de algumas orações e cerimónias, irá agora colaborar  com o Padres António Loureiro e Paulo Filipe, na região de Oliveira do Hospital.




Para Ferreira do Zêzere foi nomeado o Padre João Pedro Lopes da Silva, de 26 anos para as 8 freguesias da unidade pastoral de Ferreira do Zêzere.




segunda-feira, 23 de julho de 2012

Alunos da escola Pedro Ferreiro vão ter Cartão Escolar

No próximo ano letivo os alunos da Escola Pedro Ferreiro de Ferreira do Zêzere vão ter a possibilidade de utilizar um novo sistema se segurança e de pagamentos.
Ao adquirir o Cartão Escolar, os alunos e encarregados de educação podem beneficiar de um novo sistema de segurança e podem deixar de usar dinheiro uma vez que os alunos podem carregar o seu Cartão com dinheiro, por exemplo uma vez por mês e a partir daí podem pagar os almoços, o que comprem no bar, na papelaria ou na reprografia.
Através da internet os pais também podem "controlar" as compras dos filhos, saber o que comeram e que materiais compraram.

Imagem ilustrativa

domingo, 22 de julho de 2012

Domingo

O Evangelho de hoje (Mc. 6, 30-34) apresenta-nos um momento de grande beleza humana: «(…) os Apóstolos vieram reunir-se junto de Jesus e contaram-lhe tudo quanto haviam feito» (Mc. 6, 30). É que Jesus tinha chamado a Si os Doze e enviado «em missão dois a dois» (Mc. 6, 7). Foi certamente muito bom para os Apóstolos compartilharem com Jesus e uns com os outros, a sua missão de proclamar a Palavra de deus, confortar e curar os doentes, libertar os dominados pelo mal. Na verdade, a sua missão foi tão intensa «que eles nem tinham tempo de comer» (Mc. 6, 31).
A Eucaristia Dominical é um convite a pararmos um pouco a intensa corrida em que vivemos e a encontrarmo-nos com Jesus e com os nossos irmãos na fé.
Como outrora aos Apóstolos, Jesus diz-nos hoje a cada um de nós: «Vinde, em particular, para um sítio isolado e descansai um pouco» (Mc. 6, 31).
Pedimos-Te Senhor, a capacidade de saber parar, de procurarmos encontrar-nos connosco, contigo e com os outros. Não nos deixes viver como autómatos duma engrenagem que não escolhemos. Não nos deixes ser «como ovelhas sem pastor» (Mc. 6, 34), mas vem instruir-nos demoradamente.
Senhor, faz-nos compreender que correr dá a sensação de viver, mas que só Tu és Caminho, Verdade e Vida. Ensina-nos a permanecer Contigo!


Pe. Senra Coelho (www.rr.pt)

sábado, 21 de julho de 2012

Frigideira para a maior omelete do mundo está quase pronta

Falta menos de um mês para que o maior acontecimento até agora registado em Ferreira do Zêzere enquanto CAPITAL DO OVO se concretize. O Chefe Igor Martinho e a equipa de ajudantes ferreirenses vão fazer a maior omelete do mundo em Ferreira do Zêzere no próximo dia 11 de agosto.
O terreno junto ao parque de estacionamento exterior do mercado municipal já está a ser preparado para receber dentro em breve a enorme frigideira que como se vê pelas imagens está praticamente concluída.
Neste momento ainda há vagas para ajudantes do Chefe Igor Martinho. Os interessados devem inscrever-se na Câmara Municipal o quanto antes.
O júri do famoso livro Guiness verificará todos os pormenores, mas o mais exigente já passámos, a qualidade inquestionável dos ovos produzidos em Ferreira do Zêzere.

Record Proposto: Omelete com 5 Toneladas, equivalente a 120 000 Ovos
Medidas da Frigideira: 10 metros de diâmetro e laterais com 25/30 cm altura
Quantidade de óleo alimentar estimado: 500 litros Gás estimado: 1 Camião Cisterna
Medida das colheres para mexer: de 2,5 metros a 5 metros






sexta-feira, 20 de julho de 2012

Obras no adro da igreja de Ferreira do Zêzere

Começaram ontem as obras de restauro do espaço exterior à Igreja Matriz de Ferreira do Zêzere.
Neste momento procede-se ao levantamento da calçada, seguindo-se a reposição do pavimento em vários tipos de calçada à portuguesa na zona envolvente à igreja. Tudo deverá estar pronto antes da Festa de São Miguel em setembro.


Bilhetes para Santamaria e Boss AC já estão à venda

As principais atrações musicais da Festa do Emigrante deste ano são os Santamaria no dia 10 e Boss AC no dia 11 de agosto. Os dois concertos no Campo Municipal Eng. Lopo de Carvalho em Ferreira do Zêzere.
Os bilhetes já estão disponíveis na tesouraria da autarquia e custam 5€. É também possível comprar bilhetes em qualquer estação dos CTT do país.




quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sílvia Martins expõe na Biblioteca Municipal

Está patente na sala polivalente da Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira uma exposição de pintura da autoria de Sílvia Martins. 
A pintora é natural da Azambuja mas tem raízes familiares em Ferreira do Zêzere.
Veja esta exposição até ao final do mês no período de funcionamento da Biblioteca.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Água mais cara

A água no concelho de Ferreira do Zêzere está mais cara a partir deste mês de julho.
No consumo doméstico de 3 passa agora para 4 escalões, a tarifa da recolha, depósito e tratamento de resíduos sólidos de 3,5€ mantém-se mas acresce agora uma outra taxa variável de 0,15€ por cada m3 de água consumida.
Outra novidade é uma nova taxa fixa para a conservação dos sistemas de águas residuais e  tratamento de águas residuais no valor de 2,5€ por mês.


Conheça todo o tarifário neste link:


Faleceu o gerente do Ecomarché de Ferreira do Zêzere

Eram 7 da manhã quando se registou um violento acidente na A1 perto do Carregado entre um ligeiro e um pesado. Da colisão resultou uma vítima mortal que todos conhecemos.
Michel Gameiro, gerente há vários anos do Ecomarché de Ferreira do Zêzere foi a vítima deste acidente.


Incêndio de Almogadel em rescaldo

Correu bem a noite no combate ao incêndio que ontem deflagrou em Almogadel, Chãos. Neste momento os bombeiros estão vigilantes no local. Todo o cuidado é pouco uma vez que para hoje se espera mais um dia de muito calor.
Região de Almogadel


Juliana Mauger já regressou

Depois de um mês e meio de internamento no Hospital de S. José e no Hospital de Torres Novas, está de volta a Ferreira do Zêzere a cantora Juliana Mauger. Ainda não foi descoberta a causa do aparecimento do abcesso no cérebro que causou a perda da fala e mobilidade dos membros superiores e inferiores. Neste momento já está completamente normalizada. A Juliana Mauger desejamos uma boa recuperação.





Câmara muda caldeiras de aquecimento

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere começou ontem a substituição de todas as caldeiras de aquecimento da sua responsabilidade, de gás ou gasóleo por pellets (madeira moída prensada). Segundo o Presidente Jacinto Lopes , apesar do investimento agora gasto, cerca de 75 mil euros com a mudança das caldeiras do Centro Escolar de Areias, Escola de Águas Belas, Biblioteca, Câmara (serviços) e Piscina Municipal, estima-se que a poupança seja de cerca de 50 mil euros por ano.




terça-feira, 17 de julho de 2012

Incêndio em Almogadel - Reportagem SIC c/vídeo

Aqui fica a reportagem da SIC ao incêndio desta tarde em Almogadel, Chãos, Ferreira do Zêzere.


Incêndio em Almogadel

Teve início cerca das 14h00 um incêndio em Almogadel, freguesia de Chãos que continua a deflagrar neste momento.
É o primeiro grande incêndio deste verão em Ferreira do Zêzere e espera-se que com a diminuição da temperatura da noite ajude os bombeiros neste combate. Recorde-se que hoje se registou também uma das temperaturas mais altas do ano cerca das 17h00 os termómetros marcavam 38.5º em Ferreira do Zêzere. 

Imagem ilustrativa



domingo, 15 de julho de 2012

Vem aí o calor

O Instituto de Meteorologia lançou um aviso amarelo para o distrito de Santarém até à próxima terça feira devido ás temperaturas muito altas que se aproximam. Tudo indica que o vento mude de direção e passe à normalidade.


Tentativa de assalto no multibanco de Águas Belas

Na madrugada deste sábado registou-se uma tentativa de assalto na caixa de multibanco de Águas Belas, os assaltantes foram surpreendidos por alguns residentes e pela GNR, mas a perseguição não sortiu efeito.
Foram apenas cortados os cabos de energia e de dados ao multibanco.


Domingo

São Marcos apresentamos o ensinamento de Jesus: «Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe» (Mc. 3, 35).
Jesus com estas palavras diz-nos que o mundo todo constitui a família dos filhos de Deus. A Igreja é «ecuménica», isto é, universal, para todos. Somos responsáveis pelo bem comum. Somos «enviados» a evangelizar, sem fronteiras. lsso implica desapego e desprendimento dos laços que coarctam a nossa «missão».
Se todo o ser humano é irmão e irmã, há que soltar as amarras e enfrentando a possível incompreensão dos familiares, estender o olhar e darmos o nosso contributo para o bem de todos.
Pelo Baptismo, somos introduzidos na grande família cristã, cuja cabeça é o Pai de Jesus Cristo e nosso Pai (Jo. 20, 17). Somos membros da Igreja, chamados a levar a mensagem de Jesus Cristo à sociedade em que vivemos. Identifiquemo-nos com Ele no nosso modo de trabalhar, de lidar com as pessoas e com as situações.
Senhor ensina-nos a valorizar o silêncio nos momentos que nos pedem reflexão e precedem a acção. Sem silêncio contemplativo seremos banais, fúteis e superficiais. Ensina-nos a parar como Jesus, para na oração fortalecermos de sabedoria a nossa acção. Deus nos ajude e assim proceder!


Pe. Senra Coelho (in:www.rr.pt)

Justa homenagem a Ivone Silva c/vídeos

A sala de espetáculos da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense esteve cheia para na estreia da nova peça do Grupo de Teatro (Re)Nascer "Homenagem a Ivone Silva".
Neste espetáculo da autoria e encenação de Hélio Antunes, pode ver-se o percurso familiar e profissional da atriz que nasceu em Paio Mendes. Uma justa e bonita homenagem onde se destacam alguns dos papeis bem conhecidos como a "Olívia costureira e patroa", as famosas sessões no tribunal e os célebres Agostinha e Agostinho.
Não perca as próximas sessões aos sábados de julho e nos dias 3 e 4 de Agosto.









Registámos a ansiedade 2 minutos antes da estreia. Todos tentam descontrair, mas na verdade....


Correu tudo bem. Aqui deixamos a famosa rábula do "vestido preto".