Círio das Crianças - mais fotografias

Aqui ficam mais algumas fotografias do Círio das Crianças realizado ontem em Dornes.
Fotografias: Carlos Sousa










PRIMEIRO CÍRIO DAS CRIANÇAS A DORNES

No passado dia 7 de junho de 2014, a Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere dinamizou pela primeira vez um Círio das Crianças a Dornes. Participaram centenas de crianças vindas dos vários centros de catequese do Concelho de Ferreira do Zêzere, respondendo ao convite feito pelos párocos, numa mensagem às crianças que apontava como tema para este Círio: “Eis a tua mãe”. 
Pretendeu-se com esta iniciativa transmitir às nossas crianças a devoção a Nossa Senhora do Pranto e marcar o final do ano de catequese com um convívio entre todos os centros de catequese, onde se encontrassem crianças, familiares, e catequistas.
O dia começou bem cedo, com o Caminho da Luz pelos cruzeiros da Via-Sacra, onde quisemos, com Jesus vivo e ressuscitado, caminhar para a Luz que dissipa as trevas, a fim de acolhermos a vida abundante que nos quer dar. Coube ao Grupo de Jovens No Ar a animação deste Caminho da Luz, que terminou com a construção de um puzzle, cujas peças formaram a imagem de um Círio com crianças.
Já em Dornes, celebrámos uma eucaristia campal, animada pelo Agrupamento de Escuteiros 988, no contexto da Vigília de Pentecostes. As leituras lançaram-nos o convite a ir a Jesus e a beber d’Ele (“quem tem sede venha a Mim e beba”) a água que é símbolo do Espírito Santo, e deixaram-nos a promessa de que o nosso coração se tornará como um rio («do coração daquele que acredita em Mim correrão rios de água viva»), à imagem de Maria. Bem que nos sentimos neste santuário (rodeado pelo rio Zêzere) envolvidos no seu coração de Mãe! Na eucaristia foram ainda oferecidas por cada Centro de Catequese fogaças a Nossa Senhora, depois leiloadas.
Seguiu-se o almoço e uma tarde cheia de animação, onde houve não só música, bar, insufláveis, canoagem, e jogos tradicionais, mas também a atuação dos Gafanhotos da Frazoeira e dos elementos mais novos da Filarmónica Ferreirense.
O Círio concluiu-se com o Terço Vivo, dinamizado pelas crianças que rezavam servindo-se de um terço gigante feito com balões, e com a despedida de Maria, ao som de uma música popular à Nossa Senhora do Pranto.
Agradecemos a todos os que tornaram possível esta iniciativa, destacando o apoio da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto, e sobretudo a gratuidade e alegria dos vários grupos intervenientes.




UPFZ