O futuro de Paio Mendes c/vídeos

Há semelhança de Pias, também Paio Mendes tinha nos censos de 2011 menos de 500 habitantes e por isso na lei da reorganização administrativa que está em vigor terá de se juntar a outra freguesia.
Esta tarde no salão da Associação de Paio Mendes foram muitos os que quiseram saber qual será o futuro da sua freguesia a partir das próximas eleições autárquicas, altura em que votarão pela última vez em Paio Mendes como sede de freguesia.




Recorde-se que até meados de setembro a Assembleia Municipal terá de receber propostas de resolução do problema das extinções ou junções das freguesias de Paio Mendes e Pias.
O Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere apresentou para Paio Mendes a seguinte proposta:
Que seja anexada à freguesia de Dornes, que a sede da nova junta de freguesia se situe no eixo entre Paio Mendes e Frazoeira e que o novo nome da freguesia seja Nossa Senhora do Pranto por ser um nome pacífico nas duas freguesias.
Os nomes das novas freguesias podem manter os antigos, desde que tenham por exemplo União das Freguesias de Paio Mendes e Dornes.
A população questionou Jacinto Lopes sobre a possibilidade de fazer uma reforma mais profunda, reduzindo das 9 para 3 freguesias, o qual respondeu que na lei apenas tinhamos que reduzir para já 25%, isto é 2 freguesias. Sobre a preferência de cemitérios para sepultar familiares, o Presidente referiu que cada um escolhe como quiser, a mudança de freguesia não vem obrigar a novos custos ou outras dificuldades pela mudança forçada de freguesia.