quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dança para todos os gostos

A Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere tem agora novas secções ao seu dispor. Tratam-se de várias classes de danças, de vários estilos e para várias idades.
Estão inscrições abertas para:
Ballet
Dança criativa
Hip Hop
As aulas de Dance /Jazz para adultos começam no dia 3 de novembro.




terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ferreirenses na América

Após a passagem do furacão "Sandy" pelos Estados Unidos da América que deixou um rasto de estruição e perda de vidas humanas, há também ferreirenses afetados pelo mau tempo.
A família Mendes, natural de Ferreira do Zêzere, mas residente há muitos anos em Newark foi informando os seus familiares e amigos através do facebook e ainda há pouco disseram ao Região do Zêzere:

"
Estou sem luz e internet, só telemóvel. O vento Foi muito forte das 8 as 3 manha. Assustador.
Caíram muitas árvores e postes.Não há transportes públicos"




A Nela e Fausto Mendes e a outros Ferreirenses afetados por esta tempestade desejamos as maiores felicidades e que os problemas se ultrapassem o mais rápido possível.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Nuno Delgado em Ferreira do Zêzere



A convite da Secção de Judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere o  o jucoca Nuno Delgado vai estar novamente em em Ferreira do Zêzere de 17 a 21 de Dezembro.
Durante este período Ferreira do Zêzere vai receber muitas dezenas de judocas de várias escolas do país, no 2º Budo Spirit, que vão ter o privilégio de ter aulas com Nuno Delgado.



domingo, 28 de outubro de 2012

Bolinhos e concertinas

Dornes marcou este domingo cultural.
O recente Grupo de Concertinas da Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio de Dornes teve hoje a sua festa de batismo com a presença do Grupo de Concertinas de Góis.
Muitas dezenas de músicos e convidados encheram a coletividade local.


Fotografias  de Dornes gentilmente cedidas por Raquel Alexandra




Na Frazoeira, a tradicional Feira dos Bolinhos dos Santos reuniu várias receitas deste bolo regional. A animar a tarde na Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense estiveram "Os gafanhotos" e o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo.






Estreia da peça "Coisas do teatro"

Esta noite a Associação ferreirense Kruppa estreou a sua nova peça. É uma comédia da autoria de Ana Fouto, com encenação de Inês Fouto (a Raquel do Continente) e com cenografia e figurinos de Alexandra Rato.
O Cine-teatro Ivone Silva  em Ferreira do Zêzere esteve praticamente cheio para ver peça que estará novamente em cena nos dias 10 e 24 de novembro às 21h30.






quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coro da Fundação Maria Dias Ferreira

Para quem não teve oportunidade de ver e ouvir, aqui fica um tema interpretado pelo recente coro da Fundação Maria Dias Ferreira, sob a direção do maestro Bryan Mckay.


Novo Regulamento para as bolsas de estudo

Foi publicado ontem em Diário da República e entra já  hoje em vigor as alterações ao Regulamento Municipal de atribuição de bolsas de estudo aos alunos que frequentem o ensino superior.
Face à conjuntura atual este é um documento muito aguardado pelas famílias ferreirenses nestas condições.  
Este novo regulamento vai estar disponível no seguinte link:


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fibra já tem casa

Foi instalado esta manhã o contentor que irá receber a fibra ótica em Ferreira do Zêzere.
Na montagem deste equipamento esteve um grande camião/grua que efetuou todos os trabalhos em cerca de duas horas.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vem aí a chuva

O Instituto de Meteorologia lançou para esta quarta feira um aviso amarelo para a nossa região devido à chuva, à trovoada e ao vento.
Tome por isso todas as precauções que ache necessárias.
Esta é a previsão para os próximos 10 dias.


Mês da Saúde da Mulher - esclarecimento

O Enfermeiro Chefe do Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere, João Palrilha, acrescenta a seguinte informação:


"As pessoas podem marcar o rastreio presencialmente ou por telefone na sede ou nas extensões do centro de saúde.

Os grupos etários que correspondem aos picos de incidência do cancro do colo do útero vão receber em casa uma carta convite."


Atenção Mulheres

O Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere vai promover durante o próximo mês de novembro a iniciativa MÊS DA SAÚDE DA MULHER.
Se tem entre 25 e 64 anos poderá fazer o teste e rastreio ao cancro do colo do útero.
Para mais informações contacte o Centro de saúde.

"O cancro do colo do útero é o tumor maligno mais frequente do aparelho genital feminino, embora seja o mais fácil de detectar através de consultas ginecológicas regulares, altura em que o problema pode ser solucionado eficazmente através do tratamento adequado."



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Loja assaltada

Esta madrugada uma conhecida loja de roupa de marca nas galerias séc. XX em Ferreira do Zêzere foi assaltada. Ficou praticamente vazia.


Câmara de Ferreira também foi enganada

Segundo a ata da reunião de Câmara de 3 de Agosto agora publicada na internet, a Câmara de Ferreira do Zêzere também recebeu o tal "donativo" (em material ortopédico e hospitalar) por parte do Sr. Carlos Quaresma e da fundação Sueca AGAPE, assim como muitas outras autarquias do país. 
A notícia conheceu-se no verão passado. Decorrem as investigações por suspeitas de burla porque alegadamente esta fundação sueca oferecia o material mas não sabia que este Sr. cobrava dinheiro pelo "transporte" que variava entre 3 a 5 mil euros.
O Presidente da Câmara, Jacinto Lopes, disse em ata"... que na altura da aceitação do donativo, a câmara tinha proposto que, a fim de não haver encargos, dado que na altura se considerou o valor do transporte excessivo, havia uma empresa que oferecia o transporte desse material, no entanto a resposta da associação foi a de que o mesmo tinha de ser feito por eles..."

Entretanto aguarda-se por alguma posição da Associação de Municípios para uma tomada de posição conjunta.

Imagem do Município de Oliveira de Azemeis

domingo, 21 de outubro de 2012

Filarmónica Frazoeirense comemorou 171 anos

Neste domingo terminaram as comemorações dos 171 anos da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense. Ao início da tarde realizou-se a tradicional missa na capela da Frazoeira seguida da receção à Filarmónica Cultural Ericeira.
A tarde cultural começou com um concerto pelo coro da Fundação Maria Dias Ferreira dirigido pelo maestro Bryan Mckay.



Seguiu-se o concerto pela Filarmónica Cultural Ericeira sob a regência do maestro Manuel Rua.



Com o concerto da Filarmónica Frazoeirense, sob a regência do maestro Alcides Deus, terminaram as comemorações de mais um aniversário.







sábado, 20 de outubro de 2012

Idosos foram ao teatro

As comemorações do aniversário da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense  já começaram com uma sessão especial da peça "Homenagem a Ivone Silva" oferecida pelo Grupo de Teatro ReNascer aos utentes dos lares e centros de dia do concelho de Ferreira do Zêzere.
Estiveram presentes de vários pontos do concelho que tiveram oportunidade de passar uma tarde diferente com muito boa disposição e convívio.



171 anos

A Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense foi fundada pelo comendador Higino Otto de Queiroz e Mello na Frazoeira em 1841.
Nesses anos também se vivia uma profunda crise, o país era muito pobre, a população não tinha nem de perto as condições que hoje consideramos dignas quer em termos económicos e sociais, a nossa região era marcadamente agrícola, cultivavam-se grandes terrenos e vinham até nós ranchos de gente das Beiras que trabalhavam de sol a sol.
Mas também havia tempo para a diversão e para a cultura. Era preciso preencher o pouco tempo livre. E por esta altura foi fundada a Filarmónica Frazoeirense e mais tarde o Rancho Os Atrevidinhos da Frazoeira que animavam a população com música teatro, récitas e danças.

171 anos passados, a realidade é bem diferente mas continua a paixão pela música e pelo teatro. As atividades da Filarmónica e do Grupo de Teatro ReNascer são permanentes. Todo o ano acontecem atividades promovidas por esta coletividade.
Carlos Sousa, Presidente da Direção, falou-nos do programa das comemorações deste fim de semana.


 

Parabéns à Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense.



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Muitas dezenas de doces em Ferreira do Zêzere

Está a decorrer neste momento no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere o concurso "A mais bela compota". Os alunos acompanhados com os seus familiares constituíram equipas para a confeção de deliciosas compotas e doces tradicionais.
Estão expostas para exposição e venda muitas dezenas de variedades.
Neste momento o júri do concurso está a avaliar a apresentação e o sabor de cada receita apresentada.











quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Caminhar em Avecasta

Se gosta de caminhar tem uma boa oportunidade de o fazer este domingo (dia 21) na localidade de Avecasta, freguesia de Areias. A iniciativa é do Centro Cultural e Recreativo de Avecasta que organiza este 2º percurso pedestre que irá percorrer algumas das mais belas paisagens daquela região.
Inscrições até hoje.





Curso em Ferreira do Zêzere

A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN) vai promover no próximo mês de novembro um curso de Segurança e Higiene no Trabalho em Ferreira do Zêzere com a duração de 25 horas.
Há outros cursos para a nossa região:

Informações:
Tel: 249 310040    Fax: 249 310049
Email: adirn@adirn.pt  / formacao@adirn.pt
 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Acidentes

Esta manhã de chuva registaram-se na nossa região vários acidentes. Destaca-se o que ocorreu à entrada da vila de Ferreira do Zêzere, envolveu dois veículos de transportes coletivos de passageiros e resultou num ferido, um dos motoristas envolvidos.



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Limpeza das linhas de água

Com a chegada da chuva é fundamental que se façam algumas limpezas junto das linhas de água e/ou valetas.
É isso mesmo que está expresso no comunicado da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere que alerta os proprietários para esta necessidade.
Saiba o que deve fazer consultando este documento. Em caso de dúvidas contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil pelo nº 249360150.


Rações Zêzere de portas abertas

A empresa Rações Zêzere, uma das empresas ferreirenses mais competitivas, presentes em larga escala no mercado nacional, quer abrir as suas portas aos seus clientes e à população em geral de forma a torna-la  mais próxima da comunidade. A ideia está a ser divulgada na página da empresa no facebook. 
A iniciativa "Dia aberto à população" terá lugar proximamente.


Se gostaria de Visitar a Rações Zêzere dê a sua opinião em : http://www.facebook.com/racoeszezere

A Rações Zêzere está novamente de parabéns, é a primeira empresa no setor a conquistar a tripla certificação em qualidade, Segurança Alimentar e  recentemente a certificação em Gestão Ambiental pela APCER.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Karaté em Ferreira do Zêzere

No passado sábado, a Associação Nacional de Artes Marciais esteve em Ferreira do Zêzere, onde promoveu o 2º estágio de iniciação, juntando várias dezenas de atletas dos centros de karaté da região centro. 
Foi também uma forma de apoio ao recente centro de Karatédo Shotokan de Ferreira do Zêzere.

informação e fotografia cedida por: http://desporto-ferreiradozezere.webnode.pt/




domingo, 14 de outubro de 2012

Tempo para a semana

Segundo o Instituto de Meteorologia a chuva só regressa na próxima quarta feira e a temperatura máxima  vai baixar um pouco.
Esta é a previsão para o tempo em Ferreira do Zêzere para os próximos 10 dias.


Padre Borga em Ferreira do Zêzere

Esta tarde o Agrupamento de Escuteiros de Ferreira do Zêzere organizou um concerto com o Padre Borga no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere que encheu para ouvir "guiado pela mão", "Põe tua mão na mão do meu Senhor"... entre outros sucessos.



Domingo

Hoje, Domingo, o Evangelho narra-nos o encontro de Jesus com um jovem insatisfeito com a vida que levava (Mc. 10, 17-27).
Diz-nos o Evangelho que Jesus o olhou com simpatia e que gostou dele, que depositou nele grandes esperanças. Podia ter sido agregado ao grupo dos Apóstolos, porém foi-se embora «pesaroso, porque era muito rico».
Convida-nos o Senhor a pôr a render os nossos talentos, mas devemos fazê-lo em favor dos irmãos (Mt. 25, 14-46). Porque se deixou enredar pelo apego à riqueza, o jovem sem nome continuou sem nome, pois a sua vida não deixou rasto de solidariedade e de serviço aos outros.
Deus não exige nem pede que se acumule bens deste mundo; pede, sim, que se partilhe e reparta, e que haja justiça distributiva. «A ganância é uma idolatria» (Col. 3, 5). Ora o nosso recurso mais importante é o tempo. Tempo dado aos outros, dedicado ao serviço do próximo, é tempo ganho, duplicado e triplicado. S. Paulo atribui a Jesus a palavra: «A felicidade está mais em dar do que em receber» (Act. 20, 35)
Senhor,
Ensina-nos a descobrir a alegria de repartir. Que não o façamos a custo, ou em atitude paternalista, mas com o Teu próprio olhar, porque quando partilhamos com o Teu Amor, recebemos mais do que damos: Recolhemos em nós a Paz do Teu encontro.


P. Senra Coelho (in:www.rr.sapo.pt)

Festival Internacional do acordeão em Ferreira do Zêzere

Este sábado a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere organizou mais um festival internacional do acordeão no centro cultural. O público encheu mais uma vez por completo aquela sala de espetáculos para ver grandes músicos e executantes do acordeão. Em palco estiveram: o italiano Mário Gatto, José Dias, Vice-Campeão da Coupé Mundial 2012, as campeãs nacionais Inês Vaz e Carina Sousa, o campeão dos espetáculos Rodrigo Maurício, o ferreirense Bruno Gomes, entre outros acordeonistas ferreirenses.

A empresa ferreirense Atelier do Acordeon do Sr. Leonel Rocha também está de parabéns ao associar-se a esta iniciativa que organiza sempre alguns cursos durante a tarde dos festivais. 







sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fibra ótica até ao final do ano em Ferreira do Zêzere

Decorrem neste momento os trabalhos de instalação da fibra ótica no concelho de Ferreira do Zêzere junto às instalações da PT no centro da vila.
A Rede Nova Geração é de programa governamental português com o apoio da União Europeia que contempla 136 concelhos  rurais no sentido de  "criar condições que facilitem a implementação de redes de fibra óptica em regiões que, devido às distâncias e reduzida densidade populacional, não figuram na lista de prioridades dos investimentos dos grandes operadores." 
Na nossa região são 42 os municípios contemplados. 

Segundo Jacinto Lopes, Presidente da Cãmara Municipal de Ferreira do Zêzere, a fibra ótica estará a instalada até ao fim do ano. Esclarece ainda, "as indicações que tenho, e que constavam do caderno de encargos, a fibra tem que “cobrir” pelo menos 50% da população do concelho. Assim deverá cobrir a vila de Ferreira do Zêzere e as zonas adjacentes, bem como todas as sedes de freguesias.
 A comercialização deverá ser quase imediata, assim os interessados na fibra devem contactar a(s) operadora(s).




quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Filarmónica Frazoeirense faz 171 anos

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro a Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense comemora 171 anos de existência.
Do programa consta  no dia 20 a reposição da peça  "Homenagem a Ivone Silva", pelo Grupo de Teatro (Re)Nascer com as 4 últimas apresentações.
No dia 21, destaca-se a missa de aniversário às 14h30 na capela da Frazoeira, seguida da receção à Banda da Ericeira, o concerto pelo coro da Fundação Maria Dias Ferreira, o concerto pela Filarmónica convidada, a entrada de novos músicos e o concerto pela Filarmónica Frazoeirense.


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Teatro em Ferreira do Zêzere

Neste mês de outubro os dois grupos de teatro do concelho apresentam-se novamente ao público.
A Kruppa, Associação Cultural, apresenta uma nova peça. "Coisas do Teatro" é uma comédia de Rita Fouto e será encenado por Inês Fouto. A cenografia e figurinos são mais uma vez de Alexandra Rato.
"Coisas do teatro" estará em cena no Cine-Teatro Ivone Silva em Ferreira do Zêzere nos dias 20 e 27 de outubro às 21h30.


O Grupo de Teatro ReNascer da Frazoeira, apresenta as 4 últimas apresentações da peça "Homenagem a Ivone Silva", autoria e encenação de Hélio Antunes, a propósito dos 171 anos da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense.
No dia 20 de outubro, duas sessões às 15h30 e 21h30, na sede da coletividade na Frazoeira, ( a primeira dedicada aos idosos do concelho)
No dia 27 às 21h30 também na Frazoeira, e no dia 3 de novembro em Ferreira do Zêzere, no Cine-Teatro Ivone Silva às 21h30.

domingo, 7 de outubro de 2012

Bombeiros aceitam novos voluntários

Os nossos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere têm uma nova campanha para admissão de estagiários. Se tem entre 17 e 35 anos, inscreva-se na secretaria do quartel até ao dia 30 de novembro.



Marinheiros reunidos em Ferreira do Zêzere

Conforme informámos, a Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere reuniu ontem pela 12ª vez onde reuniu marinheiros e ex-marinheiros de Ferreira do Zêzere.
Depois do almoço de confraternização, reuniu a Assembleia Geral desta Associação que aprovou as contas e o regulamento interno, um dos temas mais focados foi a atividade da secção de judo que já participou em 6 provas, e das medalhas conquistadas:
20 medalhas de ouro, 10 de prata, 19 de bronze, um campeão zonal e a participação no campeonato nacional de juvenis.