Discurso do Presidente da Direção dos Bombeiros na tomada de posse

-Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Fª. do Zêzere, Dr. Jacinto Lopes,  muito obrigado pela sua presença,  sempre foi grande amigo desta associação, e será sempre bem-vindo.
-  Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Geral desta Associação, Luís Vaz Pereira
-  Exmo. Sr. Vice-Presidente  da Câmara Municipal   Engº Paulo Neves
-  Exmos. Senhores Vereadores da Câmara Municipal
-  Sr. Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, Carlos Gonçalves
- Sr. Comandante Operacional Municipal, Pedro Mendes
‐ Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia;
-Sr. Adjunto de Comando  da G.N.R. de Ferreira do Zêzere, Carlos Ribeiro
-Reverendo Pároco Pedro Manuel Luís.
-A todos, o nosso muito obrigado pela vossa presença, é uma honra recebê-los.
‐Para os bombeiros do quadro de honra, desta Associação, queremos deixar umas palavras de agradecimento pela vossa presença, também pelas pessoas que são, e pelo esforço que sempre tiveram em prol dos bombeiros.
‐ Não podemos de deixar de dirigir e de salientar, umas palavras de apreço, a todos os bombeiros desta associação, porque são os heróis desta casa, deixando muitas vezes a sua família e amigos, e indo assim, em socorro da população. Vemos isso, como um ato de espírito de sacrifício, coragem e de honra, perante a farda e a associação que representam.
O nosso muito obrigado a todos.
     Cumprimento também, todas as direções que nos antecederam e todos os órgãos sociais que passaram por esta Associação. Temos a certeza, de que fizeram o melhor que podiam, e o melhor que sabiam.
   A todos os sócios aqui presentes, senhores convidados, minhas senhoras e meus senhores:
         As minhas primeiras palavras são, naturalmente, para os meus colegas dos corpos sociais destes Bombeiros, que cessam hoje as suas funções, independentemente, de pelas mais diversas razões, deixaram de colaborar ou de continuar.
     Uma palavra de agradecimento, designadamente, para o Carlos Alberto Pires Godinho, que durante 25 anos, se manteve nas diversas direções.  Para ele, um agradecimento muito especial.
Clarifiquemos o que deve ser clarificado. Como é do conhecimento público, os membros da direção anterior, não estavam dispostos a continuar no exercício das suas funções. Assim sendo, a direção agora empossada, é fruto de decisão tomada, com a intenção de, na circunstância de não ser apresentada outra lista candidata, e esgotados os prazos estabelecidos, os sócios que compõem a presente direcção sentiram o dever cívico e moral, de se candidatarem novamente e abraçar novo projeto, ao serviço da população.
 Contudo,  não é bom tomar decisões de uma maneira impulsiva. Uma vez avaliados os prós e os contras, precisámos de ter a força de nos decidirmos, independentemente de quaisquer que sejam os eventuais problemas, que tenhamos de vir a enfrentar.
Temos consciência dos nossos defeitos e limites. Não somos alheios, aos anseios dos Bombeiros desta Corporação, e ás suas necessidades, para o seu bom desempenho. Para isso, esta Direção, necessita da colaboração do nosso Corpo de Bombeiros, pois sozinhos seríamos incapazes de fazer prosperar esta Associação Humanitária. Para tanto, é preciso a junção de um grande número de esforços e talentos.
 Esta direção, compromete-se ao longo dos próximos 3 anos, a executar algumas alterações, que serão certamente do agrado dos nossos bombeiros, e indo assim, ao encontro das expectativas por eles ambicionadas.
 Também não podemos ser alheios de que existem forças externas, que tentam a todo o custo, provocar a desestabilização do corpo de bombeiros, bem como, o mau funcionamento desta  instituição. Com a coragem, ousadia, e principalmente a boa vontade do corpo de bombeiros, que devido a situações criadas, tiveram de lidar com sofrimento, e talvez em silêncio, e muitas das vezes, com o sentimento de revolta. Mas acreditamos que no fim, o bom senso vencerá, dando lugar  ao beneficio da dúvida.
 Todos sabemos, como é difícil gerir emoções, ao ver o nome da nossa corporação, ser exposto na praça pública, quando nós em contrapartida , contribuímos com trabalho e dedicação, para o bem da instituição, bem como, para o bem estar dos nossos Bombeiros.
 Esta associação, só tem a ganhar em clareza, deixando os falatórios sem fundamento.
 Cumpre-nos dar uma palavra de agradecimento, ás juntas de freguesia   do concelho, que ao longo dos anos, têm vindo a contribuir, dentro das suas possibilidades, na ajuda a esta associação. De salientar, os Presidentes das Juntas de freguesia de Areias e Pias e de Ferreira do Zêzere, que ultimamente contribuíram com a oferta de equipamento, e de incentivos, auxiliando assim, a um melhor desempenho dos nossos bombeiros.
O nosso muito obrigado pelo esforço que têm feito, o vosso orçamento, como sabemos, também é magro, pois os dias que correm não são fáceis.
 Senhor Presidente da Câmara, Dr. Jacinto Lopes, como sabemos, tem-se mostrado sempre recetivo, para ajudar a nossa instituição, tendo recentemente, sido adquirida,   uma nova ambulância, para além de todas as ajudas que nos dá ao longo do ano.
Contamos sempre com Vossa Excelência, pois como sabe melhor que ninguém, a dificuldade que é, manter uma instituição como esta, operacional, para bem de toda a comunidade do nosso concelho.
Naturalmente Senhor Presidente, qualquer dia teremos de o incomodar mais uma vez.
Estaremos sempre à sua inteira disposição, sempre que o solicite, um muito obrigado por tudo, em nome desta Associação.

Antes de terminar, e em jeito de homenagem, não podemos esquecer, todos os outros comandantes e bombeiros, que por aqui passaram, são merecedores que os recordemos, uma vez que foram, os seus contributos individuais e coletivos, que fizeram desta instituição o que ela é hoje. Resta-nos desejar a todos os bombeiros e bombeiras desta casa, bem como a todos os ilustres convidados e sócios aqui presentes, um bom ano de 2017. Especialmente aos bombeiros, esta Direção tem sempre, em sua consideração, como sendo os melhores, dos melhores.
Esperamos reencontrarmo-nos brevemente, para a celebração dos 70 anos, em que foi fundada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere.
Vivam os bombeiros de Ferreira do Zêzere!
Vivam os bombeiros de Portugal!

Obrigado a todos.
O Presidente da Direção,
Carlos António dos Santos Ideias
06/01/2017




Fotografias: Mário Ferreira