Exposições na Biblioteca Municipal


Exposição Marchas 2014

De 2 a 15 de julho está patente na sala polivalente da Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere uma exposição com dos fatos, adereços e o vídeo de atuação das 9 Marchas Populares de Santo António de 2014, promovidas pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere no passado dia 14 de junho.



Exposição 1ª Guerra Mundial - 100 anos

Durante o mês de julho está patente no pátio da Biblioteca Municipal uma exposição documental  sobre a guerra que mudou o mundo e provocou cerca de  9 milhões de mortos e 15 milhões de feridos. Estão disponíveis fotografias, documentos militares, bibliografia e conheça alguns ferreirenses combatentes.

A 28 de julho de 1914 começava na Sérvia a 1ª Grande Guerra. Envolveu as grandes potências mundiais organizadas em duas alianças:
os Aliados (Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália - que não chegou a entrar na guerra).
Em 1917 o Império Russo entrou em colapso. Os Estados Unidos entraram na guerra em 1917 e tornam-se potência mundial. O mapa da Europa central foi redesenhado em vários países mais pequenos. Os comunistas criam a União Soviética.
O cessar-fogo é assinado em 11 de novembro de 1918 - Dia do Armistício. A guerra terminou com a vitória dos Aliados.
As condições finais são  estabelecidas com o tratado de Versailhes que  altera as fronteiras da Europa e termina com as Europas imperiais, criando as condições que originaram a 2ª Guerra Mundial.