NESTE NATAL MANTENHA UMA MENTE SÃ EM CORPO SÃO

NESTE NATAL MANTENHA UMA MENTE SÃ EM CORPO SÃO
-  Vantagens da atividade física na saúde mental -
Existem inúmeros benefícios da atividade física para a saúde, nomeadamente na prevenção de doenças cardiovasculares e da osteoporose, prevenção e redução da obesidade, melhoria do sistema imunitário e prevenção de alguns tipos de cancro. Contudo, segundo descobertas decorrentes de estudos recentes os benefícios comprovam-se também na Saúde Menta, quer ao nível psicológico associados à melhora da auto estima quer por factos provado por meios laboratoriais.
A evolução das neurociências permitiu compreender o efeito de neurotransmissores e hormonas libertados a quando da realização de atividade física e como ambos influenciam a nossa Saúde Mental.


Desde há vários anos que investigadores têm vindo a concluir que a realização de atividade física de intensidade moderada aumenta no cérebro a produção de uma proteína chamada BDNF (Brain Derived Neurotrophic Factor) que tem um papel de máxima importância na manutenção dos neurónios (células do cérebro) existentes e no crescimento e diferenciação de novos neurónios e sinapses (ligação de vários neurónios). Este aumento de BDNF traduz-se então na manutenção da memória de longo prazo e prevenção de algumas doenças como o Alzheimer. O aumento do BDNF causa também o aumento de serotonina, um neurotransmissor, responsável pela melhoria do humor e do sono e sensação de prazer.
Os benefícios da atividade física na saúde mental não terminam por aqui. A atividade física aumenta também a libertação de dopamina, noradrenalina e anandamida, responsáveis por uma sensação de bem-estar, de euforia, de prazer e aumento da motivação.
Trinta minutos após a realização de exercício físico, ocorre o aumento do GABA, outro neurotransmissor, que inibe as respostas de “luta ou fuga” ao stress, que se traduz num maior controle da impulsividade e de comportamentos agressivos.
Além do enumerado, as pessoas que praticam com regularidade exercício físico, apresentam uma menor necessidade de libertação de uma hormona, chamada cortisol (responsável pela resposta de “luta ou fuga” ao stress), o que provoca uma diminuição da resposta biológica ao stress psicológico.
Pode-se então concluir que a atividade física proporciona ganhos também para a sociedade, apresentando-se como um meio prazeroso e económico de prevenir doenças como a ansiedade, a depressão ou mesmo o Alzheimer, ao mesmo tempo que se cuida do corpo.
E porque todos almejamos a felicidade e desta depende a nossa saúde física e mental aqui está um primeiro passo para a tão desejada felicidade. Pequenas mudanças nos nossos hábitos de vida que nos permitem benefícios tão grandes como controlar os impulsos mais básicos e que tantas vezes nos arrependemos, aumentar a motivação, melhorar o nosso humor e a memória, e ao mesmo tempo desfrutar de sensações de euforia, de prazer e bem-estar.
POR ISSO SEJA FELIZ E NÃO SE ESQUEÇA DE MANTER UMA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FISICO REGULAR PARA DESFRUTAR DE UM NATAL MAIS FELIZ…
Veronique Rousselot Neves

Enfermeira na Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira