segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Mais nascimentos e menos mortes em Ferreira do Zêzere

Segundo a Pordata, sitio na internet da Fundação Manuel dos Santos, até ao ano de 2011 (últimos dados disponíveis), nas ceram mais bebés em Ferreira do Zêzere e morreram menos pessoas. Vamos ver se a tendência se mantém quando forem conhecidos os dados de 2012.

Nascimentos em Ferreira do Zêzere

Óbitos em Ferreira do Zêzere


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Estágio de Judo com Nuno Delgado

Publicamos um comunicado da Secção de Judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere, a propósito do Estágio de Judo que ocorreu na semana passada.



Decorreu de 17 a 21 de Dezembro passado na Vila de Ferreira do Zêzere o Estagio de judo  2º BUDO SPIRIT FERREIRA DO ZÊZERE - NUNO DELGADO

O evento destinado à promoção do judo na nossa região contou com a presença  de cerca de 80 judocas e 10 técnicos os quais durante uma semana se propuseram a desenvolver o programa que o Olímpico Nuno Delgado trazia consigo e que regeu de forma inconfundível.
Esta sua passagem fica marcada pela sua intervenção nas escolas locais  promovendo o interesse por esta prática com incidência nestas idades.
Ao longo dos dias a aula ganhou forma e os métodos aplicados sortiram algum efeito imediato. Este ano incluímos no estágio duas palestras dirigidas a público e judocas, "como nasce um campeão" uma delas, teve lugar no auditório do Centro Cultural, piscina  e passeios locais e outras  atividades radicais foram alvo deste evento em abono de tempos  extra treino.
Esta edição contou ainda com uma prova de orientação urbana com atribuição de prémio a equipa de Setúbal. A vinda de João Neto  (igualmente judoca olímpico - atual treinador da Académica) a meio da semana incutiu mais  um motivo de entusiasmo e renovou o espírito entre os judocas presentes. Nuno Delgado apresentou um novo modelo de intervenção desta atividade nas escolas e fez questão de a promover em Ferreira do Zêzere numa parceria com o agrupamento local, Câmara  Municipal e Associação de Marinheiros, contando  que esta venha já a ter lugar em janeiro de 2013.
Especial agradecimento aos parceiros que tornaram possível esta edição sem estes naturalmente se tornaria difícil  a realização deste estagio são eles CMFZ, CRIFZ, BOMBEIROS.

Manuel Francisquinho
Professor de Judo


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Dia de Natal

A olhar o teu presépio

Estou aqui
a olhar o Teu presépio
Prostrado diante da Tua pequenês.
Inunda-me a gratidão
pela Tua presença na nossa casa, o mundo.
Vieste até nós
com sinais da nossa fragilidade
e com a omnipotência escondida num casebre.
Estou a olhar o teu presépio
e a seguir-te em todos os passos e palavras.
Cresce meu Menino,
esperam-te os pobres, os doentes,
os desanimados, os pecadores
os expulsos de casa,
os espoliados do pão e do calor humano,
os sós, os vencidos.
Vendo-Te vejo no  brilho dos olhos de todos
a Esperança
o sentido da vida
a explicação da história
o mistério do mal
o triunfo da Ressurreição.
Tudo e todos neste presépio,hoje
que, prostrado, contemplo.
E Te adoro.


Pe. António Rego (in:www.rr.pt)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Se alguém te procurar...



Com frio... É porque tens um cobertor.
Com alegria... É porque tens o sorriso acolhedor.
Com lágrimas... É porque tens o conforto.
Com versos... É porque tens a música.
Com dor... É porque tens a possibilidade de aliviá-la.
Com palavras... É porque tens a capacidade de ouvir.
Com fome... É porque tens o alimento.
Com beijos... É porque tens o mel.
Com dúvidas... É porque tens o caminho.
Com orquestras... É porque tens o estímulo.
Com fantasias... É porque tens a realidade.
Com desespero... É porque tens a serenidade.
Com entusiasmo... É porque tens o brilho.
Com segredos... É porque tens a cumplicidade.
Com tumulto... É porque tens a paz de espírito.
Com confiança... É porque tens a segurança.
Com medo... É porque tens o AMOR!!!
(autor desconhecido)

domingo, 23 de dezembro de 2012

sábado, 22 de dezembro de 2012

Ferreira do Zêzere, presente e futuro

Era um dos pontos mais importantes da Assembleia Municipal desta noite, a apresentação e a votação das Grandes Opções do Plano e o Orçamento. Este documento é fundamental para a vida dos ferreirenses pois nele está a visão do concelho para o futuro e no imediato as despesas e receitas do município para o próximo ano.
Jacinto Lopes,  Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere explicou ao Região do Zêzere o fundamento destes documentos e deixou algumas novidades.



Bruno Gomes, Líder do PS de Ferreira do Zêzere deu a sua opinião sobre este documento aprovado hoje.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

As respostas do Presidente

Aqui ficam as respostas do Presidente da Câmara às primeiras perguntas dos Deputados Municipais sobre o Orçamento.


Grandes Opções do Plano e Orçamento aprovados

Acabam de ser aprovadas as Grandes Opções do Plano para o quadriénio 2013 a 2016 e o Orçamento para o ano de 2013.
"As Grandes Opções do Plano são o instrumento que define as linhas de desenvolvimento estratégico e programático do Município e incluem o Plano Plurianual de Investimentos (PPI) e as Atividades Mais Relevantes (AMR)."
"O orçamento  permite evidenciar todos os recursos que o Município prevê arrecadar para financiamento das despesas que pretende realizar".


Consulte este documento neste link:

Grandes Opções do Plano e Orçamento

Retirámos deste documento alguns pontos que passamos a citar.

"…propusemo-nos elaborar mais uma vez um orçamento que continue a adotar políticas sociais que procurem diminuir as dificuldades sentidas pelas famílias e atenuar as assimetrias do concelho, salientando aqui o esforço financeiro com os transportes escolares, a continuidade do programa de generalização do fornecimento de refeições ao 1.º CEB e Pré-escolar, do programa de expansão e desenvolvimento da educação pré-escolar – Prolongamento do horário, da atribuição de bolsas de estudo e deslocação, do apoio à aquisição de livros e material didático, não descurando a reparação e substituição de condutas de abastecimento de água, entre outros

Apesar dos constrangimentos conhecidos tanto no Programa de Ajustamento Economico e Financeiro como no Orçamento de Estado para 2013, o Município de Ferreira do Zêzere, apresenta um orçamento com uma dotação global de 9.479.947,00 euros, o que representa uma redução de 36,88% em relação ao orçamento aprovado para 2012 no valor de 15.015.879,00 euros.

Economia
estimulo à economia do concelho, tivemos em conta a continuação da promoção do emprego através da dinamização e diversificação da atividade empresarial, especificamente continuando a apoiar não só através da cedência de terrenos a preços simbólicos a instalação de indústrias na Zona Industrial de Lameiras, como também através de apoio técnico ao Investidor.
…parceria com um investidor privado para a reconstrução e instalação de uma unidade hoteleira no edifício da Casa do Adro, com financiamento já garantido no QREN e com capacidade para 32 quartos, prevendo-se o inicio das obras durante o primeiro semestre de 2013. Ainda de referir a aprovação no PRODER da criação de um Centro de Conferências com Alojamento, composto por 16 quartos e 45 camas também na vila, mais especificamente no loteamento da Quinta da Matana.

Ambiente
…conclusão da implementação da Agenda 21 Local, continuar a promoção da gestão energética dos edifícios do Município, continuar o alargamento da recolha  seletiva,  gradualmente a todo o concelho, a construção de sanitários públicos na vila, continuar a apostar na requalificação e valorização ambiental e florestal.

Cultura
…investimento ao nível da formação de públicos, do apoio à produção e do apoio ao ensino.
…Apoio ao associativismo pelo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo.

Serviços
…continuidade da reestruturação dos serviços, a simplificação de procedimentos administrativos, um, ainda, mais apurado controlo da execução orçamental e da realização de despesa ou a criação de mecanismos de envolvimento das populações no processo de formação da tomada de decisão continuaram a ser alguns dos nossos objetivos.

Apoio ao Associativismo

Gráfico de receitas e despesas



Assembleia Municipal - decisões





Ponto 2. Apreciação e votação da proposta de alteração ao Regulamento do Mercado Municipal.
Aprovado por unanimidade.


 Ponto 3. Apreciação e votação da proposta da Câmara Municipal para alteração do prazo de cedência do edifício municipal denominado “Escola Primária de Areias” à Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Areias por 50 anos.
Aprovado por unanimidade.

Ponto 4. Apreciação e votação da proposta da Câmara Municipal atinente ao contrato de cessão do direito de uso da Casa do Adro, à empresa Marimi – Sociedade de Gestão de Hotéis, S.A.
Aprovado por unanimidade.

Ponto 5. Apreciação e votação da proposta da Câmara Municipal atinente ao Contrato de Prestação de Serviços –Avença – Revisor Oficial de Contas.
Aprovado por unanimidade.

6. Apreciação e votação da proposta da Câmara Municipal de extinção da empresa Astaq técnica EIM. –Antigo Gabinete de Apoio Técnico de Tomar.
Aprovado por maioria

7. Apreciação e votação da proposta da Câmara Municipal de Organização dos Serviços Municipais – Estrutura orgânica e regulamento de organização dos serviços municipais de Ferreira do Zêzere.

A estrutura mantem duas divisões.
Aprovado por maioria


8. Apreciação e votação o Mapa de Pessoal e respetiva caraterização dos postos de trabalho para 2013.

O Presidente informou que reduz 2% ano previstos na lei com as aposentações e não vai em 2013 contratar mais pessoal.
Só este ano vão aposentar-se 9 funcionários.
Aprovado por maioria





quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Cabazes de Natal entregues a 80 famílias


A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere já começou a entregar os tradicionais cabazes de Natal a famílias necessitadas do concelho.
Este ano são mais famílias a beneficiar deste presente da autarquia.
A Vereadora da Acção Social, Drª Emília Benedito explicou como são atribuídos e falou de novos casos de pobreza no concelho.


A Vereadora falou ainda dos apoios de empresas da nossa região.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Treino com Nuno Delgado

Esta manhã assistimos ao final de um treino com a presença de Nuno Delgado. 
Aqui ficam algumas imagens.




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Estágio de Judo já começou

Já começou o 2º Budo Spirit em Ferreira do Zêzere com a presença de Nuno Delgado.
A organização é da Secção de Judo Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere que desde a manhã de hoje recebe muitas dezenas de atletas de todo o país.
Aqui fica uma sessão de treino desta tarde.


Ás 21h00 no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, Nuno Delgado apresenta uma conferência.

Ontem no torneio de Natal, estiveram presentes mais de 200 atletas de todo o distrito em Ferreira do Zêzere.
As classificações dos judocas ferreirenses foram as seguintes:

Classificações
Benjamins
-20kg Guilherme Ramalho 2º class
-27kg João Antunes 2ºclass
-28kg Diogo Henriques 3ºclass
-30kg Danut Boian 1º class
-20kg Eliana Oliveira 2ºclass
-22kg Afonso Antunes 2ºclass
-20kg Ines Alcobia 4º class
-22kg Guilherme Alcobia 3ºclass
-19kg Tiago Alexandre 2ºclass
-20kg Leonor Silva 3º class
-21kg Afonso Santos 2º class
-35kg Margarida Ribeiro 2ºclass
-23kg Henrique Ramalho 3º class
-22kg Inês Ferreira 3ºclass

Infantis
-35kg Rodrigo Rodrigues 3ºclas
Iniciados
-38kg Alvaro Almeida 1º class
Juvenis 1º escalão
-38kg Diogo Godinho 3º class
-48kg Pedro Palhinha 3º class
Juvenis 2º escalão
-49kg Vasco Fernandes 1ºclass
-50kg David Santos 4ºclass

Femininos
Iniciados
-44kg Beatriz Henriques 1ºclass
           Mariana Ferreira 3ºclass
-57kg Andreia Nunes 1º class

Associação de Pais foi a votos

A Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ferreira do Zêzere realizou a Assembleia Geral onde elegeu para mais um biénio os novos corpos diretivos, assim constituídos:

Presidente da  Assembleia Geral - Sérgio Morgado
Secretárias - Suzana Ramos / Otília Ribeiro


Presidente do Conselho Fiscal - Célia Carla Ribeiro José
Vice- Presidente- Helena Ribeiro
Vogais - Helena Antunes / Susana Oliveira


Presidente de Direção - Maria Flávia Ribeiro da Cunha
Vice- Presidente - Ana Figueiredo
Vogais - Zulmira Silva e Natércia Henriques


Imagem de arquivo

Nuno Delgado em Ferreira do Zêzere

O judoca Nuno Delgado chega hoje a Ferreira do Zêzere para mais um estágio de uma semana com atletas de todo o país promovido pela Secção de Judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere.
Recordamos alguns momentos do ano passado.




sábado, 15 de dezembro de 2012

Fundação promove concerto na Igreja de Ferreira do Zêzere

Este sábado às 21h00 a Fundação Maria Dias Ferreira promove um concerto na igreja de Ferreira do Zêzere com o seu coro juvenil e com outros convidados. A direção musical estará a cargo de Bryan McKay.



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Parabéns Padre João

Esta semana está de parabéns o Padre João Pedro Silva que comemora um ano de sacerdócio. 
Muitos parabéns.

Que disse:
"...Ao celebrar um ano de sacerdócio, também eu quero cantar os louvores de Deus, confiado de que «por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não terei repouso, enquanto a sua justiça não despontar como a aurora e a sua salvação como facho ardente» (Is 62, 1). "


Pe. João Pedro Silva


Cheques começaram a ser enviados

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere já começou a enviar por correio os cheques com o auxílio económico ao pagamento dos manuais escolares e material escolar a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Ferreira do Zêzere.
O valor pago depende do ano letivo frequentado.


Judo no Natal

A Secção de Judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere ornaniza nestas férias de Natal vários  eventos que envolverão atletas de vários pontos do país.
No dia 16 de dezembro terá lugar no Pavilhão Municipal um torneio de Natal.

De 17 a 21 de dezembro terá lugar o 2º Estágio de Judo Budo Spirit que contará mais uma vez em Ferreira do Zêzere com a presença de um dos melhores judocas portugueses, Nuno Delgado.



No dia 17 à noite, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, Nuno Delgado apresenta duas conferências.

Manuel Francisquinho, Mestre da Secção de Judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere falou ao Região do Zêzere destes eventos desportivos.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Exposição de Presépios

Até ao final do mês estão expostos na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere alguns dos presépios feitos na sequência de um concurso promovido pela Biblioteca.
Está também a recorrer uma campanha de angariação de roupas e brinquedos para as crianças do Centro de Acolhimento da Frazoeira.



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cartões de aluno da Escola Pedro Ferreiro


Já começaram a funcionar em pleno os novos cartões para os alunos da Escola Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere. Podem ser carregados entre 1€ e 20€.
Com estes cartões os alunos deixam de andar com dinheiro na escola descontando os bens adquiridos (almoço, artigos de papelaria ou bar) no cartão do aluno previamente carregado.
Os Encarregados de Educação poderão também através da internet controlar as entradas e saídas e as compras dos seus filhos.
A Direção do Agrupamento disse ao Região do Zêzere que a partir do 2º período de aulas estará disponível um link no portal da escola com acesso ao GIAE (Gestão Integrada para Administração Escolar) que permitirá ao Encarregados de educação fazerem esse controle. 


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Rações Zêzere inicia exportação

A empresa Rações Zêzere que já está implantada em todas as grandes cadeias de supermercados do nosso país, para além de continuar a servir as empresas do grupo (Agropefe, Agrozel, Uniovo e Zêzerovo) aposta agora  no mercado internacional.
Já começou a exportar os seu produtos para Angola, numa média de dois contentores por semana, cerca de 40 toneladas.
Segundo Luís Guilherme, Diretor Geral da empresa este número vai aumentar no próximo ano para 1 contentor diário  e que está a requerer da empresa alguns cuidados extra. 


"Devido ao clima em Angola, ás elevadas temperaturas a que os produtos vão ser sujeitos, á duração de 3 semanas no transporte, os produtos tiveram que ser sujeitos a controles muito mais rigorosos do que aqueles que fazemos aqui em Portugal, no entanto, não foram necessários grandes investimentos em equipamentos, mas sim em procedimentos internos e em melhorias de segurança na formulação dos nossos produtos para exportação.
 Como um contentor tem de ser carregado saco a saco no contentor, para uma melhor ocupação do espaço, devido ao elevado custo de transporte, (demoramos cerca de 2 horas a carregá-lo), levará a um acréscimo de mão de obra diária, mas estamos preparados para essa situação.
... O volume de negócio previsto a partir do primeiro trimestre de 2013 será de aproximadamente 200.000 €/mês."


A aposta passa também por reforçar a presença em Espanha e já há algumas indicações positivas para a concretização de negócios em Marrocos e Iraque.



Parabéns às empresas ferreirenses que não estão a baixar os braços perante a situação difícil que o país atravessa e que continuam a apostar nos ferreirenses.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Está lá???... Ganhou um leitão!

No final da Festa da Ereira, o sorteio das rifas é sempre um momento muito aguardado com a esperança no 1º prémio.
Este ano o primeiro prémio foi comunicado via telefone e em direto.

Venda de Natal

A Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere está a promover no centro da nossa vila (próximo do Tribunal) uma venda de Natal e quermesse.


sábado, 8 de dezembro de 2012

Dia da Imaculada Conceição


Virgem Santíssima,
que fostes concebida sem o pecado original
e por isto merecestes o título
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
e por terdes evitado todos os outros pecados,
o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
"Ave Maria, cheia de graça";
nós vos pedimos que nos alcanceis
do vosso divino Filho o auxílio necessário
para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e,
já que vós chamamos de Mãe,
atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. 


Nossa Senhora da Conceição, 
rogai por nós!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Tornado em Ferreira do Zêzere foi há dois anos


Dia 7 de dezembro início da tarde, começaram a surgir os primeiros telefonemas de Tomar. Passava-se alguma situação fora do normal que se dirigia para Ferreira do Zêzere.
O céu estava nublado, o dia não estava muito frio e começava a ficar muito escuro e o vento a soprar cada vez mais forte.
Até que começaram a ver-se objetos estranhos a rodopiar no ar, bem alto e avistava-se ao longe um funil de vento negro que levantava tudo o que encontrava.


A destruição foi total à sua passagem. Pinheiros e eucaliptos completamente rasgados e retorcidos, telhados de casas particulares de edifícios públicos.
Ainda assim devemos um agradecimento por ter passado a poucos metros de todas as escolas e jardins de infância. Desde a Santa Casa, à Escola Pedro Ferreiro, ao Jardim dos "castanheiros" até ao CRIFZ e Escola do 1º ciclo de Ferreira do Zêzere.
As nossas crianças foram poupadas apesar do susto e com tanta gente que circulava na rua, não se registaram vítimas ou feridos com gravidade.

Passados alguns segundos, depois da sua passagem, o desolamento era grande vendo a destruição nas ruas, nas casas, nos carros.






Alguns minutos depois estava em marcha o Plano Municipal de Emergência e todos os Ferreirenses ajudavam na remoção de objetos e reconstrução de casas e edifícios públicos.


Vieram depois as televisões, os governantes e os promessas de apoio por parte do Estado e das seguradoras.