Domingo

Celebramos hoje a Epifania do Senhor, a que popularmente chamamos a “Festa dos Reis”. O Evangelho de S. Mateus (Mt. 2, 1-12) apresenta-nos a adoração dos Magos vindos do Oriente. Seguindo «com grande alegria» a estrela que lhes indicava o caminho, foram ao encontro de Jesus levando ouro, incenso e mirra. Neles se cumpre a profecia do Livro de Isaías (Is. 6, 1-6) pois, ao chegarem a Belém, descobriram em Jesus a Luz que brilha sobre todos os povos da terra. Neles provavelmente astrólogos vindos da Mesopotâmia, estão representados os povos pagãos vizinhos a Israel e, neles, se fazem presentes todas as nações que hão-de acolher a Boa Nova do Reino de Deus.
Quando na nossa vida fazemos a experiência de nos encontrar com Deus, sentimos grande alegria e a vontade de lhe dar tudo: o ouro que O proclama como nosso Rei e Senhor, a mirra que exprime a nossa certeza da Sua misericórdia redentora e o incenso da nossa adoração, porque só Ele é Deus e Senhor.
Pedimos-te hoje, que nos ilumines com os Teus Dons, para que centremos em Ti a nossa vida e Te levemos sempre pela nossa alegria e sentido existencial aos que estão muito longe de Ti e até Te negam ou ignoram.
Como Maria TE queremos dar a conhecer a Ti Deus da vida aos adoradores dos astros sem vida.


P. Senra Coelho (in: www.rr.pt)