Padre Pedro Luís dá aula na Universidade Sénior

Teve ontem lugar a preleção proferida pelo Padre Pedro Luís, pároco da Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere, inserida no âmbito da disciplina de "Cidadania e Constituição", regida pelo Dr.Fernando Lopes, e que constituiu um verdadeiro sucesso. 



Com a sala completamente cheia, o Padre Pedro dissertou com a clareza e saber que o caracterizam sobre aspetos essenciais que constam da sua tese de licenciatura em direito canónico intitulada "O Regime Jurídico da Caridade Cristã" editada pelo Instituto Superior de Direito Canónico da Universidade Católica Portuguesa.



Neste contexto, deu particular enfoque ao enquadramento das Associações de Fiéis como Pessoas Jurídicas e ao papel singular das Misericórdias Portuguesas como exemplo de cooperação associativa entre a Igreja e o Estado em ordem ao bem Integral da Pessoa Humana.


No final houve lugar a um vivo debate, com diversas questões formuladas pelos participantes, e a quem o Senhor Padre Pedro prestou com propriedade os devidos esclarecimentos.




Deixo ficar a seguir a título de uma breve resenha os passos mais significativos do percurso eclesiástico do Padre Pedro Manuel Luís:
 

  • Licenciado em Direito Canónico pelo Instituto Superior de Direito Canónico da Universidade Católica de Lisboa;
  • Presbítero na Diocese de Coimbra;
  •  Nomeado Juiz do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Coimbra:
  • Exerceu funções de Responsável do Seminário;
  • Vigário Episcopal e Pároco;
  • Irmão da Santa Casa da Misericórdia de Alvorge com funções de Presidente da Assembleia Geral de Irmãos.
Agradecendo toda a atenção dispensada, subscrevo-me com consideração

Fernando Mártires Lopes