Menos consultas médicas em Ferreira do Zêzere

Para verificar se o nosso concelho de Ferreira do Zêzere segue a tendência nacional para uma diminuição das consultas médicas, o seu Região do Zêzere solicitou algumas informações que pudessem constatar ou não este facto.
Na realidade e segundo os últimos dados disponíveis relativos aos primeiros 3 meses deste ano verifica-se uma redução de 4,7% nas consultas de medicina geral e familiar face ao ano anterior.
A redução é mais significativa nas consultas de saúde materna(-30,4%) e planeamento familiar (-12,9%).

A Administração Regional de Saúde esclareceram o Região do Zêzere de que:
"No 1º trimestre de 2013, os utentes que utilizaram os cuidados de saúde primários no concelho de Zêzere (UCSP Zêzere), foram (no global) maioritariamente do sexo feminino (51,7%). De notar, no entanto, que à exceção do grupo etário mais avançado (> = 65 anos) verifica-se nos restantes grupos, um maior número de utentes do sexo masculino face ao sexo oposto, registando-se a maior diferença na faixa dos 15-29 anos.

Foi no grupo etário mais jovem onde se verificou o número mais baixo de utilizadores (independentemente do sexo), com 584 e 548 utilizadores, para o sexo masculino e feminino, respetivamente."

A 31 de março de 2013 estavam inscritos no Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere 9351 utentes.