Viver em família num camião


Em plena crise de trabalho há famílias que arriscam o sossego e a tranquilidade do lar pela vida num camião.
Há mulheres ferreirenses,  corajosas mulheres,   que tiram a carta, e acompanham os maridos na difícil vida de camionistas internacionais.
Falámos com a Carla Antunes que nos falou das dificuldades desta profissão:

imagem ilustrativa


Eu sou de Areias e o meu marido da Chamusca mas vive em Ferreira á 12 anos. O meu marido é camionista á 14 anos e eu desde Setembro.
Como é que surgiu a ideia?
A ideia de eu ser camionista surgiu pela necessidade. Por aqui não esta fácil a nível de emprego, eu trabalhava num lar mas sabia que era temporário.
Um dia o patrão do meu marido desafiou-me a tirar a carta.
Pensei nisso, achei que seria bom em várias vertentes e arrisquei!
E se o marido não fosse camionista?
Claro que se o meu marido não fosse camionista em também não o seria.É uma vida muito dura...
Tanto física como psicologicamente.
Quantas horas conduzem?
Conduzimos 18 horas por dia (9h cada um)
Quase não temos tempo para comer e muitas vezes dormimos de dia e conduzimos toda a noite e não é nada fácil.
Como é o vosso dia-a-dia? 
Quando nos levantamos vamos a uma casa de banho pública ( em parques ou áreas de serviço) onde fazemos a nossa higiene pessoal vamos para o camião onde comemos alguma coisa e seguimos viagem, depois quando paramos para dormir fazemos comer, comemos e vamos dormir.( 9h ou 10h)
Quais os vossos destinos habituais?
Geralmente vamos para a Alemanha mas também pode ser para outros países europeus.
Quanto tempo duram?
As viagens duram entre uma semana no mínimo e o máximo depende se há carga para Portugal.
Têm filhos?
O meu marido tem uma filha de 10 anos que fica com a mãe durante a semana  e quando estamos em Ferreira no fim de semana está connosco.
Têm saudades de casa, da família?
Saudades é a palavra de ordem desta profissão! Há sempre saudades da família!·E não é fácil nunca estar presentes, especialmente nas datas importantes como por exemplo nos aniversários!
Conhecem outros casais camionistas?
Cada vez se vê mais casais a optar por esta vida mas em Ferreira só conhecemos mais um casal.
Costumam encontrar-se?
Convivência com outros camionistas quando se anda a dois não há muito tempo mas sempre que podemos aproveitamos.
Contactam com a família regularmente pela internet?
No nosso caso não utilizamos a internet para falar com a família porque  lá fora é muito cara...
Quais são as principais vantagens e desvantagens desta profissão?
O melhor que esta profissão tem é para quem gosta de viajar, as vistas espetaculares que ás vezes vemos, conhecer outras pessoas, outros países e claro o ordenado... 
O pior... as condições, a maneira como os camionistas são vistos, e tratados.

Obrigado a todos os camionistas ferreirenses que todos os dias contribuem para o desenvolvimento do nosso país.
Parabéns aos corajosos casais camionistas.