Comentário à avaliação escolar em Ferreira do Zêzere

Ainda a propósito do Ranking das escolas na passada sexta feira dia 15 de outubro, a Drª Isabel Saúde, diretora do agrupamento de escolas de Ferreira do Zêzere comentou para o "Região do Zêzere" a posição da escola básica e secundária Pedro Ferreiro que consoante se vai ver variam conforme o órgão de comunicação social que a divulga.

RZ - Que comentário faz à posição da Escola Básica e Secundária Pedro Ferreiro?

IS - A posição varia:

Para o Secundário:
No Correio da Manhã – nº 427 em 608 escolas
No Público – nº 378 em 488
No Expresso / SIC – nº 411 em 485
Para o Básico (9º ano):
No Correio da Manhã – nº 34 em 61 escolas do distrito.
No Público – nº 544 em 1295 escolas a nível nacional.

Não são as posições que desejamos, melhorámos em relação ao ano passado (cerca de 70 lugares no secundário), mas não ainda o suficiente. Temos de ser persistentes.

RZ - O que podemos todos fazer para melhorar as notas dos nossos alunos?
IS - Continuar o trabalho que desenvolvemos; valorizar o esforço, o empenho e a qualidade do sucesso, dentro da Escola; valorizar o papel da Escola na sociedade e na comunidade educativa.

RZ - É uma responsabilidade que começa em casa.
IS - É uma responsabilidade que começa em casa, desde o Jardim de Infância, mas sobretudo a partir do 1º Ciclo. O reconhecimento pela família de que a escola é importante, o professor alguém a respeitar e que estudar dá trabalho.

O reconhecimento social e o acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental.
Esse acompanhamento traduz-se numa atitude interventiva que vai desde o verificar a mochila até procurar informações junto do Director de Turma.

A escola não substitui a família, devem antes interagir e complementar-se no processo educativo das crianças e dos jovens.