Hábitos de Sono
(população
estudantil da Escola Pedro Ferreiro)
Um
sono com qualidade é um importante contributo para uma vida saudável. O
estabelecimento de padrões de sono adequados é instituído na infância, sendo um
alicerce para toda a vida.
Durante
o sono, o organismo entra num período de diminuição do estado de consciência e
menor mobilidade física. No entanto, mantém actividade intensa, o que permite o
crescimento e desenvolvimento do cérebro, processa-se a recuperação de energia,
restabelecimento de vários sistemas e o assegurar das funções hormonais, sendo
uma das mais importantes a produção da hormona do crescimento (somatotropina).
O
ser humano dorme, em média, um terço das suas vidas. Como função natural e
básica do ser humano, o sono é sujeito a alterações ao longo do ciclo de vida.
O número de horas de sono adequadas vai diminuindo à medida que vamos
envelhecendo:
0-3
meses (14 a 17 horas); 4-11 meses (12 a 15 horas); 1-2 anos (11 a 14 horas); 3-5
anos (10 a 13 horas); 6-13 anos (9 a 11 horas); 14-17 anos (8 a 10 horas); 18-25
anos (7 a 9 horas); 26-64 anos (7 a 9 horas); + 65 anos (7 a 8 horas).
A redução do número de horas
suficientes em cada faixa etária tem consequências de início subtil e com
importantes implicações: diminuição da atenção, humor variável, irritabilidade,
comportamento agressivo e/ou hiperactivo, dificuldade na aprendizagem e
memorização, sonolência e potencialidade de comportamentos de risco nos
adolescentes. Alguns estudos indicam uma relação causal entre a diminuição do número
de horas de sono e a obesidade.
No
ano lectivo de 2016/2017, decorrente das sessões de educação para a saúde
realizadas, procedeu-se à aplicação de questionários aos alunos da Escola Pedro
Ferreiro, em todos os níveis de ensino. Foram realizados 368 questionários a
alunos com idades compreendidas entre os 10 e 20 anos de idade. Da análise dos
dados obtidos a partir dos questionários aplicados, verificou-se que 80,2% (295
alunos) dormem 8 ou mais horas por dia.
No
2º Ciclo observou-se que, dos 134 alunos, 82 dormem mais de 9 horas por dia
(61,2%), 39 entre 8 a 9 horas (29,1%) e os restantes 13 alunos (9,7%) menos de
8 horas por dia.
Relativamente
ao 3º Ciclo, verificou-se que, num total de 165 alunos, 76 dormem entre 8 a 9
horas (46,1%), 55 dos quais mais de 9 horas (33,3%) e 34 (20,6%) menos de 8
horas por dia.
No
secundário, foram obtidos 69 questionários e da sua análise, constatou-se que
17,4% (12 alunos) dormem mais de 9 horas por dia, 44,9% (31 alunos) entre 8 a 9
horas e 37,7% (26 alunos) menos de 8 horas.
A
maioria dos alunos tem um dispositivo electrónico (computador, tablet,
smartphone, televisão) no próprio quarto, 84,2% (310 alunos). A percentagem de
alunos que utilizam dispositivos electrónicos na hora de deitar aumenta
conforme o nível de ensino é mais elevado, variando de percentagens de 76,2% no
2º ciclo até 92,8% no secundário.
Relativamente
à hora de deitar, 47,6% (175) dos alunos deitam-se entre as 22 e as 23 horas,
28,3% (104) antes das 22 horas e os restantes 24,2% (89) após as 23 horas. De
acordo com os dados inquiridos, constata-se que a hora a que os alunos se
deitam está directamente relacionada com a idade e respectivo ano lectivo, isto
é, à medida que aumenta o ano de escolaridade, a hora de deitar é mais tardia.
Decorrente
da análise dos questionários aplicados, verifica-se que os alunos da Escola
Pedro Ferreiro, na sua globalidade, apresentam hábitos de sono adequados à sua
idade. No entanto, torna-se importante referir que uma elevada percentagem de
alunos utilizam um dispositivo electrónico antes de adormecerem. Sendo assim, é
pertinente dar continuidade à partilha de informação acerca do sono e seus
hábitos, não só à comunidade estudantil como aos encarregados de educação.
Enf.
André Brás
Enfermeiro
Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária
da
Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira