Solenidade de Todos os Santos

 
“seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é”
A Palavra deste dia…
Caríssimos: vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamar filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é.
Todo aquele que tem n’Ele esta esperança purifica-se a si mesmo, para ser puro, como Ele é puro.
(Jo 3, 1-3)
A Palavra da Igreja…
À vida dos Santos não pertence somente a sua biografia terrena, mas também o seu viver e agir em Deus depois da morte. Nos Santos, torna-se óbvio como quem caminha para Deus não se afasta dos homens, pelo contrário torna-se-lhes verdadeiramente vizinho.
(Bento XVI, Encíclica Deus caritas est, 42).
A Palavra faz-se oração…
Senhor Jesus, neste dia convidas toda a humanidade a celebrar com júbilo a festa da Santidade. Como dizia alguém, os Santos são como vitrais de uma catedral que deixam passar a luz de Deus por entre eles e, assim, inundam o mundo com uma multiforme paleta de cores, carismas e dons. Ao contemplar a beleza da santidade aumenta em mim o desejo de eternidade, o desejo de Te ver, tal como Tu és. E se às vezes o meu coração ainda sofre da força da gravidade espiritual, concede-me ao menos o desejo de Te desejar. Amen.
Contemplar a Palavra…
O Amor foi o grande desejo de Todos os Santos. Ubi Caritas, Deus ibi est - onde está o Amor, aí está Deus. Paul Mealor, compositor inglês contemporâneo, intuiu bem esta certeza ao criar este motete para a recente boda dos príncipes britânicos. Vale bem a pena ouvir hoje!

Diácono Francisco Claro