Livro Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere

Foi apresentado na Fundação Marias Dias Ferreira o livro "Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere" é o  terceiro livro da coleção “Etnografia, tradições e saberes do concelho  de Ferreira do Zêzere” que tem como objetivo a recolha, estudo, preservação e divulgação do património etnográfico ferreirense.
O documento apresenta os ofícios com testemunhos de artesãos, fotografias demonstrativas do ofício e dos instrumentos e utensílios utilizados e em breve serão disponibilizados os vídeos com as entrevistas realizadas.
A autoria é de Rute Tavares, José Afonso Sousa e Cátia Salgueiro, fotografias de Marta Navas, entrevistas de Armando Cotrim, registo vídeo de Pedro Ribeiro e design de Sylvie Lopes.
Com edição da Fundação Maria Dias Ferreira e da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere,  “Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere” apresenta uma compilação de algumas das artes e ofícios antigos realizados no concelho de Ferreira do Zêzere. Algumas foram passando de geração em geração, outras já não se praticam pela falta de aprendizes , pela evolução tecnológica ou porque já não são viáveis monetariamente e estão em vias de extinção. Todos eles foram importantes para o desenvolvimento económico e /ou artístico do concelho de Ferreira do Zêzere.
Este livro aviva-nos a memória e regista de forma exemplar a sabedoria de quem fez destas artes uma profissão, possibilita-nos que não as possamos esquecer e consequentemente de as transmitir às gerações futuras.
Da coleção também fazem parte as monografias: “Trajes tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere : final do século XIX e início do século XX” e “Danças e cantares tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”.
O livro vai estar à venda no Posto de Turismo e Biblioteca Municipal.

Fotografia: Marta Navas