O futuro de Pias c/vídeos

Esta manhã a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere chamou a população de Pias para falar do futuro da freguesia.




O Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere apresentou a lei que prevê a extinção de autarquias com menos de 500 habitantes. É o que vai acontecer às freguesias de Pias e Paio Mendes.
Jacinto Lopes referiu que não concorda com a lei, que achava mais justo um referendo, mas que como não é possível é necessário trabalhar para encontrar uma solução mais justa para a população.
Com a lei aprovada Pias só tem dois caminhos:
Ou passa toda junta para a freguesia de Areias, ou tenta-se uma solução mais benéfica para a população.
O Presidente da Câmara apresentou por isso a seguinte proposta:
Tendo em conta o traçado da auto estrada em construção neste momento, propõe dividir a freguesia em três partes. A que está para lá da auto estrada e mais próxima de Águas Belas, que passe a fazer parte de Águas Belas. A zona que fica junto a Igreja Nova do Sobral que passe a pertencer a esta freguesia e o restante território ficaria a pertencer a Areias.

Quanto ao futuro nome da freguesia, terá de se encontrar um novo nome que seja consensual entre as localidades.

A população reunida nesta manhã no salão do Centro Recreativo de Pias mostrou-se naturalmente dividida e comovida pelo amor que sentem pela sua terra. Lembraram-se os tempos em que Pias foi Vila e que neste momento está em vias de desaparecer como freguesia.
O Presidente lembrou que toda esta situação de deve à desertificação e à falta de natalidade.
Recorde-se que quem tem a última palavra é a Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere que reunirá em breve para tratar deste assunto e que entretanto deve receber por parte da população de Pias através dos órgãos eleitos, Junta de Freguesia e Câmara Municipal a melhor solução para Pias.