Ranking das nossas escolas - resultados e análise

Já saíram as classificações das escolas, o chamado ranking, face ao resultado dos exames.
Todos os jornais têm diferentes classificações. Escolhi aleatoriamente o trabalho feito pelo Jornal Público.
No Distrito de Santarém são estas as escolas com melhor médias:




No Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere foram estas as classificações:

Secundário

9º ano

6º ano

 4º ano

A Drª Isabel Saúde, Diretora do Agrupamento fez para o Região do Zêzere um comentário aos resultados obtidos e apresenta algumas soluções.

Saíram os rankings das escolas.
Apesar da polémica que esta iniciativa provoca, por ordenar as escolas apenas em função dos resultados obtidos sem considerar as várias vertentes envolvidas na Educação, é incontornável comentar a posição das escolas do nosso Agrupamento e tirar algumas conclusões:

1. Melhoraram os resultados a nível nacional e nós acompanhamos essa tendência. A melhoria é mais evidente no 4º ano e no secundário onde melhorámos, também, a posição no ranking.
O facto traduz bem o esforço realizado pelo Agrupamento com a implementação de um plano de melhoria que visou essencialmente aumentar a exigência e o sucesso nos ciclos em que mais nos afastávamos das médias nacionais.

2. No 6º ano os resultados dos exames foram muito fracos na disciplina de Matemática e remetem-nos para a metade inferior da tabela do 2º Ciclo.
Assim, o ano letivo já foi preparado e organizado em função da necessidade de resolver este problema, nomeadamente através do reforço das medidas de apoio ao estudo e de apoios individualizados.

3. No 9º ano os resultados apontam para uma ligeira melhoria com uma colocação a meio das tabelas de ranking.

4. No secundário obtivemos uma posição confortável em Português, Geografia, Biologia/Geologia e Matemática e as piores posições corresponderam às disciplinas de História e Físico-Química.

Na primeira os resultados afastam-se do padrão dos últimos anos, na segunda, pelo contrário os resultados não surpreendem porque vêm na linha dos últimos anos e não nos foi ainda possível inverter a situação. Prossegue o trabalho já iniciado com a redefinição dos critérios de avaliação, reestruturação dos testes e grau de exigência.

5. No 4º ano nota-se uma diferença significativa entre as três escolas do Agrupamento, com a E.B.1 de Águas Belas a registar o melhor desempenho, seguida do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere e Centro Escolar de Areias.

No conjunto há uma melhoria significativa que resulta do esforço e do empenho de todos os
intervenientes associados a medidas concretas aplicadas de que são exemplos testes iguais em todas as escolas, por ano de escolaridade, diversidade nos apoios educativos ou as coadjuvâncias na disciplina de Matemática no 4º ano.

De referir, globalmente, três conquistas importantes que traduzem o progresso dos resultados:
a) a aproximação aos resultados nacionais;
b) a superação dos resultados esperados dentro do cluster (contexto) a que pertencemos;
c) a aproximação entre os resultados obtidos nos exames e os resultados da avaliação interna.
A Diretora
Maria Isabel Saúde Ferreira da Silva