Tribunal de Contas dá luz verde à concessão do Pinhal Interior


O Tribunal de Contas deu o visto prévio ao contrato de subconcessão Pinhal Interior. A concessão, por 30 anos, envolve um investimento de 1244 milhões de euros e engloba a requalificação de 135 quilómetros de vias e a construção de 173 quilómetros de estrada. A concessão rodoviária do Pinhal Interior foi atribuída à Ascendi, uma empresa da Mota-Engil e do BES.

São 567 quilómetros de estrada sendo que 118 têm portagem, abrange 22 concelhos de quatro distritos da região Centro (Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém.

Tomar, Ferreira do Zêzere, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Alvaiázere, Ansião, Penela, Castanheira de Pêra, Condeixa-a-Nova, Figueiró dos Vinhos, Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Arganil, Coimbra, Pombal, Vila Rei, Pampilhosa, Pedrógão e Sardoal.

Segundo o governo, esta Concessão terá uma extensão de 567 Kms, dos quais 449 kms (80%) de Estradas de Proximidade. Destes, 173 kms (31%) são a construir e 394 kms (69%) a requalificar e conservar. Inclui cerca de 400 obras de arte para requalificar e conservar. Apenas 108 kms (20%) serão em perfil de auto-estrada.

A nova Concessão vai criar nas suas obras cerca de 4000 novos postos de trabalho, envolvendo mais de 200 empresas.

Recorde-se que esta via vai atravessar o concelho de Ferreira do Zêzere, Nomeadamente com um nó principal em Pias, passa também por Areias, Paio Mendes e Bêco.