quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sopa vencedora

A sopa camponesa, bem tradicional na nossa Região do Zêzere foi eleita vencedora do 4º concurso de sopas que ontem teve lugar no refeitório da Escola Pedro Ferreiro de Ferreira do Zêzere.
Parabéns à organização, ao 9ºD cozinheiros desta sopa, e a todos os outros concorrentes.

Fotografias disponibilizadas no Facebook



Mês da Proteção Civil

5ª Conferência de proteção civil, integrada no programa geral de “Março – Mês da proteção civil em Ferreira do Zêzere” já tem cartaz:


Biblioteca deixou de ter jornais

A Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere deixou de ter jornais diários.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Judocas no Campeonato Nacional


A Secção de Judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere vai estar presente no Campeonato Nacional de cadetes em Odivelas com 2 atletas:
Vasco Fernades e Luis Pereira

No fim de semana a Secção foi a Sinta ao Open de Mucifal  com 5 judocas.

-38kg juv1 Álvaro Almeida,-38kg juv 2 Diogo Godinho-55kg Pedro Palhinha,-40kg Mariana Ferreira e -44kg Beatriz Henriques


Classificações:

-38kg juv 2 -medalha de prata e vice-campeão o Diogo Godinho

-38juv1- medalha de prata e vice-campeão Álvaro Almeida

-44kg femininos medalha de ouro e campeã  Beatriz Henriques


Com a presença do Mestre Francisquinho e do Presidente da Direção da Associação de Marinheiros, Pedro Alberto, decorreu a cerimónia da mudança faixa.
Assim os agora presenteados foram  Beatriz Henriques, Vasco Fernandes, Andreia Nunes e Mariana Ferreira.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Missão País já chegou

Os jovens missionários universitários da Missão País vão estar esta semana em Ferreira do Zêzere e já mexem no coração dos Ferreirenses.

Missa todos os dias às 18h30 na igreja de Ferreira do Zêzere.



Campanha de angariação de fundos

Continuam a decorrer as obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Areias, Ferreira do Zêzere. Por ser um monumento classificado tem requerido por parte do O Instituto  de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR),  Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere e do empreiteiro da obra, a empresa Pilar d'Ouro, cuidados especiais.
Terminados os trabalhos de remodelação dos vigamentos e do telhado, todas as atenções estão agora direcionadas ao interior da igreja projetada pelo arquiteto do Convento de Cristo, João de Castilho.
Certo é que o dinheiro não vai chegar.
Por esse motivo a Unidade Pastoral acaba de lançar uma campanha de angariação de fundos para que possam continuar as obras.



Foi criada uma conta especial para este fim:


NIB – 003503150000751813010 
ou IBAN PT50003503150000751813010 CGDIPTPL

Se desejarem usufruir de descontos de IRS podem fazer-nos chegar os talões de depósito, juntamente com o vosso número de identificação fiscal, e morada, e no próximo ano podem apresentar o nosso recibo nas finanças juntamente com a Declaração de IRS.

Os depósitos sejam em nome de Comissão Fabriqueira Igreja Paroquial Areias

A morada para envio de talões de depósito bancário, ou ofertas em numerário, é a seguinte:

Igreja de Nossa Senhora da Graça – Areias
Casa Paroquial
Rua São Miguel, nº 8
2240-349 FERREIRA DO ZÊZERE

Todas as informações estão disponíveis na internet neste blog:

domingo, 27 de janeiro de 2013

52 Jovens missionários em Ferreira do Zêzere

A partir desta segunda feira e até dia 3 de janeiro, vão estar em  Ferreira do Zêzere pelo 2º ano, os jovens missionários universitários da Missão País que tanto êxito tiveram em 2012. A Missão País tem por objetivo " levar Cristo para as Universidade e Evangelizar Portugal através do testemunho da Fé, do serviço e da caridade."
O ano passado realizaram várias atividades juntos dos lares e centros de dia, interagiram com a comunidade local, evangelizaram e animaram os alunos das escolas e os jovens com várias iniciativas.

Parabéns á Missão País.

Missionários na Escola Pedro Ferreiro em 2012
O tema deste ano é " A tua fé te salvou"

Gala do Fado em Ferreira do Zêzeze

Decorreu este sábado em Ferreira do Zêzere a Gala do fado, organizada pela Câmara Municipal. Durante o dia realizou-se um curso de voz e canto para fadistas e à noite vários fadistas da nossa região encantaram na 4ª Gala do Fado.
No final esteve presente a fadista Teresa Tapadas que brilhou na noite ferreirense. 
Ficam algumas imagens do evento.



Fotografia cedida pela Autarquia
Fotografia cedida pela Autarquia
Fotografia cedida pela Autarquia



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Há 141 anos os Ferreirenses escreveram aos Deputados da Nação

A 25 de janeiro de 1872, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere presidida por Higino Otto de Queiroz e Mello aprovava uma petição destinada aos Deputados da Nação Portuguesa, manifestando discórdia na possível anexação de concelhos.
141 anos depois está em cima da mesa a mesma discussão face a uma crise que é comum nos dois periodos da história. Há ciclos que se repetem.

Higino Otto de Queiroz e Mello
(fotografia cedida pela
Filarmónica Frazoeirense.)

Senhores Deputados da Nação Portuguesa

Depois do Decreto de 28 de dezembro de 1869, que obrigou muitos julgados a construir muitos edifícios para tribunal, cadeias, etc., e quando muitos estão concluídos e outros em construção, é então que mais uma vez se tenta a circunscrição concelhia; mais uma vez se poem em sobressalto o ânimo dos povos, que veem ameaçada a sua autonomia concelhia, e que esta forma de descentralizar é a centralização mais prejudicial e temível que se pode imaginar, muito embora disfarçada.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Redução das Taxas de urbanismo em Ferreira do Zêzere na RTP

Demos esta boa notícia em primeira mão aquando da realização da última Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere, a Câmara de Ferreira do Zêzere reduziu durante este ano de 2013 em 50% as taxas de urbanismo.

A RTP esteve hoje na empresa Rações Zêzere, a propósito de uma nova empresa que vai ser construída para o fabrico rações destinadas a animais de estimação e que vai beneficiar desta redução.
A reportagem será emitida em breve. 





quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura

Na fase de escola, foram vencedores no Concurso Nacional de Leitura os seguintes alunos da Escola Pedro Ferreiro de Ferreira do Zêzere:
Estes alunos alunos vão agora passar à fase distrital.
Estas fotografias foram divulgadas na página no facebook do Agrupamento na entrega dos prémios.

3º Ciclo

1º - Joana Patrícia Sousa, 7º D
2º - Jéssica Matias, 7º D
3º - Rodrigo Azevedo, 8º D
Maksym Fishchuk, 7º D (suplente)









Secundário:
1º - Cristiana Rosa, 12º A
2º - Inês Leitão, 10º A
3º - Catarina Figueiredo, 10º A
Telma Silva, 10º A (suplente)

Estufas de Ferreira do Zêzere afetadas


Também no concelho de Ferreira do Zêzere os agricultores ficaram com as suas estufas estragadas, Jorge José, agricultor da Frazoeira disse ao Região do Zêzere que "Mais de 50 por cento das estufas existentes no concelho encontram se destruídas" .
Nesta parte do concelho, assim como em Paio Mendes e em Areias os agricultores vivem momentos difíceis com a necessidade urgente de repor as estufas antes que caia mais neve. Mas já ficaram com produção destruída e é certo o atraso nas novas plantações.
No Tojal, Areias, o Região do Zêzere falou com o Sr. Fernando Ferreira que falou da sua empresa e dos seus prejuízos.

A Direção Regional de Agricultura está a fazer um levantamento da situação, os interessados devem saber mais informações  no site: 
http://www.draplvt.min-agricultura.pt/



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Já caiu granizo

Esta tarde a temperatura baixou e já caiu granizo em Ferreira do Zêzere.
Atenção que o tempo vai piorar.


Ocorrências dos Bombeiros

Aqui ficam alguns dados facultados pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, Sr. Rui Patrício referentes às solicitações do fim de semana.

"De salientar 19 pedidos para cortes de árvores na via publica, tendo sido percorridos 629KM, envolvidos 20 veículos e 55 bombeiros no total. Destes pedidos foram mais significativos a queda de uma árvore de grande porte numa exploração avícola em Ferreira do Zêzere e dois veículos que ficaram debaixo de arvores.

Neste fim de semana ouve ainda registo para 9 pedidos socorro para emergência pré-hospitalar, havendo a registar um morto."




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ponto de situação a 21 de janeiro

O Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere fez para o Região do Zêzere o ponto de situação.
Continuam muitas zonas no concelho sem eletricidade e sem comunicações, a situação mais preocupante neste momento é em Águas Belas, tenta-se arranjar solução para a empresa Rações Zêzere que não tem gerador suficiente para a produção de rações. Desta empresa dependem vários milhões de animais.

Paroquia do Padre João Pedro veio a Ferreira do Zêzere

Ontem, a paróquia de S. Silvestre de Coimbra, de onde é natural o Padre João Pedro, veio a Ferreira do Zêzere para comemorar o 1º ano de sacerdócio.
Para além de populares esteve também presente o Grupo Coral daquela paróquia. Depois da eucaristia à luz de velas, os cerca de 100 visitantes estiveram em convívio no Salão Paroquial de Águas Belas. 




domingo, 20 de janeiro de 2013

Avicultura destruída - a emoção dos proprietários

Foi a situação mais complicada em Ferreira do Zêzere com uma pinheira de grandes dimensões a cair em cima de um pavilhão de aves.


O Região do Zêzere encontrou a família Ribeiro numa grande azáfama.
Tudo faziam para retirar os destroços de cima das aves, mas já pouco podiam fazer. Mais de 2 mil pintos e galinhas poedeiras morreram debaixo do teto do pavilhão e da árvore caída.

interior do pavilhão


O Sr. Carlos Ribeiro e a Srª. Vitória sofriam naquele momento a ver que já nada podia salvar os seus animais.




O ponto da situação

Apesar de estar já desatualizado, publicamos o vídeo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, Rui Patrício, com o ponto da situação às 15h de sábado dia 19 de janeiro.

Obrigado


O seu Região do Zêzere está de volta. Temos fotografias e vídeos de momentos muito complicados e de aflição. Recordámos como é viver sem eletricidade, sem telemóveis e sem internet. Não é fácil.
A todos os que contribuíram para que as nossas preocupações fossem menores... Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, Guarda Nacional Republicana de Ferreira do Zêzere, Câmara Municipal, EDP, PT... o nosso OBRIGADO.

Vento fez novamente estragos em Ferreira do Zêzere

Só agora damos novas informações porque não tem havido energia elétrica e a comunicação via internet tem estado interrompida e muito lenta.
O dia 19 de janeiro de 2013 ficará na memória de todos os ferreirenses. Mais uma vez o vento fez estragos em casas, no fornecimento de energia e comunicações, nas vias de comunicação.
A situação mais grave ocorreu em Ferreira do Zêzere numa exploração avícola que ficou desctruída com a queda de uma grande pinheira.
Morreram mais de 2000 pintos e galinhas poedeiras.
Aqui ficam algumas imagens:
Logo que possível mostraremos mais pormenores





Interior do pavilhão

sábado, 19 de janeiro de 2013

o alerta vermelho em Ferreira do Zêzere

Muita chuva e muito vento, com rajadas a atingir quase os 80km. É desta forma que também Ferreira do Zêzere tem vivido com o alerta vermelho instalado em quase todo o país.
Pedro Mendes, Comandante Operacional Municipal disse ao Região do Zêzere que desde as 5 da manhã há pedidos de socorro para os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere e deixa alguns conselhos para as próximas horas:

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Organização dos serviços camarários

Foi hoje publicado em Diário da República o Regulamento de organização dos serviços municipais de Ferreira do Zêzere.
Para consultar clique neste link: 


Licença nas florestas

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere publicou esta semana um edital com o título : Licenciamento de ações de destruição do revestimento vegetal.
Na prática quer dizer que todos os que após o corte de eucaliptos ou pinheiros procedam à preparação do terreno, ou seja, arrancamento das cepos velhos, rompimento do terreno e abertura de linhas de plantação com vista a uma nova plantação, têm de solicitar licença à Câmara Municipal.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PSD já tem candidatos às Juntas de Freguesia


Jacinto Lopes, atual Presidente e recandidato à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere pelo PSD veio hoje dizer através do facebook que já escolheu todos os candidatos às Juntas de Freguesia e que são de vários quadrantes políticos, mas são maioritariamente independentes.

Informa ainda que o seu candidato à Assembleia Municipal continua a ser Luís Ribeiro Pereira, terminando segundo diz com o boato de que o ex-Presidente iria fazer parte de outra lista.

Controle os seus filhos na escola - atualização

Já está disponível no seu Região do Zêzere o link que permite saber:


Geral
Frequência de Alunos
Alunos por Turma
Directores de Turma - Atendimento
Consulta de Saldo
Consulta de Extracto
Consulta de Ementas (Refeitório)
Refeições Servidas

Alunos
Processo Individual
Professores da Turma
Disciplinas (Inscrito)
Horário da Turma
Consulta de Faltas
Consulta de Níveis / Classificações
Movimentos da Portaria



Basta clicar na imagem igual a esta no lado direito do Região do Zêzere e inserir o nº do cartão e o código online (dados fornecidos pela escola).






quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Centro de saúde de Ferreira do Zêzere ocupa o 3.º lugar no ranking

Na avaliação dos serviços e objetivos das Unidades de de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) na Região de Lisboa e Vale do Tejo em 2011, o Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere atinge bons resultados, chegando ao 3º lugar do ranking.
Coordenador da UCSP  e o Enfermeiro-chefe, responsáveis desta Unidade informam a população dos bons resultados alcançados, no entanto alertam para algumas situações:





"Apesar da escassez dos recursos materiais, a UCSP de Ferreira do Zêzere no âmbito dos tratamentos distingue-se pela oferta de serviços no âmbito terapia compressiva, parte essencial do tratamento de úlceras de perna venosas, e da consulta de enfermagem podológica, em ambulatório e em visita domiciliária; apesar da escassez de recursos humanos, principalmente de médicos de família, a equipa médica tem realizado, com grande esforço e dedicação, consultas de saúde infantil e juvenil e de saúde da mulher a todas os utentes sem médico de família; apesar das dificuldades a nível informático (sobretudo de hardware e comunicações) todos os profissionais se empenham em melhorar nos registos, sendo exemplo disso o esforço que foi registar os resultados das colpocitologias de 126 consultas de saúde da mulher realizadas no mês de Novembro, no âmbito do projeto Mês da Saúde da Mulher.
Contudo o Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere não está limitado à UCSP de Ferreira do Zêzere uma vez que já presta os principais serviços das Unidades de Cuidados na Comunidade, tendo apresentado à algum tempo atrás um plano de acção de uma Unidade de Cuidados na Comunidade e um projecto de uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira) que especifica as actividades a desenvolver na referida unidade por cada um dos elementos da equipa multiprofissional, englobando actividades clínicas, de melhoria contínua, formativas e actividades não assistenciais; ainda que a área geodemográfica de intervenção da Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira corresponda à área geográfica do Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere foi identificada uma área geográfica que pode ser abrangida pela UCC MDF, constituída pelas freguesias de Alviobeira, Olalhas e Serra, do concelho de Tomar, que pela dimensão da população, as suas necessidades de saúde e sociais e a dispersão geográfica da área de intervenção do Centro de Saúde de Tomar já recorrem ao Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere.
O objectivo desta reflexão sobre os resultados alcançados pela UCSP de Ferreira do Zêzere é partilhar com toda a população os sonhos e desejos para realizar no Ano Novo dos profissionais do Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere."

Rafael Sanchez
Coordenador da UCSP de Ferreira do Zêzere

João Paulo Palrilha
Enfermeiro-chefe do Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Feira de S. Brás já tem cartaz

Vai realizar-se nos dias 2 e 3 do próximo mês de fevereiro nos jardins da vila de  Ferreira do Zêzere, mais uma edição da Feira de S. Brás e a mostra da tigelada, com organização da Junta de Freguesia e colaboração das coletividades da várias coletividades da freguesia e dos ranchos folclóricos do concelho.
Veja o cartaz que acaba de sair.



Autor de livro didático é Ferreirense

Ricardo Antunes é natural de Paio Mendes, Ferreira do Zêzere é co-autor do novo livro: Preparar a... Prova final - Português - 4.º Ano da Areal Editores.
Parabéns ao Dr. Ricardo Antunes pelo importante contributo que tem dado ao ensino e à pedagogia.




Região do Zêzere (RZ) Podes fazer um resumo do teu curriculum?
Ricardo Antunes (RA) Eu sou professor de português. Comecei por dar aulas no ensino básico e secundário e uns anos mais tarde fui trabalhar para o ensino superior politécnico. Aí, tive oportunidade de experimentar outras realidades (dei aulas na Alemanha - Universidade de Hamburgo - e em Timor). Foi também aí que comecei a lidar com formação de professores, que é o que faço há 15 anos. Neste momento estou dedicado à Revisão Científica de Manuais Escolares e à produção de materiais de apoio para professores, sempre na área da língua portuguesa. 
RZ Como surgiu a oportunidade de fazer este livro?

RA No processo de revisão de manuais escolares e nas ações de formação, os professores do 1.º CEB vinham manifestando preocupação com o facto de as antigas provas de aferição terem passado a exame e a contar para a classificação final. Há muitos anos que não há exames de 4.º ano, no final do 1.º CEB, e isso preocupava as pessoas. Além disso, esses exames são balizados por um documento que também é novo (as Metas Curriculares). Assim, e à semelhança do que já havia para outros anos, sentimos a necessidade de criar um livro que servisse de apoio, uma vez que os manuais escolares ainda não estavam adaptados a estas metas Curriculares.
RZ Tiveste logo apoio da editora?
RA O apoio da Editora foi fácil, porque já estava a trabalhar com eles. Apresentámos o projeto e eles aceitaram. Depois foi trabalhar durante o verão, para que o livro estivesse disponível o mais cedo possível.
RZ Como é constituído o livro?
RA O livro é composto por três partes: 
- na primeira são trabalhados os conteúdos de Leitura, Escrita e Educação Literária. No fundo, o trabalho com o texto, desde as estratégias de leitura e compreensão até ao conhecimento de algumas obras e à escrita dos tipos de texto exigidos no final do 1.º CEB.
- na segunda parte são trabalhados os conteúdos de gramática.
- na terceira parte apresentam-se duas provas-modelo. Propositadamente quisemos que esta parte fosse a menor, porque o Ministério da Educação e Ciência disponibiliza, desde há vários anos, as provas-modelo, através do site do GAVE. Não fazia sentido, por isso, fazer um livro essencialmente de provas.
Uma última nota sobre o livro: ele foi estruturado de modo a que os alunos trabalhem os conteúdos sempre com exercícios. Assim, é apresentado um conteúdo e, de imediato, há exercícios. Mais do que uma gramática, este é um livro de exercícios para os alunos, com a vantagem de ter lá todos os conteúdos que serão avaliados em exame.
RZ Está distribuído em todo o país. Está a ter aceitação?
RA O livro é distribuído em todo o país. A editora AREAL faz o marketing, através da sua rede de consultores pedagógicos e através do site (www.profareal.pt) e, além disso, ele está disponível nas principais livrarias (online e físicas). Também se encontra já nos supermercados. Neste momento ainda é cedo para avaliar a aceitação. Diretamente as pessoas têm recebido muito bem o livro, porque não é mais um livro de provas, mas temos de esperar mais uns meses para termos a noção da real aceitação no mercado.
RZ Estás já a preparar a outros livros?
RA Estou a preparar mais alguns livros para colmatar algumas falhas de material que os professores sentem. Trata-se de propostas práticas para exercitar alguns conteúdos específicos. daqui a alguns meses devem estar no mercado. Além disso, continuo a fazer revisão científica dos manuais escolares.



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bispo de Coimbra vem a Dornes

D. Virgílio Antunes vai presidir este ano à Via-Sacra "Uma vela a Jesus" que anualmente se realiza no Domingo de Ramos nos cruzeiros em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes, este ano no dia 24 de março.
Esta é uma organização da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense e do Santuário de Nossa Senhora do Pranto que informam ainda  que "Para além desta Via-Sacra, com características únicas no país, (porque é feita ao ar livre num percurso de 3 kms, em plena zona florestal, em direção ao Rio Zêzere e que convida à contemplação e oração) que todos os anos traz a Dornes milhares de peregrinos, estão a ser pensadas outras cerimónias durante a Semana Santa.
O programa definitivo ficará concluído em breve."


domingo, 13 de janeiro de 2013

Turmas de dança de Ferreira do Zêzere

Foram hoje apresentadas as turmas da secção de dança da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere.
Ficam algumas imagens desta apresentação das 3 turmas desta recente escola de dança. Contamos em breve apresentar mais fotografias e vídeos deste espetáculo uma vez que um problema técnico impede-nos de apresentar neste momento mais turmas. Pelo facto as desculpas do Região do Zêzere.

Responsável pela Escola Diogo de Carvalho





Concerto de Ano Novo

Ontem à noite a Banda da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense realizou um concerto de Ano Novo no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere.
Sob a direção do maestro Alcides Deus, pode ouvir-se reportório que a Filarmónica está já a proparar para as festas e romarias de 2013.