Festa da Universidade Sénior de Ferreira do Zêzere


Realizou-se no Cine Teatro “Ivone Silva” de F.do Zêzere, a festa de encerramento do ano letivo 2012-2013 da Universidade Sénior.
O público que enchia a sala, assistiu primeiro a uma pequena e engraçada peça de teatro encenada pelo Dr. Hélio Antunes, que descrevia cada uma das 12 disciplinas da Universidade Sénior.

Seguiu-se depois, uma sumula das atividades realizadas durante o ano letivo pela Dra. Vera Ribeiro, que deu nota dos passeios e das festas que desfrutaram ao longo dos meses.
Quando foi a vez do Presidente da Direção da Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias, Dr. Jacinto Lopes (também Presidente da C.Municipal de F. do Zêzere) discursar, ele “ralhou” com os alunos seniores, por terem andado o ano inteiro em passeios e festas, em vez de passarem mais tempo a “estudar”…
Mas referiu também a importância do convívio nessas idades, em que as pessoas em vez de se isolarem em suas casas, ainda podem aprender muita coisa interessante e ganhar novas amizades.

Depois das canções animadas do “antigamente”, cantadas pelo Grupo Coral sob orientação da Prof.ª M.do Carmo Carvalho, seguiu-se a apresentação de dois livros de histórias de vida em inglês, feita pelas alunas da Prof.ª Raquel Alcobia.
A aluna Margaretha Koekebakker (de origem Holandesa) fez um lindo discurso em Português e Holandês e a Prof.ª Ana Godinho ainda conseguiu chegar a tempo de Lisboa para fazer a apresentação do seu livrinho “One, two, three …. stories of my life”.

O saboroso lanche que se seguiu, confeccionado pelos alunos da Universidade e convidados, e o seu arranjo pela organizadora Dra. Mariana Boian no hall da entrada, pouco espaço deixou para as pessoas poderem circular e ver alguns trabalhos manuais feitos ao longo do ano, na aula da Prof.ª Luísa Gomes.
Depois assistiu-se à assinatura do livrinho da Margaretha “Memories”, que ela ainda conseguiu editar a tempo em língua Portuguesa (“Lembranças”), com o apoio da Prof.ª Ana Godinho, e que relata pequenas e tristes histórias de uma Holanda bombardeada durante a II Guerra Mundial.
E a apesar do esforço que essa aluna fez, para a edição do seu livro em 3 línguas, ela disse sentir-se muito realizada, pois segundo reza o ditado, devemos; "Fazer um filho, plantar uma arvore e escrever um livro..." 

Por fim atuou com muita alegria e sentimento a Tuna da Universidade Sénior, dirigida pelo Prof. Márcio Cabral, com belas e antigas canções ao som de muitos instrumentos.


E assim passou mais um ano desta Universidade Sénior que já funciona há 4 anos, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere.
As inscrições para o novo ano letivo 2013-2014 podem ser feitas durante o Verão, no Posto de Turismo da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, ou pelo telefone: 249-366800 da Frazoeira.
Também vai abrir o curso de Português para estrangeiros. (In this Senior University there will be a Portuguese course for foreigners, starting in September).
Venha, junte-se a nós, podemos não estudar muito, mas que nos divertimos, lá isso sim! 

Raquel Alcobia