Carochas e Pães de Forma na Biblioteca Municipal


Este mês não perca na Biblioteca Municipal Dr. António Baião mais uma excelente coleção de automóveis em miniatura pertencente ao Eng. Rui Simões.
No átrio da Biblioteca Municipal poderá ver a cronologia do famoso "Carocha", alguns modelos do não menos conhecido "Pão de forma" e ainda outros veículos com refrigeração a ar, aproveitando mais um encontro destes veículos em Ferreira do Zêzere nos próximos dias 15 e 16 de agosto.
Na sala de leitura, mais um destaque documental em Marcos da história do automóvel, dedicado ao VOLKSWAGEN - o "carro do povo".


Segundo o colecionador:
"Resultado de uma associação técnica (Porsche tinha-se dedicado a estudar e a propor protótipos de uma viatura
popular, que almejava construir) e política (o partido nacional-socialista pretendia que cada família tivesse um automóvel), Ferdinand Porsche, sob a caderno de encargos que lhe foi apresentado, dotou o KdF, futuro Volkswagen Typ1, de barras de torsão (patente sua) e, implantado na traseira, de um revolucionário motor a gasolina de quatro cilindros dispostos horizontalmente, com cárter em liga de alumínio e magnésio, arrefecido por ar.  Foi no período anterior à segunda guerra mundial, cuja teve consequências dramáticas no devir do projecto "Kraft durch Freude Wagen", o carro da força pela alegria.
E o futuro do Carocha, com as suas constantes melhorias e aperfeiçoamentos, que logo se iniciaram em 1945, nomeadamente ao nível do eterno motor, foi "aquilo que se viu".

Apresentamos nesta mini-exposição um conjunto de miniaturas representando em detalhe o Carocha e as suas derivações dotadas do motor refrigerado por ar:  a Transporter (ou Combi, ou Bulli, ou... "Pão de forma"), os Karmann-Ghia I e II, os 1500/1600 e os 411/412, sem esquecer os menos conhecidos Fridolin e 181, todos "tudo a trás"  e, ainda, o VW-Porsche 914, cujo motor central foi a derradeira variação  do motor "boxer" inicial.
Mais de metade do século passado foi atravessada por dois dos mais míticos e carismáticos ícones do séc. XX:  o Carocha, o arquétipo do carro mundial, e a Pão de Forma, precursora e modelo das modernas carrinhas e furgões, tendo o Carocha, que atingiu mais de 21.000.000 de exemplares, sido votado o Carro do Século."

 Fotografias e Texto: Rui M. Figueiredo Simões
Agosto 2015