sábado, 31 de agosto de 2013

Listagem de todas as turmas do Concelho

A pedido de muitas famílias, publicamos as listagens das turmas de todas as escolas e jardins de Infância do concelho de Ferreira do Zêzere para o próximo ano letivo, gentilmente cedidas pelo Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere.



Jardins de infância - Águas Belas, Areias e Ferreira do Zêzere 
Clique neste link:


1º ciclo- Águas Belas, Areias e Ferreira do Zêzere 

https://docs.google.com/file/d/0B-iWfq7U_Nf6djJYbnVIRFBwWHc/edit?usp=sharing

2º ciclo- Escola Pedro Ferreiro


3º ciclo- Escola Pedro Ferreiro


Secundário Profissional - Escola Pedro Ferreiro


Secundário - Escola Pedro Ferreiro



sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Apresentação da Candidatura PS à Junta de Ferreira

Decorreu ao fim da tarde de sexta feira a festa de apresentação do programa eleitoral do PS à Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere no jardim da Vila.
Mais fotografias em "Candidatura PS"





Fotografias cedidas pelo Candidatura.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Programas eleitorais PSD

Já estão disponíveis os programas eleitorais do PSD à Câmara Municipal 
http://www.flipsnack.com/FE57DCF569B/fdpsvs0f


e para a Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere.
http://www.flipsnack.com/FE57DCF569B/fdzhsukt


Eleições são de hoje a um mês. Dúvida em Dornes-Paio Mendes

As eleições autárquicas realizam-se daqui a um mês.
Em Ferreira do Zêzere concorrem os seguintes partidos:
CDS-PP
CDU
PS
PSD

Neste momento há ainda uma dúvida em relação à futura Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto.
A lista apresentada pelo PSD é liderada por José Manuel Russo que se recandidata mais uma vez o que levou o PS local a pedir a impugnação por causa da tão falada lei da limitação de mandatos.
O PSD reclamou esta semana junto do Tribunal de Ferreira do Zêzere que também já se pronunciou, não aceitando os motivos da reclamação apresentados. Decorre agora o prazo de resposta antes de passar ao Tribunal Constitucional.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Candidato CDS-PP

O candidato à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere pelo CDS-PP chama-se Jorge Castro.

Fotografia disponível na Internet

Pedro Mendes com artigo no Expresso

O Comandante Operacional Municipal de Ferreira do Zêzere, Pedro Mendes, num artigo publicado hoje no Jornal Expresso, fala de vários assuntos escandantes.
Fala das estratégias de coordenação e da formação dos Bombeiros.



"Não será tempo de assumir que se deve deixar arder muitas áreas de incêndios florestais em situações específicas", sendo preferível criar, "à distância", estratégias de contenção do fogo?
A questão é lançada por Pedro Mendes, antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, ao chamar a atenção para algo que considera ser "pacífico" do ponto de vista teórico, mas exigir decisões difíceis de assumir "a quente", quando se está no terreno.
Há fogos que, em função de certas condições meteorológicas e orográficas "ou até pelos meios desajustados de que dispomos face às suas características, não se conseguem combater", afirma, pelo que a única coisa que faz sentido é o comandante das operações assumir essa decisão.
É a experiência o faz falar assim. Pedro Mendes acompanha de perto a realidade dos bombeiros há tempo suficiente para saber que as coisas têm mudado nos últimos anos, "muitas delas para melhor", mas os próprios incêndios têm hoje características diferentes.
"Se calhar temos o mesmo número de fogos a acontecer, mas serão mais violentos", o que não é alheio às alterações climáticas, que se traduzem "em períodos mais frequentes e longos com temperaturas elevadas e secas", aliadas a um "pior ordenamento do espaço rural".

Simuladores na formação dos bombeiros 


Sem desmentir que questões como o planeamento, "hoje mais alargado, detalhado e com maior antecedência", tenham vindo a evoluir no bom sentido, Pedro Mendes, atualmente ligado aos serviços de protecção civil do município de Ferreira do Zêzere, defende algumas mudanças muito concretas para melhorar o esforço no combate aos incêndios.
Fala na possibilidade de a formação dos bombeiros incluir simuladores, à semelhança do que acontece com pilotos e em certos treinos militares, e considera urgente que se implementem reuniões entre as chefias após cada ocorrência. "Não passado seis meses, mas pouco tempo depois dos fogos combatidos, para que desapaixonadamente se faça uma análise e uma autocrítica, percebendo o que esteve mal ou bem, para que cada experiência contribua para se agir melhor daí para a frente."
Pedro Mendes não é especial defensor de se importarem experiências estrangeiras, mesmo as ditas de sucesso. Pelo contrário: "Se sabemos que até fazemos muita coisa bem feita e se cada país tem a sua realidade distinta, o que é preciso é estudar a nossa, consciencializar a população do seu papel no cumprimento da lei e que quem de direito oiça quem conhece o terreno".
http://expresso.sapo.pt/certas-areas-florestais-devem-se-deixar-arder=f827618

O nosso Zêzere foi hoje notícia. Uma morte e um salvamento

Hoje a Barradinha e o Maxial foram notícia no Correio da Manhã e no Jornal de Notícias, respetivamente.

A primeira notícia envolve um militar da GNR que salvou uma turista na zona da Bairradinha, Ferreira do Zêzere.

"GNR evita morte de turista no rio
Um militar da GNR de Tomar salvou uma mulher, de 44 anos, de se afogar na zona da barragem de Castelo do Bode. Nelson Santos estava com o colega a fazer a habitual patrulha, na praia fluvial da Bairradinha, em Ferreira do Zêzere, quando se apercebeu de uma mulher que se afogava, na água da barragem, a cerca de dez metros da margem.

Não pensou duas vezes: atirou-se à água fardado. E conseguiu salvá-la.

O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira. A vítima, residente no Canadá, estava numa zona deserta da praia e nadava em direção à filha, que tinha conseguido chegar a uma ilhota, no meio da água. Mas faltou-lhe a força e começou a sentir-se em dificuldades. Nelson Santos e o colega de equipa na GNR, Décio Silva, aperceberam-se disso. "Ela não se estava a aguentar e vi logo que tinha de fazer alguma coisa senão acontecia o pior", relatou ontem Nelson Santos ao CM.

Tirou apenas as botas e atirou-se à água, nadando com dificuldade, devido ao peso da farda molhada. Enquanto o fazia, o outro militar chamou a atenção de outras pessoas que se encontravam do outro lado da praia. Uma delas acabaria por se atirar também à água e ajudar o militar da GNR a sair com a vítima.

A mulher estava ali a passar o dia com a família. Depois de retirada da água, acabou por recuperar e não necessitou sequer de receber cuidados médicos.

Nelson Santos admite que a sua intervenção foi importante para evitar um desfecho trágico da situação. Mas o militar garante não se sentir um herói. "Fiz o que qualquer pessoa faria na minha situação", afirma.

Ana Ferreira, frequentadora assídua daquela praia fluvial, conta que as pessoas descuram os hábitos de segurança. "Como não há ondas, nem corrente, facilitam. Mas a água da barragem é muito perigosa", adverte."

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/gnr-evita-morte-de-turista-no-rio-004953163

Segundo o Jornal de Notícias, na região do  Maxial, Ferreira do Zêzere, esta madrugada um carro ligeiro caiu ao Zêzere. Um jovem de 24 anos morreu e outro ficou ferido.
"Um jovem de 24 anos morreu e um outro ficou ferido, num despiste de automóvel, esta madrugada de quarta-feira, em Ferreira do Zêzere.
O acidente ocorreu cerca das 4.15 horas em Maxial, no concelho de Ferreira do Zêzere, no norte do distrito de Santarém, quando a viatura em que seguiam os dois jovens se despistou numa ravina, tendo caído ao rio e ficado submersa numa zona com dois a três metros de profundidade.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, Rui Patrício, explicou à agência Lusa que o alerta foi dado para o 112 por uma mulher que mora a poucos metros e se apercebeu do barulho provocado pelo despiste.
Quando os bombeiros chegaram ao local, uma estrada de terra batida que em algumas zonas passa mesmo ao lado da albufeira de Castelo de Bode, o jovem de 20 anos já tinha conseguido sair do carro, mas o outro ocupante estava ainda dentro da viatura, tendo sido necessário acionar equipas de mergulhadores dos bombeiros de Constância e Cernache do Bomjardim.
Segundo fonte da Proteção Civil, os jovens residiam na zona de Leiria e estavam em Ferreira do Zêzere para participarem na festa de aniversário de uma colega que estava a acampar a cerca de um quilómetro da zona onde ocorreu o acidente.
No local estiveram ainda os bombeiros de Ferreira do Zêzere, a GNR e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Médio Tejo, num total de 20 homens, apoiados por nove veículos."
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Santar%E9m&Concelho=Ferreira%20do%20Zezere&Option=Interior&content_id=3391006

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Candidatura CDU

Candidatura da CDU, Coligação Democrática Unitária em Ferreira do Zêzere para as próximas eleições autárquicas.
No facebook a página é:

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

João Luís Craveiro

O jovem João Craveiro, natural do Bêco faleceu na passada sexta feira vítima de um acidente de viação.
Na página pessoal do facebook são muitas as mensagens de amigos.

"Os teus amigos, não te deixaram só,mesmo que não estejas aqui, jamais sofreras de solidão..."

Sentidas condolências à família e amigos.

Fotografia disponível no facebook

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Exposição ZêzereArts 2013

Terminado o ZêzereArts, Festival de ópera e canto lírico de Ferreira do Zêzere e do sucesso alçançado, quer com a presença de cantores estrangeiros e nacionais de qualidade, quer com a presença de público em grande número em todos os espetáculos, pode agora ver na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere uma exposição com o rescaldo do ZêzereArts.
São fotografias, desenhos e pinturas realizadas durante os concertos deste ano.
Pode ver esta exposição até ao final deste mês, durante o horário da Biblioteca.





Águas Belas vai ter multibanco e internet

A Junta de freguesia de Águas Belas está a construir um novo espaço para a instalação do multibanco fora da sede da Junta.
O multibanco da Caixa Geral de Depósitos estará em breve de novo em funcionamento.
A Junta informa ainda que na 1ª quizena de setembro entrará em funcionamento o serviço de internet gratuita. Num raio de 800 metros em dois pontos de Águas Belas, (junto à Associação e junto à Igreja) a população poderá aceder livremente.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Calendário escolar 2013-2014

Sendo a Direção Regional de Educação é este o calendário do próximo ano letivo que se aproxima.
A data do início das aulas em Ferreira do Zêzere ainda não está está definido.

Educação Pré-Escolar
Início das atividades letivas
Termo das atividades letivas
Entre 12 e 16 de setembro de 2013, inclusive
4 de julho de 2014

Interrupções das atividades educativas para a educação pré-escolar
Interrupções das atividades educativas
5 dias úteis (seguidos ou interpolados)
1.ª
Entre 18 de dezembro de 2013 e 3 de janeiro de 2014, inclusive
2.º
Entre 3 e 5 de março de 2014, inclusive
3.º
Entre 7 de abril e 21 de abril de 2014, inclusive

Ensinos Básico e Secundário, incluindo a educação especial
Período
Início
Termo
1.º
Entre 12 e 16 de setembro de 2013, inclusive
17 de dezembro de 2013
2.º
6 de janeiro de 2014
4 de abril de 2014
3.º
22 de abril de 2014
6 de junho de 2014 para os alunos dos 6.º(2), 9.º, 11.º e 12.º anos
Entre 6 e 13 de Junho de 2014, inclusive (1), - para os alunos do 4.º ano(2)
13 de junho de 2014 para os alunos 1.º, 2.º, 3.º, 5.º, 7.º, 8.º e 10.º anos
4 de julho de 2014 – para os alunos dos 4.º e 6.º anos que venham a ter acompanhamento extraordinário (3)

Interrupções das atividades letivas para os ensinos básico e secundário, incluindo a educação especial
Interrupções
Datas
1.º
De 18 de dezembro de 2013 a 3 de janeiro de 2014
2.º
De 3 a 5 de março de 2014
3.º
De 7 de abril a 21 de abril de 2014

Ensino Especial
Período
Início
Termo
1.º
2 de setembro de 2013
04 de janeiro de 2013
2.º
8 de janeiro de 2014
13 de junho de 2014

Interrupções das atividades letivas para os estabelecimentos particulares de ensino especial
Interrupções
Datas
1.º
De 17 a 23 de dezembro de 2013
2.º
De 3 a 5 de março de 2014
3.º
De 17 de abril a 21 de abril de 2014
(1) A decidir pelo agrupamento de escolas ou escola não agrupada.
(2) Formalização da avaliação sumativa interna até 11 de junho de 2014, inclusive.
(3) Inicio até

domingo, 18 de agosto de 2013

Terminou o ZêzereArts com espetáculo memorável

Apesar do vento fresco o Jardim da Quinta do Adro esteve repleto de público para escutar o concerto final do ZêzereArts 2013 onde cantaram todos os cantores.



Brian McKay disse ao Região do Zêzere que em setembro começará já a preparar o ZêzereArts do próximo ano.



Um pouco do Concerto final

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ZêzereVet cuida do seu animal

É uma nova empresa em Ferreira do Zêzere. Chama-se ZêzereVet e está situada na Rua João da Costa, junto ao Registo Civil.
A ZêzereVet é muito mais que um consultório veterinário. É também uma loja com todos os utencílios e alimentação para os animais de estimação.
Consultas, vacinação, domicílio, análises, banhos, tosquias e identificação eletrónica.
Tem o contacto: 249 362 141. Atendimento veterinário às segundas, quintas e sábados.








quinta-feira, 15 de agosto de 2013

15 de Agosto em Dornes

Neste dia da SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA, é dia de prestar homenagem a Maria Mãe de Jesus e nossa Mãe.
Na nossa Região do Zêzere um dos locais mais visitados é o Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes.
"Bendita és tu, Maria! Hoje, Jesus ressuscitado acolhe a sua mãe na glória do céu… Hoje, Jesus vivo, glorificado à direita do Pai, põe sobre a cabeça da sua mãe a coroa de doze estrelas…"




quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Quinta do adro encheu para ouvir o ZêzereArts

Esta tarde os jardins da Quinta do Adro em Ferreira do Zêzere estiveram repletos de público para escutar alguns cantores companhia ZêzereArts e o Coro da Fundação Maria Dias Ferreira. Hoje pode ouvir-se Alfredo Keil, tchaikovsky e Janacek.
A apresentação dos temas esteve a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico de Pias.





Volta a Portugal em Bicicleta

Pouco passava das 13h30 quando os ciclistas da Volta a Portugal percorreram as ruas da vila de Ferreira do Zêzere.

Aqui ficam algumas imagens e um vídeo para memória futura.




terça-feira, 13 de agosto de 2013

Turismo de Ferreira do Zêzere na internet

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere lançou um novo sitio na internet dedicado ao turismo no concelho.
Está também disponível no Posto de Turismo o novo guia turístico produzido com a Fundação Maria Dias ferreira.
Para além das belezas naturais e do nosso património edificado, são ainda propostos vários percusos para caminhar e correr, andar de bicicleta ou andar de canoa... e muito mais.



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Candidato PSD à Junta de Ferreira do Zêzere

Pedro Alberto, recandidato à Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere, apresenta-se aos eleitores.
Mais informação em "Candidatura PSD"


Festa do Emigrante cheia

A Festa do Emigrante, Mostra Industrial e Comercial de Ferreira do Zêzere teve muito público nos vários eventos do certame para ver as nossas industrias e artesãos e muitos para provar as muitas iguarias gastronómicas da Feira dos Petiscos no exterior do Mercado Municipal.
O tempo ajudou muito.
Ficam algumas imagens:







sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ZêzereArts na Biblioteca

Por estes dias multiplicam-se os concertos do ZêzereArts na nossa Região do Zêzere. Vale mesmo a pena estar atento à programação.
Aqui ficam algumas imagens e vídeo do concerto na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere.




quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Boleia para a Castanheira

Porque hoje é quarta feira, os ferreirense e turistas tiveram direito ao transporte gratuito oferecido pela Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere e Câmara Municipal para o nosso rio Zêzere, no Lago Azul.




ZêzereArts já começou

O ZêzereArts já começou. consulte a programação dos concertos




terça-feira, 6 de agosto de 2013

Candidatos PSD a Areias e Pias

Hugo Azevedo, António Oliveira e Anabela Silva candidatos pelo PSD à União das Freguesias Areias e Pias apresentaram carta de candidatura. Veja os textos em "Candidatura PSD".


Ferreira do Zêzere foi ao Minho

A Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere organizou no passado domingo o passeio anual, este ano à região de Viana do Castelo. Os 90 ferreirenses participaram no arraial de Santoinho onde almoçaram e passaram a tarde junto ao Santuário de Santa Luzia, no coração de Viana do Castelo.




Encontro de concertinistas foi um sucesso

O 1º Encontro de Concertinistas organizado pela Escola de Concertinas da Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio de Dornes foi um sucesso, juntou mais de uma centena de tocadores de concertina de 9 escolas de vários pontos do país.
Ficam algumas fotografias cedidas pela organização.
Parabéns pela iniciativa.