quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A acontecer...não é a primeira vez que perdemos o Tribunal em Ferreira do Zêzere

Conta a história que há precisamente 89 anos também os nossos antepassados estavam preocupados com o Ministério da Justiça.
As dificuldades do país em 1923 eram muito idênticas às de hoje.
Portugal devia muitas libras à Inglaterra por causa da guerra, viviam-se tempos de contenção e os ministérios cortavam o que podiam.
Nessa altura pertencíamos à Comarca de Tomar e éramos geridos por uma Comissão Administrativa.

O Jornal Zêzere escrevia a 23 de Junho desse ano:

Clique na imagem para aumentar

A 26 de Junho de 1927 a decisão era publicada do Diário do Governo.
Ferreira do Zêzere ficava sem Tribunal.
Ainda não éramos Comarca e lia-se que o concelho estava de luto.

Clique na imagem para aumentar
E em 2012 o que será que vai acontecer?

Rómulo Branco na Televisão de Angola


Rómulo Branco, um conhecido jovem ferreirense, está em Angola onde é piloto.
Pode ver-se esta noite na Televisão Popular de Angola, no seu também popular programa "Hora Quente"

Ficam algumas imagens divulgadas no facebook





Presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere na Ordem dos Advogados

Aprovada por unanimidade a "Moção de protesto " pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal, o Presidente da autarquia, Dr. Jacinto Lopes e o vereador Dr. Filipe Martins descolam-se hoje à Ordem dos Advogados para manifestar descontentamento face á proposta do Ministério da Justiça, que na Reforma do Mapa Judiciário prevê o encerramento do Tribunal de Ferreira do Zêzere.
Foi também já solicitada uma audiência à Ministra da Justiça, para a apresentação de argumentos contrários ao encerramento do Tribunal.


 

Semana da Leitura tráz famosos a Ferreira do Zêzere

De 5 a 9 de março vai decorrer da Escola Pedro Ferreiro, Ferreira do Zêzere, a tradicional Semana da Leitura.
São muitas as temáticas a abordar e este ano com convidados especiais.
No dia 5, os alunos do 8º ano receberão a visita de Manuel Alegre e à tarde uma nova sessão com o escritor, desta vez com os alunos do 9º ano.


No dia 7, os alunos do 7º ano receberão a visita da piloto e também escritora Elisabete Jacinto.
Brevemente divulgaremos o programa completo desta "Semana da Leitura".

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Praia Fluvial da Castanheira é pré finalista nas 7 maravilhas

A praia do nosso Lago Azul, na Castanheira, Ferreira do Zêzere é uma das 70 pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas - Praias de Portugal.


Fotografia retirada do sitio: http://desporto-ferreiradozezere.webnode.pt/

 
“Estas 70 praias representam o que o país tem de melhor, de norte a sul, do litoral ao interior, e que cabe agora a todos divulgar para preservar”, afirmou Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

Na próxima fase, um painel de 21 personalidades vai seleccionar as 21 finalistas que irão a votação pública. A representatividade geográfica, segundo comunicado da organização, “é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das dez regiões do país e todo o processo de selecção e votação é auditado pela PricewaterhouseCoopers & Associados".

As 21 praias finalistas poderão ser votadas pelo público entre 7 de Maio e 7 de Setembro e as vencedoras serão reveladas a 8 de Setembro, em directo na RTP, a partir de Tróia.

 As Praias da nossa categoria e neste caso nossas concorrentes são:
PRAIAS DE ALBUFEIRAS E LAGOAS
Albufeira do Ermal - Vieira do Minho - Braga
Lagoa de Óbidos-Foz do Arelho - Caldas da Rainha - Leiria
Praia da Castanheira - Lago Azul - Ferreira do Zêzere - Santarém
Praia da Fraga da Pegada - Macedo de Cavaleiros - Bragança
Praia Fluvial da Albufeira do Azibo - Macedo de Cavaleiros - Bragança
Praia Fluvial de Aldeia do Mato - Abrantes - Santarém
Praia Fluvial de Piódão - Arganil - Coimbra
Praia Fluvial de Valhelhas - Guarda
Vale do Rossim - Gouveia - Guarda
Zona Balnear da Tapada Grande - Mértola – Beja

http://fugas.publico.pt/Noticias/301144_reveladas-as-70-praias-candidatas-as-7-maravilhas-de-portugal

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vem aí o Bom Tempo (chuva)

O nosso país atravessa uma preocupante falta de água, com a nossa barragem do Castelo do Bode a registar níveis preocupantes, estanto nós em fevereiro.
Segundo a previsão do Instituto de Meteorologia para os próximos 10 dias, já se vislumbra o Bom Tempo à vista, neste caso a chuva. Vamos ver se cai mesmo a partir do próximo domingo dia 4.

Incêndios de inverno

Com a falta de chuva que se tem feito sentir e o aumento das temperaturas nos últimos dias, têm-se registado por todo o país vários incêndios de inverno. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, só ontem registaram-se 235 ocorrências.
Também em Ferreira do Zêzere as sirenes dos bombeiros têm tocado nos últimos dias. Há registo de incêndio agrícola em Rego da Murta, Areias e um incêndio de detritos em Paio Mendes.
Por estes dias não faça queimadas.
Para qualquer esclarecimento contacte os Bombeiros ou a Proteção Civil Municipal, no caso de alerta de incêndio contacte o 112.

Imagem de arquivo

Exposição de pintura na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere

A partir de hoje e até dia 17 de março está patente na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere uma exposição de pintura de Carla Marina Palhinha,  que reside em Pias.



Diplomou-se em Design de Interiores na Escola Superior  de Artes Decorativas  da Fundação Ricardo do Espírito Santo e Silva.
Formou-se em Artes Plásticas no Instituto Politécnico de Tomar.
Frequentou o curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa e o curso de Serigrafia na Cerâmica no C.E.A.R.T.E em Coimbra.
Exerceu as funções de professora nas disciplina de Educação Visual, Expressão Plástica e formadora em Design.
O seu interesse pela fotografia e a sua sensibilidade pela flora levou-a a fazer um levantamento sobre "Texturas da Natureza".
Pinta principalmente com o propósito de se solidarizar com a sua própria natureza, intercalando o seu trabalho de docente com a necessidade da criação plástica.
Realizou exposição de pintura na livraria/galeria Leituras da Praça em Tomar com trabalhos criados durante o curso de pintura.
Participou no concurso e exposição de fotografia regional da Fundação Maria Dias Ferreira, com alguns trabalhos publicados no Catálogo “100 Imagens”.

"ENCONTRO DE SENTIDOS"
É o nome da exposição que pode ver na Biblioteca Municipal.
Conheça aqui alguns quadros:




domingo, 26 de fevereiro de 2012

Domingo

I DOMINGO DA QUARESMA

 

«Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n’O»

A Palavra deste Dia...

Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».

Mc 1, 12-15

 A palavra da Igreja…

Ouvi, ó Deus, a minha súplica, atendei a minha oração (Sl 60,2). Quem é que fala assim? Parece ser um só: Dos confins da terra a vós eu clamo, e em mim o coração já desfalece (Sl 60,3). Então já não é um só, e contudo é somente um, porque o Cristo, de quem todos somos membros, é um só. Como pode um único homem clamar dos confins da terra? Quem clama dos confins da terra é aquela herança a respeito da qual foi dito ao próprio Filho: Pede-me e te darei as nações como herança e os confins da terra por domínio (Sl 2,8). Portanto, é esse domínio de Cristo, essa herança de Cristo, esse corpo de Cristo, essa Igreja de Cristo, essa unidade que somos nós, que clama dos confins da terra. E o que clama? O que eu disse acima: Ouvi, ó Deus, a minha súplica, atendei a minha oração; dos confins da terra a vós eu clamo. Sim, clamei a vós dos confins da terra, isto é, de toda parte. Mas por que clamei? Porque em mim o coração já desfalece. Revela com estas palavras que ele está presente a todos os povos no mundo inteiro, não rodeado de grande glória mas no meio de grandes tentações. Com efeito, nossa vida,enquanto somos peregrinos neste mundo, não pode estar livre de tentações, pois é através delas que se realiza nosso progresso e ninguém pode conhecer-se a si mesmo sem ter sido tentado. Ninguém pode vencer sem ter combatido, nem pode combater se não tiver inimigo e tentações. Aquele que clama dos confins da terra está angustiado, mas não está abandonado. Porque foi a nós mesmos, que somos o seu corpo, que o Senhor quis prefigurar em seu próprio corpo, no qual já morreu, ressuscitou e subiu ao céu, para que os membros tenham a certeza de chegar também aonde a cabeça os precedeu. Portanto, o Senhor nos representou em sua pessoa quando quis ser tentado por Satanás. Líamos há pouco no Evangelho que nosso Senhor Jesus Cristo foi tentado pelo demónio no deserto. De facto, Cristo foi tentado pelo demônio. Mas em Cristo também tu eras tentado, porque ele assumiu a tua condição humana, para te dar a sua salvação; assumiu a tua morte, para te dar a sua vida; assumiu os teus ultrajes, para te dar a sua glória; por conseguinte, assumiu as tuas tentações, para te dar a sua vitória. Se nele fomos tentados, nele também vencemos o demónio. Consideras que o Cristo foi tentado e não consideras que ele venceu? Reconhece-te nele em sua tentação, reconhece-te nele em sua vitória. O Senhor poderia impedir o demónio de aproximar-se dele; mas, se não fosse tentado, não te daria o exemplo de como vencer na tentação.

Santo Agostinho

A Palavra faz-se oração…

 ORAÇÃO PARA A QUARESMA

 Pai nosso,
que estais no Céu,
durante este tempo quaresmal
de arrependimento,
tende misericórdia de nós.

Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.

 Abri nossos corações
à vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.

 Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos todas estas graças
por Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amen.

 Contemplar a Palavra…
Quaresma é tempo de primavera da alma: algo precisa de morrer para que nasça vida nova! Por isso, importa parar, fazer silêncio para escutar…

 Podemos ouvir o sublime Misere de Allegri:
http://www.youtube.com/watch?v=36Y_ztEW1NE&feature=related


Desafio comunitário para a 1.ª Semana da Quaresma:

FAZER SILÊNCIO!

Há quanto tempo não faço silêncio?
Que ruídos me povoam a memória?
Faço silêncio, para escutar...
O que escuto? Quem escuto?
É fácil fazer silêncio num mundo de ruídos?


Mensagem do Senhor Bispo de Coimbra para a Quaresma 2012


Mensagem do Santo Padre, o Papa Bento XVI para a Quaresma 2012



Página do Vaticano dedicada à Quaresma

Diácono Francisco Claro

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bombeiros agradecem oferta da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere

Na sequência da oferta de fatos de proteção pela Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere aos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, a Direção desta coletividade lançou este comunicado de agradecimento.

Assembleia Municipal aprova moção de protesto


Realizou-se esta noite no edifício dos Paços do Concelho  a Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere, que terminou com um voto de pesar de todos os seus elementos  e de um minuto de silêncio dirigidos aos familiares do Sr. José Martinho que hoje foi sepultado.



Da ordem de trabalhos destacou-se  o ponto 8 com uma moção de protesto dirigida ao governo pela intenção de encerrar o tribunal de Ferreira do Zêzere. Esta moção foi aprovada por unanimidade e vai ser enviada para conhecimento ao Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministra da Justiça e outros intervenientes políticos e sociais portugueses.

Seguindo a ordem de trabalhos

No ponto 1 - o Presidente da Câmara  e alguns deputados falaram do IC3 e que já é conhecido o projeto do acesso entre Pias e Venda da Serra.


O ponto 2  - Análise e votação da proposta da Câmara Municipal de alteração do Regulamento do Mercado Municipal e do Regulamento da Actividade de Comércio a Retalho Exercida pelos Feirantes, foi aprovado por unanimidade.

No ponto 3 - Análise e votação da proposta da Câmara Municipal de alteração do Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças, foi aprovado por unanimidade e segundo o presidente visa atribuir diferentes taxas mediante os metros quadrados de construção, contribuindo assim para uma maior justiça social.

O ponto 4 - Análise e votação da proposta da Câmara Municipal de alteração das taxas de amortização ao imobilizado da autarquia, foi aprovado com 4 abstenções. Ficou-se a saber que o património da Câmara foi avaliado em 89 milhões de euros. Ao aumentar a taxa das amortizações, segundo o Presidente, garante uma melhor imagem para o exterior, porque melhorará os resultados da autarquia em 2 milhões de euros.

No ponto 5 - Análise e votação da proposta da Câmara Municipal de alteração do Regulamento Municipal do Idoso do concelho de Ferreira do Zêzere,  foi aprovado por unanimidade.
Os custos com o cartão do idoso ainda não são conhecidos. A partir dos 65 anos e com rendimento inferior ao salário mínimo podem beneficiar de várias vantagens. Informações na Secretaria da Câmara. O Presidente alertou os presentes com destaque para os Presidentes de Junta que estejam atentos aos sinais de pobreza no concelho, principalmente a camuflada e que comuniquem de imediato aos serviços da autarquia.

O ponto 6 - Análise e votação da proposta da Câmara Municipal para aquisição e afetação ao domínio público de uma parcela de terreno sita na travessa dos Narcisos em Ferreira do Zêzere, foi aprovado por unanimidade. É um terreno situado junto à igreja de Ferreira do Zêzere e que permitirá a construção de um novo parque de estacionamento para cerca de 10 lugares.

No ponto 7- Análise e votação da proposta da Câmara Municipal para criação da taxa de recolha de subprodutos de origem animal no Mercado Municipal, aprovado por unanimidade, diz respeito à aplicação de uma taxa a cobrar ao vendedores de peixe e bacalhau, pois a câmara tem de contratar uma empresa externa para tratar os restos da venda desses alimentos.

Nos outros assuntos, destacam-se algumas informações importantes nomeadamente:

  • Como o Região do Zêzere já informou, já começaram as avaliações das casas para atualização do IMI. Os funcionários da autarquia estão devidamente identificados pelo que não se deve estranhar se veículos do municípios e os seus funcionários entrarem nas propriedades para medições e registo fotográfico.
  • A faturação da água vai ser novamente feita pela câmara e deixar de ser feita  por uma empresa externa. O Presidente alertou para a possibilidade de ocorrerem algumas falhas com nomes ou moradas. Os munícipes poderão a partir  dessa altura optar pela fatura digital.
  • Vai avançar a fibra ótica no concelho. A partir de setembro a vila já estará com este serviço. Ate final de março 50% do concelho vai estar abrangido por esta tecnologia que vai permitir internet de grande velocidade e principalmente a entrada de novos fornecedores de serviços por exemplo para a transmissão de televisão a preços mais competitivos.
  • Ferreira do Zêzere, capital do ovo -  já foi marcada a data para a realização da maior omelete do mundo. Será no dia 11 de agosto. Um dos problemas já foi resolvido, já existe quem faça a frigideira gigante que levará 125 mil ovos. Será criado em breve um novo site para a promoção deste evento e para a capital do ovo.
  • Apesar dos bons resultados obtidos com o novo depósito de água de Chão, que serve esta freguesia e Areias, há ainda sérios problemas que continuam por resolver, as muitas roturas de água.
  • O Presidente lembrou que é necessário o apoio das Juntas de Freguesia para a racionalização dos postos experiores de luz (BIP). É necessário detetar postos que estejam em locais isolados sem habitações por perto, para desta forma poupar também na eletricidade exterior.

A propósito da redução de custos, hoje as Senhoras e Senhores Deputados Municipais e elementos das mesas da Assembleia e Câmara Municipal, beberam água da rede pública através de jarros de vidro e copos de plástico.





Recorde-se que ainda esta semana este mesmo assunto esteve em destaque na Assembleia da República, mas aqui o plástico venceu desta vez. Segundo as contas apuradas por alguém que fez a conta:
"o Conselho de Administração do Parlamento sustenta que a água engarrafada servida nas reuniões da comissão custa 259,20 euros por mês. Para a água da torneira, o valor a que se chegou foi muito maior. O cálculo incluiu os custos de pessoal “para o enchimento, limpeza, colocação e arrumo dos vasilhames” e chegou à cifra de 2730 euros – cerca de dez vezes o valor para a água mineral engarrafada. " in Público

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Segunda sessão do Julgamento de José Amaro

Decorreu ontem no tribunal de Ferreira do Zêzere a segunda sessão do julgamento de José Amaro, ex-presidente da Junta de Freguesia de Paio Mendes, onde foram ouvidas as últimas testemunhas do processo que acusa o ex-autarca de falsificação de documentos e peculato.
A leitura do acórdão será no próximo dia 22 de março às 14h30.


Mensagem da Quaresma do Bispo de Coimbra

Brasao Dom VirgilioA fé cristã centra-se na Páscoa de Jesus Cristo, na sua paixão, morte e ressurreição, que polarizam o ritmo de cada ano que passa. Temos de novo a oportunidade de entrar no mistério desses acontecimentos da vida do Senhor, sinal de amor e salvação.
A quaresma, enquanto tempo de aprofundamento da fé, da renovação interior e da caridade para com o próximo, põe-nos numa comunhão mais profunda com Deus e com os irmãos.
Nenhuma quaresma pode ser igual às outras. Precisamos de um novo ardor na fé e de um novo empenho na caridade.
Vemos em nós, enquanto pessoas, famílias e comunidades uma grande necessidade de enraizar a fé que professamos. Percebemos que Jesus Cristo e o Seu evangelho estão a ser relegados para segundo plano nalguns casos, e ignorados noutros. Por falta de fé, estamos a perder o dinamismo da presença de Deus em nós e no mundo em que nos encontramos.
Esta deve ser a quaresma da renovação da fé em cada cristão e em cada família da nossa grande comunidade paroquial e diocesana. Queremos que seja o Senhor, que por nós morreu e ressuscitou, a conduzir a nossa vida; queremos uma comunhão íntima com Ele, capaz de alimentar os anseios do nosso coração; queremos ainda que Ele renove em nós a alegria de evangelizar o mundo, a começar pela nossa casa.
Como faremos o aprofundamento da fé cristã? A Igreja oferece-nos os caminhos adequados, que vos sugiro de novo nesta quaresma. Procure cada um fazer o seu programa de vida e o seu compromisso sincero, aos quais será fiel a todo o custo.
Comprometer-se a participar na celebração da missa cada um dos domingos, sem excepção, é o melhor meio de encontro com Deus na fé; fazer cada dia um momento mais longo de oração silenciosa ou de meditação, cria a disponibilidade interior para o diálogo com Deus; fazer a leitura orante da Bíblia, particularmente do Evangelho, leva a ouvir a voz amiga de Deus; combinar com a família rezarem juntos uma vez por dia, fortalece a união familiar e estabelece a sintonia com Deus; celebrar o sacramento da reconciliação para o perdão dos pecados, conduz ao progresso na santidade de vida.
Não há fé cristã sem compromisso com os outros e que não se manifeste em acções de amor. Por isso, nesta quaresma, havemos de procurar enraizar em nós o fogo da caridade, que terá expressões concretas na nossa vida individual e comunitária.
Comprometa-se cada um de nós num programa de renúncia ao supérfluo em favor dos pobres. Individualmente ou em família, temos junto a nós tantos casos de necessidades pontuais aos quais deveremos atender, sobretudo os idosos, os doentes, os pobres e os que vivem na solidão. Comunitariamente, participaremos nas iniciativas paroquiais e diocesanas de auxílio, com o nosso trabalho e donativo.
Este ano, parte do resultado da renúncia quaresmal que os cristãos entregam à diocese de Coimbra será, mais uma vez, para o Fundo Social Solidário, que tem estado a ajudar muitas pessoas e famílias em situação de necessidade extrema e urgente; a outra parte será para ajudar alguns sectores deficitários da vida da Igreja.
Bem enraizados na fé e abertos à caridade, entraremos na Páscoa do Senhor, realização e anúncio jubiloso da salvação definitiva que nos espera, mas que já agora vivemos.
Peço ao Senhor que esta quaresma seja um tempo forte de graça e imploro para todos a bênção de Deus.

+ Virgílio do Nascimento Antunes
Bispo de Coimbra                

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Faleceu o Sr. José Martinho

Natural da Igreja Nova do Sobral, ex-autarca e deputado municipal, defensor acérrimo da sua freguesia do nosso concelho de Ferreira do Zêzere, benemérito, foi o principal impulssionador da Associação Igrejanovense de Melhoramentos, do Jornal Despertar do Zêzere, onde eram famosas as suas crónicas, e a sua última grande obra, o lar e centro de dia da Igreja Nova.
Aos 80 anos, Ferreira do Zêzere perde um grande Homem.

Na inauguração do lar em 2009 com o Governador Civil e o Presidente da Câmara

Continue a votar

Continuam a decorrer as votações para escolher as 20  turmas finalistas do "Hino da fruta".

Para mais informações consulte a notícia :

Para votar nos dois grupos do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere: As turmas 3 e 4 do Jardim de de Infância e turmas 1, 2, 3 e 6 do 1º ciclo, basta aceder ao link http://www.heroisdafruta.com/p/votar.html e escolher: Ferreira do Zêzere. Tem de indicar um endereço de e-mail.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Caixa Geral de Depósitos já reabriu

Depois das obras de requalificação, já reabriu o balcão da Caixa Geral de Depósitos de Ferreira do Zêzere na Praça Dias Ferreira.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vote nos nossos Heróis da Fruta

Entre 3 de janeiro e 10 de fevereiro as turmas 3 e 4 do pré escolar do centro escolar de Ferreira do Zêzere, participaram no projecto "Heróis da Fruta"- Lanche escolar saudávell" .

Ao longo das ultimas seis semanas  desenvolveram um projecto  de intervenção escolar de âmbito nacional  da iniciativa da APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil), cujo o objectivo é que as crianças aprendam a valorizar a importância de consumir fruta diariamente e que adoptem definitivamente esse hábito alimentar.

Chegada a etapa final as docentes responsáveis pela actividade, Ana Felício e Otília Flores e todos nós ferreirenses apelamos a toda a comunidade que vote no videoclip das nossas crianças disponível no seguinte endereço: www.heroisdafruta.com.
A votação decorre de hoje, dia 20 de fevereiro até 3 de março, sendo que apenas as turmas mais votadas terão acesso ao prémio final
Por favor vote!


Lusatile começa a ser retirado da Escola de Ferreira do Zêzere

A Escola Pedro Ferreiro foi construída há 33 anos e tem vindo a sofrer algumas obras normais de conservação.
Mas amanhã, em pausa letiva, começam obras mais rigorosas e que abrangem todo o edifício. Depois de se levantarem suspeitas na composição das placas de lusalite e no alegado perigo para a saúde pública pela presença de amianto.
Porque todo o edifício está coberto com estas placas, foi autorizada a sua substituição completa na zona de sala de aulas, refeitório e pavilhão gimnodesportivo.

 


 O perigo do amianto reside essencialmente na possibilidade da inalação das suas fibras que podem alojar-se nos pulmões, onde podem permanecer durante anos. O nosso organismo reconhece-as como um “corpo estranho” e reage tentando eliminá-las através das suas células de defesa que, com o objectivo de destruir as fibras, libertam determinadas substâncias. Estas substâncias, além de se mostrarem incapazes de eliminar as fibras, agridem os pulmões e daí podem surgir várias doenças que podem resultar inclusivamente em cancro do pulmão.

É importante reconhecer que as doenças provocadas pelos asbestos são o resultado de um contacto prolongado com níveis elevados das suas fibras.
Estas doenças praticamente só atingem pessoas que estão ou estiveram expostas a níveis elevados de asbestos durante um longo período de tempo (por exemplo os trabalhadores das fábricas de fibrocimento). Para as outras pessoas, os riscos são extremamente baixos. Por exemplo, se alguém estiver sentado num edifício que contenha amianto, é mais provável ser atingido por um raio do que vir a morrer prematuramente devido ao amianto.
É ainda importante realçar que, os materiais que contêm amianto e estão em bom estado de conservação, não libertam fibras. O perigo ocorre quando o amianto começa a degradar-se, havendo aí o risco de inalação das fibras. Outra forma possível de contacto com o amianto é através da ingestão de água. Até hoje, ainda não conseguiu provar-se que da ingestão de fibras de amianto não decorra qualquer perigo para a saúde.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Associação de Dornes comemora 22 anos

A Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio de Dornes comemora hoje 22 anos de existência.
O evento vai ser assinalado com um almoço de confraternização na sede. Aos Diretores, Sócios e Amigos desta coletividade, os votos de parabéns.

Domingo

O Evangelho narra-nos o encontro de Jesus com um paralítico «transportado por quatro homens. Como não podiam levá-lo à presença de Jesus, devido à multidão, descobriram o telhado no sítio em que Ele se encontrava e, tendo feito uma abertura, fizeram descer o catre em que jazia o paralítico» (Mc. 2, 3-4). Perante «a fé deles, Jesus disse ao paralítico: “Meu filho, os teus pecados te são perdoados”» (Mc. 2, 5).
A doença não é, necessariamente, consequência de pecados praticados, como era concepção generalizada no tempo de Jesus. No fundo, só Deus e a consciência bem formada sabem o que é pecado. Facto é que o mal existe no mundo e que Deus, por Jesus Cristo e seus seguidores, deseja que se lute contra o mal, nas suas causas e efeitos. O pecado é obra e manifestação do mal. A doença é um mal. Jesus curou o corpo e a alma do paralítico. O pecado é uma força tenebrosa que tenta impedir-nos de viver como quereríamos e deveríamos.
Quantas vezes, como S. Paulo, «não faço o bem que quero, mas o mal que não quero» (Rom 7, 15-25)!
O poder do mal e do pecado é suplantado e curado pelo dom gratuito do perdão de Deus. O perdão liberta quem o recebe e a pessoa que o concede. A luta contra o mal é dura e dolorosa, e levou à morte o próprio Filho de Deus, que deu a vida pelos pecadores. O Senhor deu a vida, e ressuscitando, quebrou o poder das trevas e fez a vitória da vida sobre a morte.
Senhor,
Que em nossas fraquezas saibamos aproximar-nos de Ti e confiar-Te as nossas dores e dificuldades. Ensina-nos também a levar até Ti todos os que sofrem e necessitam da Tua Salvação. Tu és o Filho de Deus, o nosso Salvador!


P. Senra Coelho (RR)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Associação de Avecasta comemora aniversário

Neste sábado, dia 18 de Fevereiro de 2012 (Sábado de Carnaval), o Centro Cultural e Recreativo de Avecasta comemora mais um aniversário, cujo programa é o seguinte:

©      11:30h - Missa pela alma de todos os residentes, familiares e sócios que entretanto já partiram;
©      11:45h – Assembleia Geral: Apresentação de Contas do ano de 2011, eleição dos novos corpos gerentes, biénio 2012/2013;
©      12:45h - Sessão de boas vindas a todos os sócios, com saborosos petiscos e o belo vinho da região, entre outras bebidas;
©      13:00h – Almoço gratuito para todos os sócios da coletividade;
©      15:00h – Brincadeira de Carnaval, onde o fator surpresa é o anfitrião;
©      17:00h – Lanche gratuito para todos os sócios, onde o porco no espeto passa a ser o anfitrião;
©      21:30h - Baile de Carnaval com o Duo Musical “Márcio Cabral”.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Fotografias do desfile de carnaval das crianças

Esta manhã os alunos do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere realizaram o tradicional desfile de carnaval. Uma atividade que se realizou em todas as escolas do concelho.
Feitos os testes, este é um dia especial para fantasiar e brincar.






quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Câmara assina protocolo com Gualdim Pais

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere vai assinar no próximo dia 17 de março um protocolo de cooperação com o Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de Tomar.
Esta coletividade promoverá 2 espetáculos anuais no concelho de Ferreira do Zêzere.
Espera-se que este protocolo traga simultaneamente formação musical aos jovens músicos ferreirenses.
No dia da assinatura do protocolo a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais promove um concerto às 21h30 no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Nova Churrasqueira em Ferreira do Zêzere

Chama-se a "Loja do frango" e abre amanhã em Ferreira do Zêzere.
Venderá para além do famoso frango assado a carvão, sopas e saladas.
Boa sorte para o proprietário.




4ª Conferência anual - “Respostas a emergências de Proteção Civil” em Ferreira do Zêzere

O serviço municipal de Proteção Civil promove novamente no próximo dia 3 de março,   a Conferência anual inserida no mês da proteção civil, este ano sob o tema “Respostas a emergências de Proteção Civil”.

Os temas abordados no Centro Cultural serão os seguintes:


o        Avaliação social da população atingida – trabalhos de campo pós emergência pela Drª Sofia Silva – Técnica de Serviço Social da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere;

o        Avaliação e Monitorização de impactes em áreas agrícolas e florestais, pelo Engº Vasco Ferreira - Gabinete Técnico Florestal do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ferreira do Zêzere;

o        Gestão de deslocados e desalojados, pelo Inspetor Manuel Velloso Presidente da Direção da ANAFS – Associação Nacional de Alistados em Formações Sanitárias;

o        As forças armadas nas ações de proteção civil por um representante do Estado Maior General das Forças Armadas;

o        Triagem de emergência em cenários multivitimas, por um representante do INEM;

o        A gestão da fase de reabilitação: O caso do tornado de DEZ/2010 em Ferreira do Zêzere, por Pedro Mendes - Gabinete de planeamento, prevenção e segurança do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ferreira do Zêzere;

o        Sistemas e procedimentos de aviso e alerta de populações, pela Mestre Patricia Pires – Chefe do Núcleo de Riscos e Alerta da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

    terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

    Dia dos namorados em Ferreira do Zêzere

    O Dia de S. Martinho e também dos namorados  também andou no ar, nas lojas, nos restaurantes.

    A turma de animação sócio cultural da Escola Pedro Ferreiro distribuiu presentes e gestos.


    Viva o AMOR!





    Casa mortuária de Dornes

    O antigo jardim de infância do Carril vai ser convertido em casa mortuária.
    O edifício tinha sido entregue juntamente com a Escola Primária à Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias, mas a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere  aprovou a desafetação do edifício do Jardim para que possam ser velados os nossos defuntos daquela região do concelho. Este equipamento será gerido pela Junta de Freguesia de Dornes.