Vígilia Pascal

A Vigília de Páscoa, também chamado de Vigília Pascal ou a Grande Vigília, é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são batizados e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja. (wikipédia)
Hoje às 21h00 na igreja de Águas Belas e às 21h30 na igreja de Ferreira do Zêzere.

Igreja de Ferreira do Zêzere



Senhor Jesus,
Como deve ter sido luminosa a manhã da Tua Ressureição. Depois da escuridão da morte, depois do silêncio do sepulcro, a vida deve ter explodido em Graça. Quase consigo ouvir os pássaros, sentir a brisa fresca da manhã, ver as flores abertas, plenas de cor.
Sei que voltaste à Vida, falaste com os teus amigos e abriste para sempre, as portas da eternidade, a toda a humanidade.
Sei que apesar de tantas perseguições e sofrimentos, de tantos pecadores e tantas faltas, a Igreja continua presente em todo o mundo, numa entrega permanente e sempre renovada de homens e mulheres, marcados no mais intimo das suas vidas pela Tua Ressureição.
Nesta manhã de Sábado Santo, só peço um pouco de tempo, de paz e de silêncio, para poder meditar em tudo o que aconteceu naquelas ruas de Jerusalém; consigo ver José de Arimateia a tratar do Teu Corpo, consigo ouvir o silêncio que se fez no horto. Nesta manhã de Sábado Santo, consigo pressentir a alegria da Tua Ressureição.

Isabel Figueiredo (www.rr.pt)