Ferreirense é co-autor de livro auxiliar de prova final de português

Ricardo Antunes é natural de Paio Mendes, Ferreira do Zêzere é co-autor do novo livro: Preparar a prova final - Português - 4.º Ano da Areal Editores.



Região do Zêzere (RZ) Pode fazer um resumo do seu curriculum?
Ricardo Antunes (RA) Eu sou professor de português. Comecei por dar aulas no ensino básico e secundário e uns anos mais tarde fui trabalhar para o ensino superior politécnico. Aí, tive oportunidade de experimentar outras realidades (dei aulas na Alemanha - Universidade de Hamburgo - e em Timor). Foi também aí que comecei a lidar com formação de professores, que é o que faço há 15 anos. Neste momento estou dedicado à Revisão Científica de Manuais Escolares e à produção de materiais de apoio para professores, sempre na área da língua portuguesa. 
RZ Como surgiu a oportunidade de fazer este livro?

RA No processo de revisão de manuais escolares e nas ações de formação, os professores do 1.º CEB vinham manifestando preocupação com o facto de as antigas provas de aferição terem passado a exame e a contar para a classificação final. Há muitos anos que não há exames de 4.º ano, no final do 1.º CEB, e isso preocupava as pessoas. Além disso, esses exames são balizados por um documento que também é novo (as Metas Curriculares). Assim, e à semelhança do que já havia para outros anos, sentimos a necessidade de criar um livro que servisse de apoio, uma vez que os manuais escolares ainda não estavam adaptados a estas metas Curriculares.
RZ Teve logo apoio da editora?
RA O apoio da Editora foi fácil, porque já estava a trabalhar com eles. Apresentámos o projeto e eles aceitaram. Depois foi trabalhar durante o verão, para que o livro estivesse disponível o mais cedo possível.
RZ Como é constituído o livro?
RA O livro é composto por três partes: 
- na primeira são trabalhados os conteúdos de Leitura, Escrita e Educação Literária. No fundo, o trabalho com o texto, desde as estratégias de leitura e compreensão até ao conhecimento de algumas obras e à escrita dos tipos de texto exigidos no final do 1.º CEB.
- na segunda parte são trabalhados os conteúdos de gramática.
- na terceira parte apresentam-se duas provas-modelo. Propositadamente quisemos que esta parte fosse a menor, porque o Ministério da Educação e Ciência disponibiliza, desde há vários anos, as provas-modelo, através do site do GAVE. Não fazia sentido, por isso, fazer um livro essencialmente de provas.
Uma última nota sobre o livro: ele foi estruturado de modo a que os alunos trabalhem os conteúdos sempre com exercícios. Assim, é apresentado um conteúdo e, de imediato, há exercícios. Mais do que uma gramática, este é um livro de exercícios para os alunos, com a vantagem de ter lá todos os conteúdos que serão avaliados em exame.

RA O livro é distribuído em todo o país. A editora AREAL faz o marketing, através da sua rede de consultores pedagógicos e através do site (www.profareal.pt) e, além disso, ele está disponível nas principais livrarias (online e físicas). Também se encontra já nos supermercados. Neste momento ainda é cedo para avaliar a aceitação. Diretamente as pessoas têm recebido muito bem o livro, porque não é mais um livro de provas, mas temos de esperar mais uns meses para termos a noção da real aceitação no mercado.
RZ Está já a preparar a outros livros?
RA Estou a preparar mais alguns livros para colmatar algumas falhas de material que os professores sentem. Trata-se de propostas práticas para exercitar alguns conteúdos específicos. daqui a alguns meses devem estar no mercado. Além disso, continuo a fazer revisão científica dos manuais escolares.