quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial da Criança no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere

Este ano as atividades que assinalam o Dia Mundial da Criança, esta sexta feira, dia 1 de junho realizam-se pela primeira vez no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere que receberá todas as crianças de todos os estabelecimentos de ensino do concelho, (públicos e privados) em horários diferentes do dia.
Como é habitual, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere preparou um programa com muita animação e atividades desportivas.

Fotografia de 2011

Concurso de fotografia sobre Ferreira do Zêzere termina hoje

"Como eu vejo...Ferreira do Zêzere" é o nome do concurso de fotografia que a Biblioteca Municipal Dr. António Baião promove até hoje, dia 31 de Maio.
É dirigido a profissionais e não profissionais que tenham uma imagem especial do concelho em 3 áreas: Paisagem, património/gentes e costumes.
Consulte o regulamento nos links:



domingo, 27 de maio de 2012

Domingo

Celebramos hoje o Pentecostes, ou seja, o quinquagésimo dia depois da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nos Actos dos Apóstolos (Act. 2, 1-11) a vinda do Espírito Santo é-nos comparada com «uma forte rajada de vento» e com «línguas de fogo» que pousaram sobre cada um dos Apóstolos, e tudo mudou, naqueles homens: de inseguros, receosos e abatidos, transformaram-se em ousados anunciadores da Palavra, testemunhas intrépidas e convictas da pessoa e da doutrina de Jesus.
O Espírito de Deus age por meio de pessoas humanas. Precisa de gente que se coloque à disposição d´Ele, como instrumento da sua salvação. Por isso, precisamos muito de invocar o Espirito Santo, pois é d’Ele que recebemos os «Dons» da sapiência, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
É também d’Ele que recebemos os «carismas» ou dons da graça que, na sua variedade, devem contribuir não para a divisão, mas sim para a união de todos num só corpo (1 Cor 12-14), graças ao maior de todos os dons, que é o amor (1 Cor 13, 13).
Como dizia Atenágoras, Patriarca Ecuménico de Constantinopla «Sem o Espírito Santo, Deus está longe, Cristo fica no passado, o Evangelho é letra morta, a Igreja uma simples associação, a autoridade uma forma de domínio, a missão propaganda, a liturgia um esconjurar de espíritos e a vida cristã uma moral de escravos».
Derrama Senhor sobre cada um de nós o Teu Espírito, para que se renove em nossas vidas a luz da Fé, a fecundidade da Esperança e o ardor da Caridade.


P. Senra Coelho (www.rr.pt)

sábado, 26 de maio de 2012

Formação de folclore em Ferreira do Zêzere


O Gabinete da Juventude da Federação do Folclore Português e o Conselho Técnico Regional dos Templários vão levar a efeito o “Encontro de formação e capacitação de jovens folcloristas”, este sábado dia 26 de Maio, das 9h00 às 18h00, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere.
Esta iniciativa, destinada a todos os jovens folcloristas entre os 16 e os 30 anos, conta com os apoios da Federação do Folclore Português, do Município de Ferreira do Zêzere e do CRIFZ - Centro de Recuperação Infantil de Ferreira do Zêzere. 
Os formadores do encontro são os seguintes membros dos órgãos sociais e conselheiros técnicos da Federação do Folclore Português: 
Daniel Café (Tema I - Cultura Popular Portuguesa)
Florêncio Cacete (Tema II - Recolhas, Preservação e Representação
Rita Leitão (Tema III - Imagem, Comunicação e Divulgação).


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Teatro amanhã em Ferreira do Zêzere


A companhia de Teatro Kruppa apresenta, "por um dia claro".

Dias 26 (21.30) E 27 (16H) DE MAIO
Inspirada pelo fervoroso espírito do Movimento Modernista, e pelas obras dos contemporâneos Fernando Pessoa e Almada Negreiros, apresenta-se o Espetáculo de Teatro Por um Dia Claro.


O espectáculo multidisciplinar, tem uma forte componente musical e plástica, e dirige-se não só ao Público geral, como em particular ao Público Juvenil em idade escolar 
(3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário).
Trata-se da fusão entre dois universos cénicos. Duas histórias que se completam:
A mirabolante história de um homem que procura o seu lugar no mundo, escrita a partir da Obra de Almada Negreiros: A Invenção de um dia Claro e o episódio da vida de uma mulher, que se alimenta de memórias para vencer os dias, retratado numa Curta Metragem de Animação, criada a partir da Poesia inglesa de Fernando Pessoa, e acompanhada de uma Banda Sonora Original .


Gosta de teatro? Companhia Kruppa promove audições para atores e técnicos

AUDIÇÕES PARA O NOVO ESPECTÁCULO!

Vem experimentar Teatro!
Nunca fizeste Teatro mas gostavas de experimentar?
Já fizeste e não tiveste oportunidade?
Então junta-te a nós neste novo projecto dia 26 de Maio ás 14:30H no Cine Teatro em Ferreira do Zêzere.

Estamos receptivos a inscrições no teatro seja para representar, ou para apoio à execução dos cenários e dos figurinos e inclusivamente iluminação e som, a nossa faixa etária dos 5 aos 100. A inscrição e participação é totalmente gratuita.
KRUPPA


Seminário de finanças públicas em Ferreira do Zêzere

Nesta quita feira, Ferreira do Zêzere recebe funcionários públicos de todo o país para assistir ao seminário “O Sistema de Controlo da Administração do Estado: Controlo Interno e Externo".


Serão oradores, a Dr.ª Ana Paula Barata Salgueiro, Inspetora de Finanças Diretora da Inspeção-Geral de Finanças, e do Dr. António Costa e Silva, Auditor Coordenador do Tribunal de Contas.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Horário dos estabelecimentos de venda ao público...e outros estão regulamentados

Foi ontem publicado em Diário da República vários regulamentos a aplicar no concelho de Ferreira do Zêzere e que poderão ser do seu interesse. A saber:

  •  Regulamento Municipal de Horários de Funcionamento de Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços;
  • Regulamento Municipal de Ocupação do Espaço Público;
  • A alteração ao Regulamento Municipal sobre o Licenciamento de Atividades Diversas.
Estes Regulamentos entram em vigor a partir de hoje.



Consulte estes regulamentos neste link:

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tempo para os próximos 10 dias em Ferreira do Zêzere

Depois de um fim de semana de boa chuva que veio regar as hortas, regressa o sol.
Conheça as previsões do Instituto de Meteorologia para os próximos 10 dias em Ferreira do Zêzere.


domingo, 20 de maio de 2012

Festa da Primavera em Ferreira do Zêzere

Está a decorrer neste momento no Pavilhão Municipal a Festa da Primavera. Uma organização da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere para todos os munícipes com mais de 65 anos.
O almoço é confecionado pelo CRIFZ, o Agrupamento de Escuteiros 988 de Ferreira do Zêzere apoia na distribuição dos tabuleiros.
No final do almoço há baile à moda antiga com um grupo de concertinas.

Veja as fotografias e os videos:
















Domingo

Senhor Cristo, mesmo que tivéssemos uma fé tão grande que transportasse montanhas, o que seríamos nós sem amor? Tu amas-nos. Sem o teu Espírito vivo nos nossos corações, o que seríamos? Tu amas-nos. Tomando tudo sobre ti, tu abres-nos um caminho para a fé, para a confiança em Deus, que não quer nem angústia nem sofrimento humano. Espírito de Cristo, Espírito de compaixão, Espírito de louvor, o teu amor por cada um de nós nunca desaparecerá.
Taizé

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ferreira desligada

Esta sexta feira bem podia ser 13. Durante todo o dia grande parte do concelho não teve internet nem televisão.
E o que se faz hoje em dia sem estar ligado ao mundo?

imagem ilustrativa

Obras na Vila

Decorrem neste momento obras de restauro de um dos edifícios mais emblemáticos e centrais da vila de Ferreira do Zêzere.
Noutros tempos as lojas do Sr. José do Barracão e hoje pertencentes aos seus herdeiros, este edifício bem merece uma intervenção de recuperação.
É também aqui que está a Ourivesaria Duarte.



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia da Espiga





Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres.
  • Com elas, formam um ramo com: espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc.
Cada elemento simboliza um desejo:

- A espiga = que haja pão (isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)
    - O ramo de folhas de oliveira = que haja paz (lembra-te que a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina). (Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira.)
      - Flores (malmequeres, papoilas, etc.) = que haja alegria (simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força)
      •  O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.
      • Acredita-se que este costume, que surge mais no centro e sul de Portugal, nasceu de um antigo ritual cristão, que era uma bênção aos primeiros frutos.

      Quinta Feira da Ascensão

      Dia que já foi feriado nacional, em que ninguém trabalhava, nem sequer os pássaros iam ao ninho e também  que na Quinta Feira da Ascenção coalha a amêndoa e nasce o pinhão. 
      Em Ferreira do Zêzere, dia de grade peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto.



      Subiu Deus por entre aclamações,
      o Senhor ao som de trombetas,
      salva-nos ó filho de Deus,
      que no meio de nós subiste vitorioso aos céus,
      a nós e a Ti cantamos, Aleluia!




      quarta-feira, 16 de maio de 2012

      Faleceu o Sr. Abílio do Carril

      Faleceu hoje ao início da tarde o conhecido e estimado comerciante da localidade de Carril, Abílio Henriques com 75 anos.
      O funeral será amanhã às 17h00 no Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes e sairá da casa mortuária de Águas Belas às 16h30.







      Tempo para os próximos 10 dias em Ferreira do Zêzere

      Esta quarta feira registou-se a temperatura mais alta do ano com 32.3º.



      No jardim da nossa Vila, o Sr. João foi vendendo os melhores gelados do mundo.



      Nos próximos 10 dias conte com a diminuição da temperatura e alguma chuva.


      Época de fogos, conheça os meios disponíveis em Ferreira do Zêzere


      No que diz respeito à prevenção dos incêndios florestais, começou ontem a fase Bravo. Uma fase intermédia que envolve já um número considerável de recursos humanos e de meios. 
      Porque o concelho de Ferreira do Zêzere está situado num ponto estratégico para a Região Centro e Vale do Tejo,  questionámos Pedro Mendes, Responsável Municipal pela Proteção Civil que nos indicou os meios disponíveis e alguns conselhos a ter.



      Na pista municipal de Valadas, no nosso concelho (e para uma vasta região) passam a estar presentes DOIS helicópteros de combate a incêndios: 
      • 1 heli KAMOV (helicóptero pesado) e 1 helicóptero ligeiro, com brigada helitransportada da Força especial de Bombeiros “Canarinhos”;

      • Inicia atividade o posto de vigia da Pombeira (da responsabilidade da GNR);
      • Mantém-se a atividade dos bombeiros Vol. F. Zêzere com o pessoal voluntário 24h/dia e com uma EIP – Equipa de intervenção permanente durante o dia. 

      • Mantém-se a atividade das duas equipas de sapadores florestais da Florzêzere, que efetuam trabalhos de silvicultura mas passam a estar em contacto rádio com o sistema de vigilância da GNR, podendo ser acionadas pelo dispositivo distrital de Protecção Civil para intervenção.

      A partir de 1 de junho, vão ser reforçados meios dos bombeiros.


      Até ao inicio da fase CHARLIE (01JULHO) o dispositivo disponível vais ser incrementado em diversas etapas, com meios aéreos nas zonas adjacentes ao nosso concelho, com meios da Força Especial de Bombeiros, com meios do agrupamento complementar de empresas AFOCELCA, com meios da GNR e dispositivo de vigilância, com meios suplementares de vigilância de iniciativa Municipal e com trabalho especifico das equipas de Sapadores Florestais.

      Durante a fase BRAVO (dependendo da disponibilidade e condições meteorológicas) ficarão alerta para intervenção os “kit’s de combate a incêndios das juntas de freguesia”, que no nosso concelho existem em Águas Belas, Bêco e Dornes.

      Mantêm-se os meios de apoio da Câmara Municipal.

      Até 30 de junho mantem-se a proibição de realização de queimas de sobrantes de exploração (borralheiras) se o risco de incêndio previsto para o concelho for superior a três (4 ou 5), devendo ser mantida a máxima atenção quando forem efetuadas com risco 1, 2 ou 3; 

      Este RISCO é determinado diariamente pelo Instituto de Meteorologia e que pode ser consultado na internet, ou obtida informação do mesmo nos Bombeiros, GNR, Câmara Municipal, entre outros locais.

      A partir de 1 de Julho passa a ser proibida a realização de borralheiras, até 30 de Setembro, independentemente do risco meteorológico de incêndio previsto.

      terça-feira, 15 de maio de 2012

      Resultados dos judocas ferreirenses no torneio infantil e juvenil

      Grandioso momento de Judo foi aquele que decorreu no último sábado aqui no Pavilhão Desportivo de Ferreira do Zêzere,os 235 judocas que aqui se deslocaram oriundos do distrito de Coimbra , Santarém e de Castelo Branco, puderam desfrutar de um magnifico treino de judo cuja orientação esteve a cargo do Mestre Francisquinho e  de um grupo de alunos monitores da SFGP.
      O treino, que encheu por completo os tapetes de judo teve momentos de grande satisfação e entrega  aos motivos que foram trazidos pelo nosso Técnico a fim de se preencher o convívio, no ar, pairou satisfação ,cor e movimento ao som de varios temas que ajudaram no desenvolvimento do treino . 
      A bancada, que ficou repleta de pais e amigos da atividade , brindou os filhos no decorrer desta e no momento da entrega de prémios aos que em seguida passaram a competição . A prova,  que pretende congratular todos os intervenientes visa a iniciação a competição e para esse efeito se simplificam as regras dando deste modo uma possibilidade de no decorrer dos encontros a criança criar a satisfação por este motivo  enquadrando-se progressivamente na área vivendo a experiência com agrado e satisfação. A cerimonia de entrega de prémios foi decorrendo com a participação de várias individualidades da Autarquia e da Associação distrital de judo.
      Ferreira do Zêzere  e a Associação de Marinheiros estão uma vez mais de parabéns por nos possibilitarem encontros de tão variado motivo e em tão pouco tempo elevarem o JUDO do distrito e da nossa região.

      CLASSIFICAÇÕES
      Os judocas da Associação de Marinheiros participaram nas duas acções desenvolvidas contudo no que concerne a competitiva os resultados obtidos foram os seguintes:

      BENJAMINS
      Afonso Antunes - 25kg -1º Class
      António Pereira - 26kg  - 3º Class
      Tiago Martins - 34kg - 3º Class

      INFANTIS
      Rodrigo Rodrigues - 38kg - 1º Class
      Afonso Martim - 46kg - 3º  Class
      João Antunes - 30kg - 2º Class
      Maria Santana - 28kg - 1º Class
      Danut Boian - 37kg - 1º Class
      Guilherme Ramalho - 27kg - 1º Class 
      Digo Henriques - 30kg - 3º Class

       JUVENIS
      Alvarao Gil - 28kg - 1º Class
      Diogo Godinho - 30kg - 3º Class
      Pedro Palhinha - 50kg  - 3º Class


      A SECÇÃO JUDO Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere












      segunda-feira, 14 de maio de 2012

      Altar da Igreja de Dornes em restauro

      O teto do altar do Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes está a ser restaurado por uma equipa técnica da especialidade.
      Esta intervenção tem a duração de 3 meses e durante este período o Santuário apenas estará aberto ao público nos serviços religiosos.



      domingo, 13 de maio de 2012

      Que Nossa Senhora de Fátima olhe por nós





      Doce Mensageira do Amor, derramai vossa ternura maternal sobre os corações aflitos, para que se elevem às alturas do trabalho redentor. 

      Senhora Eleita, inspirai o sentimento da Verdade, do Amor e da Virtude nos corações de todos aqueles que tendem aos desatinos do mundo, para que não desçam aos lugares de pranto e ranger dos dentes. 

      Levantai, ó Senhora, dos abismos tenebrosos, a todos quantos erraram por causa dos fanatismos religiosos. 

      Intercedei, ó meiga estrela, por aqueles que, esquecidos da Lei e olvidados de Jesus Cristo, mergulharam nos lugares de sombra e de dor. 

      Ó ternura, ponde sentimento de pureza em todos os corações femininos, para que se convertam em verdadeiros anjos guardiães. 

      Sede a luz, ó Maria, daqueles olhos que não podem ver. 

      Amparai, ó Senhora, aos que fraquejam ao longo dos caminhos da vida. 

      Ouvi, ó Símbolo das Mães, a voz dos que não podem falar. 

      Enxugai a lágrima, ó meiga irmã, daqueles que padecem falta de misericórdia. 

      Dominadora de paixões, sede o anjo guardião, daqueles que temem resvalar nas vielas do pecado. 

      Consoladora dos aflitos, ungi com o Bálsamo do Amor aos que se encontram de coração angustiado. 

      Guiai os passos, ó doce amiga, dos que tendem a desanimar em face das torturas do mundo. 

      Depositai, ó Maria, em todos os corações, o sentimento de igualdade perante as leis que regem o Universo Infinito. 

      Conduzi ao pórtico da Verdade, ó candura, a quem se encontrar perambulando pelos caminhos da inverdade e do crime. 

      Envolvei com o vosso azulino manto, ó Maria, a todos aqueles que procuram as verdades eternas, perfeitas e imutáveis de Deus, através da Divina Modelagem de Jesus Cristo. 

      Apontai, ó luminosa estrela, ao Testamento da Moral, do Amor, da Revelação, da Sabedoria e da Virtude, para que todos os filhos do Altíssimo encontrem, de uma vez para sempre, os braços abertos do Divino Amigo. 

      sábado, 12 de maio de 2012

      Centenas de Judocas em Ferreira do Zêzere

      Este sábado a Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere organizou  no pavilhão desportivo uma competição  infantil  e juvenil. Estiveram presentes judocas do distrito de Santarém mas também de outras regiões do país.


      Mostramos alguns momentos:








      sexta-feira, 11 de maio de 2012

      Tempo quente

      Chegou o calor depois das chuvas de abril.
      Ontem a estação meteorológica de Ferreira do Zêzere marcou o dia mais quente do ano com 29.1º



      Para os próximos 10 dias conte com a continuação de tempo quente e algumas nuvens.