Ferreira do Zêzere já tem helicóptero


O dispositivo especial de combate a incêndios rurais já começou com mais nove meios aéreos: oito no continente e um na Madeira. 
Segundo o ministério da Administração Interna estão operacionais no continente 45 meios aéreos. No ano passado, nesta data, o dispositivo contava apenas 28 meios aéreos.
De acordo com o governo, no continente, as aeronaves correspondem a oito helicópteros médios, que vão operar de 15 de junho a 30 de setembro de 2018. Estes dispositivos vão estar sediados em Baltar, Cernache, Arcos de Valdevez, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova e Santa Comba Dão.
O secretário de Estado da Proteção Civil anunciou ontem, no parlamento, que foram levantados, até à data, 2500 autos de contraordenação devido à falta de limpeza de mato por parte dos particulares e empresas. De acordo com José Neves, estes autos correspondem a infrações na gestão das faixas de combustível florestal, nomeadamente a limpeza de mato por parte de particulares e de empresas.
O governante disse ainda que 142 autos foram levantados na rede viária, 11 na rede ferroviária, 52 na rede elétrica, 1160 na envolvente de 50 metros das habitações e 515 na envolvente de 100 metros dos aglomerados populacionais.
In: Jornal Sol
Fotografia: Comandante Operacional Municipal - Pedro Mendes