Atenção ao exercício FIREX16 em Ferreira do Zêzere

Vai realizar-se este domingo em Ferreira do Zêzere um grande exercício de Proteção Civil Distrital. Participam cerca de 250 pessoas de vários organismos da nossa região.
Pedro Mendes, Comandante Municipal da Proteção Civil explicou ao Região do Zêzere em que consiste este exercício.

Imagem ilustrativa

"O FIREX 16  é um exercício de âmbito distrital na área de combate a incêndios florestais, envolvendo diversos cenários em simultâneo; Desenvolve-se desde a Sala de Operações e comunicações do Comando distrital de Santarém da Autoridade Nacional de Proteção Civil até situações em LIVEX (com forças no terreno) e CPX – Comando Post Exercise (ao nível de posto de comando e tomada de decisão), bem como exercício de tomada de decisão para as duas situações da Comissão Municipal de Proteção Civil de Ferreira do Zêzere.
Visa treinar e avaliar situações de “manobra de bombeiros” (ação prática no terreno) quer em combate quer ao nível da segurança das equipas, desempenho das funções de comando das forças nos diversos níveis, coordenação e tomada de decisão ao nível distrital, relações com a comunicação social, resposta às diversas situações por parte da Comissão Municipal de Proteção Civil, em suporte às operações em curso e ao apoio às “populações afetadas”, paro o que vão estar reunidas mais de 20 entidades diferentes e diversos técnicos do Município de Ferreira do Zêzere.
Este exercício conjunto contará, em todos os cenários e situações, com “árbitros e avaliadores” que vão acompanhar as operações, injetar situações simuladas para resolução e avaliar as intervenções efetuadas.
Estarão envolvidas mais de 250 pessoas, entre ANPC, Bombeiros, Sapadores Florestais, Elementos da Comissão Municipal de Proteção Civil, GNR, Força Especial de Bombeiros “Canarinhos”, Técnicos e serviços da Autarquia, entidades de apoio ao SMPC na área logística, alunos de comunicação social, Juntas de Freguesia, Escuteiros e alguns populares, entre outras entidades.

As operações irão decorrer com maior incidência entre as 14h30 e as 18 horas de domingo 8 de maio e pontualmente exigirão condicionamentos de circulação em estradas e caminhos referidos em Edital nº 9/2016 de 29 de abril, da Câmara Municipal de F. do Zêzere "