Entrar
para o 1º ciclo é entrar num mundo novo, o que não necessita de ser um bicho-de-sete-cabeças,
afinal é apenas mais uma etapa. Não existem receitas perfeitas e esta mudança
deve ser encarada como mais uma transição que a família terá de enfrentar. No
entanto, são inevitáveis as angústias, receios e anseios dos pais sobre a
integração dos pequenos. Assim, como é normal questionarem-se sobre “será que vão
ter sucesso na escola?” ou “será que a
família vai ser capaz de os ajudar a ter esse sucesso?”.
Uma
integração agradável é o inicio do caminho para a motivação da criança e
consequente sucesso na vida escolar. E como é que vocês pais, podem ser
facilitadores desta integração?
Antes
do início das aulas transmitam aos pequenos uma visão positiva de todo o
contexto (por ex.: contem aventuras positivas dos seus tempos de estudantes); descrevam
a escola como um espaço agradável e seguro onde poderão brincar e também
aprender coisas novas e úteis para ajudar em casa; falem sobre os novos professores
que lhes ensinarão essas coisas; relembrem-lhes que irão reencontrar os
amiguinhos do jardim e talvez fazer novos; e elogiem-nos pois só vão para a
escola porque estão crescidos. Evitem transmitir-lhes as vossas ansiedades, de
fazer o jogo da recompensa - “vais às aulas e recebes aquilo” pois se ir à
escola é bom porquê a recompensa?!; e evitem o discurso do medo - “agora é que
vais ver”, “ou te portas bem ou a professora põe-te de castigo”, “a escola é
para aprender não é para brincar”.
Ajudá-los
na escola não é substituí-los nas suas tarefas de casa para terem os trabalhos
melhores, mas passa por proporcionar-lhe novas experiências e desafios, reais e
sensoriais, que integrem as aprendizagens recém-adquiridas. Neste sentido, os
conhecimentos lecionados no 1º ano são facilmente incorporados nas dinâmicas da
vida familiar. Pode pedir ao seu pequeno para soletrar os nomes das placas
informativas, para o ajudar a fazer a lista de compras ou ler-lhe uma receita.
Peça-lhe para contar os lugares à mesa ou coloque-lhe alguns problemas
matemáticos (p.ex: “se tivermos 5 maçãs e 3 pêras, quantas frutas temos?”).
Aproveite as lições de estudo do meio para passear ao fim de semana e vá
conhecer rios e serras, visitar castelos e museus, ou vá simplesmente observar
os animais e as plantas na natureza… Vivão estas experiências em conjunto e de
certeza que o seu pequeno vai ficar mais motivado para a escola.
A
transição para o 1º ciclo é para a maioria das crianças pacífica, mas elas apercebem-se
das expectativas que adultos criam em torno deste momento, o que faz com que não
queiram desiludir quem amam, e o que pode lhes acrescentar alguma pressão
difícil de gerir.
A
expectativa do adulto é que a criança passe a ser bem-comportada e tenha boas
notas, esquecendo-se muitas vezes a sua satisfação e amadurecimento no domínio
sócio-afectivo em prol de critérios académicos. À criança, quase se transmite a
ideia que perdeu o direito de brincar pois “está lá é para aprender” e que deixou
de ser criança para ganhar apenas o estatuto de “estudante. E isto porquê? Porque
como adultos seres sociais e culturais, sobrevalorizamos o tal ansiado conceito
de sucesso. Para além de que, cada vez mais os estudos referem que sucesso
académico nem sempre é reflexo de ter sucesso na vida, pois a vida é muito
mais.
Para
que tenham sucesso na vida escolar e na vida em geral não vamos esquecer a
saúde, quer física quer mental. Devemos promover hábitos de vida saudáveis facilitadores
de uma boa aprendizagem. Escolhemos 4 tópicos da saúde a não esquecer neste
regresso às aulas:
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Alimentação:
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Pequeno-almoço em família sem stresses, nem correrias;
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Refeições principais completas e variadas, incluído sempre legumes, hidratos
de carbono e proteínas de qualidade (tentando alternar os pratos de carne e
peixe);
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Doces, batatas fritas, molhos, bolachas e sumos (todos) são a exceção e
jamais a regra;
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A água é a bebida mais fantástica que existe;
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Pãozinho com queijo/ fiambre/manteiga ou a peça de fruta/cenouras/tomate
cheri são um ótimo snack (nutricional e economicamente) para os lanches do
meio da manhã.
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higiene oral cuidada, pelo menos 2x por dia (uma das vezes obrigatoriamente
antes de deitar)
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Um
Sono de qualidade é imprescindível
para o crescimento dos os músculos e ossos, para a memorização, a concentração nas
aulas, para que consigam resolver problemas e ter novas ideias. Tv’s, computadores, telemóveis e outros
aparelhos electrónicos são dispositivos que não devem habitar no quarto. As
horas de sono devem ser adequadas à idade.
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Aos
seis anos, o local de estudo pode,
muito bem, ser a cozinha com a TV desligada enquanto se faz o jantar. Pois ainda
têm muitas dúvidas, pelo que o ideal é os pais estejam por perto. Mais tarde
poderão mudar para outro local preparado para tal. O local ideal deve ser arejado
e iluminado, os pés não devem ficar em baloiço e as costas da cadeira devem
ser flexíveis. Não deve ser a mesa baixa da sala, o sofá ou a cama.
A
mochila deve ter alça larga, se
possível presilha à frente e ir até à linha da cintura. Ao arrumar os pesos maiores
ficam na vertical, ao longo do eixo da coluna, devendo evitar-se que andem
com coisas desnecessárias. A mochila deve pesar só até 10% do peso da
criança.
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Ser
uma criança saudável significa ter tempo para esfolar os joelhos, correr,
saltar, andar de bicicleta, jogar à bola, ao mata, à corda, à macaca e tudo
que os faça mexer. Pois as crianças estão a perder competências de motricidade o que influenciará a saúde dos seus
músculos e ossos. Isto potencia também o bem-estar emocional e as
competências sociais essenciais à integração na escola
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Concluindo, não se esqueça ELE
AINDA É CRIANÇA. Necessita de brincar e criar histórias de lutas e princesas,
de fadas e dragões. Esteja sempre presente e atento. Não proteja demasiado.
Incentive-o a falar sobre a escola. Organize a rotina. Evite que assistam a
conflitos e discussões familiares. Mantenha a família por perto, e avós podem
ser uma bela ajuda. Lembre-se que nem todas as crianças aprendem ao mesmo
ritmo. DÊ PRIORIDADE À PESSOA QUE O SEU FILHO É E NÃO AOS RESULTADOS QUE OBTÉM.
O esforço deve contar mais que o aproveitamento e o reforço positivo é sempre
importante. E talvez o mais importante que tudo, seja firme… MAS CONTINUE A
RELEMBRÁ-LO TODOS OS DIAS QUE O AMA E QUANTO ELE É IMPORTANTE PARA SI…
Bom
ano escolar,
Enfª
Sandra Costa
(Enfª
Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica da Unidade de Cuidados na
Comunidade Maria Dias Ferreira)