Hábitos de sono

Hábitos de Sono
(população estudantil da Escola Pedro Ferreiro)

Um sono com qualidade é um importante contributo para uma vida saudável. O estabelecimento de padrões de sono adequados é instituído na infância, sendo um alicerce para toda a vida.
Durante o sono, o organismo entra num período de diminuição do estado de consciência e menor mobilidade física. No entanto, mantém actividade intensa, o que permite o crescimento e desenvolvimento do cérebro, processa-se a recuperação de energia, restabelecimento de vários sistemas e o assegurar das funções hormonais, sendo uma das mais importantes a produção da hormona do crescimento (somatotropina).


O ser humano dorme, em média, um terço das suas vidas. Como função natural e básica do ser humano, o sono é sujeito a alterações ao longo do ciclo de vida. O número de horas de sono adequadas vai diminuindo à medida que vamos envelhecendo:
0-3 meses (14 a 17 horas); 4-11 meses (12 a 15 horas); 1-2 anos (11 a 14 horas); 3-5 anos (10 a 13 horas); 6-13 anos (9 a 11 horas); 14-17 anos (8 a 10 horas); 18-25 anos (7 a 9 horas); 26-64 anos (7 a 9 horas); + 65 anos (7 a 8 horas).
A redução do número de horas suficientes em cada faixa etária tem consequências de início subtil e com importantes implicações: diminuição da atenção, humor variável, irritabilidade, comportamento agressivo e/ou hiperactivo, dificuldade na aprendizagem e memorização, sonolência e potencialidade de comportamentos de risco nos adolescentes. Alguns estudos indicam uma relação causal entre a diminuição do número de horas de sono e a obesidade.
No ano lectivo de 2016/2017, decorrente das sessões de educação para a saúde realizadas, procedeu-se à aplicação de questionários aos alunos da Escola Pedro Ferreiro, em todos os níveis de ensino. Foram realizados 368 questionários a alunos com idades compreendidas entre os 10 e 20 anos de idade. Da análise dos dados obtidos a partir dos questionários aplicados, verificou-se que 80,2% (295 alunos) dormem 8 ou mais horas por dia.
No 2º Ciclo observou-se que, dos 134 alunos, 82 dormem mais de 9 horas por dia (61,2%), 39 entre 8 a 9 horas (29,1%) e os restantes 13 alunos (9,7%) menos de 8 horas por dia.
Relativamente ao 3º Ciclo, verificou-se que, num total de 165 alunos, 76 dormem entre 8 a 9 horas (46,1%), 55 dos quais mais de 9 horas (33,3%) e 34 (20,6%) menos de 8 horas por dia.
No secundário, foram obtidos 69 questionários e da sua análise, constatou-se que 17,4% (12 alunos) dormem mais de 9 horas por dia, 44,9% (31 alunos) entre 8 a 9 horas e 37,7% (26 alunos) menos de 8 horas.
A maioria dos alunos tem um dispositivo electrónico (computador, tablet, smartphone, televisão) no próprio quarto, 84,2% (310 alunos). A percentagem de alunos que utilizam dispositivos electrónicos na hora de deitar aumenta conforme o nível de ensino é mais elevado, variando de percentagens de 76,2% no 2º ciclo até 92,8% no secundário.
Relativamente à hora de deitar, 47,6% (175) dos alunos deitam-se entre as 22 e as 23 horas, 28,3% (104) antes das 22 horas e os restantes 24,2% (89) após as 23 horas. De acordo com os dados inquiridos, constata-se que a hora a que os alunos se deitam está directamente relacionada com a idade e respectivo ano lectivo, isto é, à medida que aumenta o ano de escolaridade, a hora de deitar é mais tardia.
Decorrente da análise dos questionários aplicados, verifica-se que os alunos da Escola Pedro Ferreiro, na sua globalidade, apresentam hábitos de sono adequados à sua idade. No entanto, torna-se importante referir que uma elevada percentagem de alunos utilizam um dispositivo electrónico antes de adormecerem. Sendo assim, é pertinente dar continuidade à partilha de informação acerca do sono e seus hábitos, não só à comunidade estudantil como aos encarregados de educação.

Enf. André Brás
Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária

da Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira