Ferreira do Zêzere aderiu Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

O Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere aderiu voluntariamente ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. As alterações far-se-ão sentir apenas nos primeiros anos de cada Ciclo de Ensino. O que significa, no 1º, 5º, 7º, e 10º ano de escolaridade e não implica mudanças de manuais.

A Diretora do Agrupamento, Isabel Saúde, esclareceu:


"O Ministério da Educação criou no final deste ano letivo, um projeto para tentar resolver o problema da retenção e insucesso escolar e convidou alguns Agrupamentos para integrarem esta experiência piloto. Deu aos outros Agrupamentos a possibilidade de se voluntariarem para integrarem a experiência.
 De facto, tratam-se de alterações curriculares, o que significa ao nível de matrizes curriculares ( tempos ocupados pelas disciplinas e possibilidade de criar ou alterar as disciplinas do ano/curso). Os Programas das várias disciplinas para já não são alterados, mas passa a existir um documento de referência que são as “ Aprendizagens Essenciais”.
Depois de analisada a possibilidade oferecida, e na medida, em que se trata apenas de antecipar uma alteração que irá ocorrer em 2018/19, com a vantagem de nos proporcionarem acompanhamento a nível da Inspeção Geral e Ensino e  Formação para o corpo docente, resolvemos aceitar o desafio. Analisada a proposta em Conselho Pedagógico, e com luz verde do Conselho Geral, voluntariámo-nos para integrar o Projeto.
Cada Agrupamento é autónomo para decidir que alterações funcionais, ao nível do currículo e práticas pedagógicas, quer integrar. 
Não implica novos manuais, na medida em que o programa não muda".