Sobre crocodilos na Barragem do Castelo do Bode II


A detenção ou aquisição de espécimes de espécies exóticas, como crocodilos e outras espécies como cobras de grande tamanho ou felinos está proibida em Portugal desde 1992, e a sua libertação na natureza, acidental ou intencional, desde 1999.

No entanto, e no caso dos crocodilos, é possível a sua aquisição em outros países europeus, como Espanha, sendo mantidos normalmente em pequenos terráreos.
Os detentores desses espécimes podem por vezes libertar os mesmos quando atingem um tamanho demasiado grande para serem mantidos num pequeno espaço, o que justifica o seu aparecimento em barragens e lagoas.

Embora, como já foi dito, essa detenção e libertação na natureza seja ilegal, de acordo com a legislação portuguesa, o facto é que alguns pequenos espécimes de crocodilos, com 50-70 cm, são apreendidos pelas autoridades portuguesas de quando em quando como foi o caso descrito no programa televisivo. Estas apreensões constituem actos de rotina e não costumam por isso ser divulgados, uma vez que não existe perigosidade dado o tamanho ainda reduzido dos animais.


Por outro lado, não existe nenhum dado que permita considerar que os crocodilos possam sobreviver ao nosso inverno, razão pela qual nunca foram encontrados espécimes nas barragens, em dois anos consecutivos (para além das autoridades procurarem capturar todos esses espécimes, o mais rapidamente possível).

Este facto sobre o tamanho e aparente falta de perigosidade dos espécimes foi devidamente referido no programa televisivo assinalado. Não existe assim nenhuma posição oficial do ICNB, ainda para mais de espécies de detenção proibida mas sim uma posição oficial do Estado português que considerou que, por precaução, não deveria ser autorizada essa detenção. 

Agradecendo desde já a sua preocupação e comentários e participação cívica, estaremos disponíveis para qualquer esclarecimento suplementar.  Com os melhores cumprimentos  Tito Rosa Presidente do ICNB