Artes e ofícios de Ferreira do Zêzere – António Neves - operário de cerâmica c/vídeo

O Sr. António Neves conhece bem a história das cerâmicas no concelho de Ferreira do Zêzere. Aos 11 anos foi trabalhar para a fábrica de José Rosa, mais tarde seu sogro. Assistiu ao desenvolvimento dos tijolos e telhas que eram feitas manualmente com formas próprias em fornos artesanais.

Com a chegada da eletricidade assistiu-se a uma verdadeira revolução industrial. A produção aumentou, os clientes eram muitos e por todo o país. A empresa Francisco Alcobia Rosa & Irmãos Lda chegou a ter 4 cerâmicas. Nos Vales, Bela Vista, Gravulha e Asseiceira. Empregou centenas de pessoas ao longo dos anos.

Em 1994 a empresa abriu falência.

Não perca esta entrevista. No final vai dar outro valor a estar peças feitas com tanto trabalho e dedicação.



Entrevista efetuada aquando da recolha de informação para o livro “Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”, uma iniciativa da Fundação Maria Dias Ferreira e da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Entrevistado: António Antunes Neves
Entrevistador: Armando Cotrim
Local: Bela-Vista, Ferreira do Zêzere
Data: 19 de julho de 2017

Não perca na Fundação Maria Dias Ferreira e no Região do Zêzere a entrevista inserida no Projeto Registar, efetuada aquando da recolha de informação para o livro “Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”, uma iniciativa da Fundação Maria Dias Ferreira e da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Os autores são:  Rute Tavares, José Afonso Sousa e Cátia Salgueiro, fotografias de Marta Navas, entrevistas de Armando Cotrim, registo vídeo de Pedro Ribeiro e design de Sylvie Lopes.

Vídeo gentilmente cedido pela Fundação Maria Dias Ferreira