Danças e Cantares tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere em livro

Após a publicação, em 2015, do primeiro livro da coleção dedicada ao património etnográfico ferreirense, com o tema “Trajes tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”, a Fundação Maria Dias Ferreira, em parceria com a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, publicou em 2016 um novo livro desta coleção com o título “Danças e Cantares tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”.
Da autoria dos etnógrafos e folcloristas José Joaquim Ferreira Marques e Rosária Tendeiro Tarana Marques, a obra apresenta uma compilação das danças e dos cantares tradicionais ferreirenses recolhidos pelos três Ranchos Folclóricos do concelho e por alguns particulares.
Esta compilação desdobra-se em três vertentes: as danças e os cantares profanos, consagrados pelo uso comunitário, distribuídos de acordo com o rancho folclórico que os recolheu e a cujo acervo pertencem na atualidade; as quadras populares, nascidas do improviso, demonstrações espontâneas da natureza poética das gentes de outrora; e os cânticos religiosos, uma das facetas da religiosidade popular.
Para cada dança e cantar, apresenta-se o registo da letra e, quando possível, da música (através de uma pauta musical) e da coreografia com respetiva descrição, nos casos em que a mesma existe.



Algumas das danças e dos cantares foram registados em vídeo, podendo ser acompanhados pela reprodução do vídeo respetivo existente no DVD “Danças e Cantares tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”, complementar ao livro.

A Apresentação deste novo livro será na sede da Fundação Maria Dias Ferreira no próximo domingo, dia 29 de janeiro ás 16h00.


IN: Fundação Maria Dias Ferreira