Realizou-se o concerto de Natal na Frazoeira

Esta tarde realizou-se a tradicional festa de Natal na Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirese com os concertos da Filarmónica, Grupo Coral, Escola de Música e peça de Teatro de Natal. A Sala de espetáculos esteve cheia para escutar esta coletividade com 177 anos. A polémica com a Sociedade Portuguesa de Autores resolveu-se com o pagamento da taxa exigida.

 


 Excerto de email enviado pela Direção da coletividade à SPA.
"Achamos muito injusto, celebrarmos o Natal em família e termos de pagar a licença SPA quando durante o ano em todas as atuações que fazemos nas festas populares esses direitos são pagos, dezenas delas. Este evento “Festa de Natal” é de entrada gratuita para sócios e amigos. Para muitos é uma atividade quase única e que proporciona uma tarde diferente para uma população muito envelhecida e que não tem possibilidade de se deslocar para eventos mais longe.
Revolta-nos, trabalharmos GRATUITAMENTE e arduamente durante o ano inteiro em prol da cultura, na formação e ocupação de jovens, formando-os e educando-os e depois termos de pagar por uma simples festa de Natal para celebrar a família. Estamos a falar de uma instituição de Utilidade Pública com 177 anos de existência e que vive das quotizações dos sócios e do trabalho dos músicos e coralistas que durante a maioria dos fins de semana abdica de estar com a família e amigos, de ir para a praia e debaixo de muito calor participam em procissões e concertos.
...
Entendemos e respeitamos afincadamente os autores que têm e devem ter os seus direitos preservados. Sabemos que se não fossem eles, não haveria a maioria dos temas, mas por favor… sem saberem os temas que iremos interpretar, e se são de autores registados virem com ameaças de crime público e intimar-nos a pagar a licença. Estamos cientes que as Leis foram feitas para cumprir, mas…
Deixo uma questão: As missas dominicais que interpretam temas durante a celebração e de autores conhecidos, as festas de natal dos meninos nas escolas, também pagam licença SPA?
Já agora, podemos cantar no carro ou quando vamos na rua?
Respeitaremos quem quer celebrar o Natal connosco e vir aplaudir uma das Associações Filarmónicas mais antigas de Portugal que muito faz pela Cultura deste nosso país cada vez mais pobre.
Ponderámos em cancelar a nossa festa Natal, mas quem gosta de nós e todos aqueles que gratuitamente e desinteressadamente nos ajudam não mereciam isto. No entanto, iremos realizar a mesma sob protesto por tamanha injustiça.
Não queremos também que ocupem a GNR para vir fiscalizar o evento, pois, será muito mais útil à sociedade se estes fiscalizarem o trânsito, prestarem ajuda e socorro a quem mais necessita ou andarem atrás daqueles que cometem crimes públicos bem mais graves.
Se perante tudo isto acharem que é justo pagarmos, agradeço que nos envie ainda hoje a fatura e respetivos dados para podermos efetuar a transferência bancária.
Que a SPA tenha um Feliz Natal!
Carlos Sousa"