domingo, 31 de outubro de 2010

Os bolinhos dos santos

Cada terra, cada casa, tem a sua receita dos "bolinhos dos santos".
Apresentamos aqui em imagens uma receita tradicional ferreirense ainda em forno de lenha.


Farinha e açúcar

As passas de uva

As nozes

A erva doce, canela e raspa de limão

Juntam-se os ovos e o fermento de padeiro
Começa o trabalho de amassar todos os ingredientes


Repouso a levedar ao lume


Acende-se o forno

Fazem-se pequenas bolas

Varre-se o forno



BOM APETITE!

Tradições da nossa terra

Na nossa terra, por estes dias de fim de semana alargado de todos os Santos, é tempo de reunir a família e realizar algumas tarefas.
Há que visitar os cemitérios, limpar as campas e oferecer algumas flores aos nossas familiares que já partiram,


 há também quem aproveite a reunião familiar para apanhar as primeiras azeitonas,


não esquecendo na gastronomia alguns pratos com castanha ou simplesmente cozidas ou assadas, os tremoços, os bolinhos dos santos e a água pé ou o vinho novo.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tornado fez novamente estragos em Ferreira do Zêzere

A chuva e o vento forte estava prometido para todo o país. O dia de hoje começou com um grande susto ainda antes das 9 da manhã. Um acidente que envolveu uma carrinha que transportava os utentes do CRIFZ causou o muita preocupação aos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, que prontamente acionaram os meios de socorro para o caso de se depararem com a pior situação. Felizmente que não se registaram feridos, apenas danos materiais.


Pouco depois do meio dia um tornado casou alguns estragos materiais na empresa Vias Manso (destruindo por completo um alpendre de abrigo às motorizadas dos funcionários), arrancando postes de eletricidade e oliveiras, e nas localidades de Casal da Varela e Aldeia da Ereira, danificou vários telhados de habitações e barracões.



 
A Proteção Civil Municipal rapidamente tomou conta das ocorrências. Bombeiros e funcionários da Câmara Municipal apoiaram na reconstrução dos telhados e desobstrução das vias públicas.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aviso amarelo para o distrito de Santarém

Instituto Nacional de Meteorologia alerta o nosso país para alteração do estado do tempo, com chuva e vento forte a muito forte nas terras altas.

No nosso distrito a partir das 9h ocorrência de periodos de chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes para amanhã e sábado.

Entrada em Ferreira do Zêzere vai mudar radicalmente

Para quem entra em Ferreira do Zêzere pelo lado de Águas Belas vai ver desaparecer o primeiro bloco de casas já desocupadas e adquiridas pela autarquia. Aqui vai ser construída uma rotunda e a um novo acesso na Travessa Colégio de Nossa Senhora do Pranto que vai passar a ser uma das principais ruas de Ferreira do Zêzere.

Aqui fica o retrato da situação atual.



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Espetáculo de comédia em Ferreira do Zêzere

Os cómicos Carlos Moura, Pedro Ribeiro e António Raminhos, consagrados por programas de televisão, vão estar este sábado às 21h30 no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere para um espetáculo de boa disposição e de muitas gargalhadas.
Bilhetes à venda no Posto de Turismo.

domingo, 24 de outubro de 2010

Pérola do Zêzere 2 já abriu


Em época de crise a palavra chave no mundo das empresas é não baixar os braços, é empreendedorismo.

Foi isso que também fez a "Pastelaria Pérola do Zêzere" que inaugurou hoje a sua segunda filial num outro ponto estratégico da vila de Ferreira do Zêzere. A Pérola do Zêzere 2 está em frente ao novo mercado municipal.
Este dia de inauguração envolveu toda a família Peixoto nesta nova aposta. Parabéns.


No dia das missões, Agência Ecclesia entrevista o padre Manuel Dias

O Padre Manuel Henriques Dias, natural de Ferreira do Zêzere foi entrevistado pela Agência Ecclesia, no fim de semana em que se comemora o dia das missões.


Na Colômbia desde 1984, o padre Manuel Dias conta algumas aventudas vividas neste complicado ligado á guerrilha e ao narcotráfico.

"Há 26 anos atrás, num mundo que não conhecia bem, “nem sequer a língua”, que aprendeu durante um mês, o sacerdote português teve como primeira missão a zona conturbada de Caqueta, mais concretamente na paróquia de Cartagena del Chaira, conhecida por ser uma região com muita guerrilha e entregue ao tráfico de drogas.
Evangelização e mediação de conflitos fizeram parte do seu dia a dia durante sete anos - “Estive em sítios onde não se via um padre há muito tempo”, realça o missionário da Consolata, que visitou povos e aldeias perdidas no meio da selva.
“Foi como que uma primeira evangelização, contactar as pessoas, com a comunidade, baptizar as crianças, deixar um líder para preparar a primeira comunhão”, explica ainda.

(c) agência ecclesia

Apesar de grande parte das pessoas já ser católica, a percentagem de praticantes era muito reduzida. As crenças supersticiosas eram muitas vezes mais fortes, provocando um afastamento da igreja.

“Foi preciso reavivar essa fé e a evangelização que fazíamos era nesse sentido”, refere o padre missionário, que teve como um autêntico desafio a (re)construção de comunidades cristãs, das suas paróquias, ao mesmo tempo que se procurava dar mais condições de vida às populações.
“Quando cheguei, tivemos que fazer um poço para ter água, reconstruir a casa paroquial e levantar uma Igreja, de raiz”, recorda.

Depois, havia que contar com o fenómeno da violência, levada a cabo pelas guerrilhas espalhadas pela região (especialmente as FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), associada ao problema do tráfico de droga, situações que afectavam a vida daquelas populações.
“Havia muitos sequestros e mortes e via nas pessoas a tentação de levar uma vida fácil, produzindo e vendendo cocaína” lamenta o sacerdote.


“Cheguei a encontrar-me com todos esses movimentos de guerrilha, falei com eles, são situações em que temos antes de mais de ter cuidado com o que dizemos” ressalva o missionário, que usou como “armas” o carinho e a amizade, para procurar resolver conflitos.
“Essas pessoas aceitam bem o missionário estrangeiro, respeitam-nos porque sabem que estamos no país para ajudar os pobres” refere o padre Manuel Dias, acrescentando que “a pouco e pouco, elas vão ouvindo as orientações que damos, onde procuramos fazer ver aos guerrilheiros e traficantes o mal que estão a fazer”.


Depois de vários anos em que exerceu funções administrativas nas Casas da Comunidade Missionária, em Medellin, Manizalles e Bogotá, actualmente, o padre Manuel Dias encontra-se a trabalhar em Bucamaranga, como director do Centro de Animação Missionária, na paróquia de La Consolata.

Com o regresso a Portugal cada vez mais no horizonte – “já tenho alguns anos” brinca o sacerdote – diz que da Colômbia vai levar no coração “uma gente que sempre o acompanhou e se mostrou muito aberta ao trabalho e à oração”.

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=82150

sábado, 23 de outubro de 2010

Minipreço de Ferreira do Zêzere está maior

Desde este sábado que o supermercado Minipreço está com mais espaço, mais uma caixa, mais variedade, mais produtos e algumas alterações como por exemplo o "Talho Edgar" e uma nova peixaria.
Logo pela manhã a gerente oferecia aos primeiros clientes uma fatia de bolo.
Parabéns.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rações Zêzere conquista mais uma certificação

A empresa Rações Zêzere SA obteve hoje a certificação ISO 22000 pela entidade de certificação APCER no que diz respeito à segurança alimentar dos seus produtos. É a primeira empresa de rações do nosso país a obter esta certificação.

Esta norma define requisitos para qualquer organização que opere na cadeia de fornecimento dos alimentos tem por finalidade a segurança alimentar do produto no momento do consumo humano.

O sistema de gestão visa aumentar a eficácia do sistema de segurança alimentar, através duma abordagem estruturada, integrando-se na gestão global da organização. A norma foi alinhada com a ISO 9001:2008 e baseia-se no princípio da melhoria contínua.

Esta empresa de referência no concelho de Ferreira do Zêzere, já é certificada há dez anos pela norma ISO 9001 referente a sistemas de gestão da qualidade.


No mesmo Grupo, a empresa Zezerovo também já é detentora desta certificação da segurança alimentar.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Estrada da Escola quase pronta



A rua Dr. António Baião, que vai desde a igreja de Ferreira do Zêzere até ao novo Centro escolar está praticamente pronta depois da colocação de uma nova rede de comunicações, colocação de passadeiras elevadas, passeios e alcatroamento. Continuam os trabalhos junto à igreja. Esta importante via de acesso à escola do 1º ciclo continua interdita ao trânsito. Prevê-se a conclusão dos trabalhos no início da próxima semana.

 


Alimentação saudável vs Obesidade infantil

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e o Agrupamento de Escolas promovem hoje às 21h  no auditório da Escola Pedro Ferreiro, uma sessão de esclarecimento soburdinada ao tema

"Alimentação saudável e obesidade infantil".
Presença da nutricionista Drª Elsa Feliciano, responsável pelo pelo projeto de nutrição da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pensão à venda

Mais um edifício de referência em Ferreira do Zêzere com  destino incerto.
Os ferreirenses souberam hoje que a histórica "Pensão de Ferreira do Zêzere" está à venda.



O imóvel está desocupado há alguns anos e aguarda agora um novo destino.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Comentário à avaliação escolar em Ferreira do Zêzere

Ainda a propósito do Ranking das escolas na passada sexta feira dia 15 de outubro, a Drª Isabel Saúde, diretora do agrupamento de escolas de Ferreira do Zêzere comentou para o "Região do Zêzere" a posição da escola básica e secundária Pedro Ferreiro que consoante se vai ver variam conforme o órgão de comunicação social que a divulga.

RZ - Que comentário faz à posição da Escola Básica e Secundária Pedro Ferreiro?

IS - A posição varia:

Para o Secundário:
No Correio da Manhã – nº 427 em 608 escolas
No Público – nº 378 em 488
No Expresso / SIC – nº 411 em 485
Para o Básico (9º ano):
No Correio da Manhã – nº 34 em 61 escolas do distrito.
No Público – nº 544 em 1295 escolas a nível nacional.

Não são as posições que desejamos, melhorámos em relação ao ano passado (cerca de 70 lugares no secundário), mas não ainda o suficiente. Temos de ser persistentes.

RZ - O que podemos todos fazer para melhorar as notas dos nossos alunos?
IS - Continuar o trabalho que desenvolvemos; valorizar o esforço, o empenho e a qualidade do sucesso, dentro da Escola; valorizar o papel da Escola na sociedade e na comunidade educativa.

RZ - É uma responsabilidade que começa em casa.
IS - É uma responsabilidade que começa em casa, desde o Jardim de Infância, mas sobretudo a partir do 1º Ciclo. O reconhecimento pela família de que a escola é importante, o professor alguém a respeitar e que estudar dá trabalho.

O reconhecimento social e o acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental.
Esse acompanhamento traduz-se numa atitude interventiva que vai desde o verificar a mochila até procurar informações junto do Director de Turma.

A escola não substitui a família, devem antes interagir e complementar-se no processo educativo das crianças e dos jovens.