sábado, 31 de dezembro de 2011

Dia de São Silvestre

No dia do padroeiro da Portinha, a vizinha Associação do Chão da Serra promoveu uma caminhada pela Natureza, a Eucaristia na capela da Portinha e um almoço de confraternização na sede da Associação.







sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Novo ano com sol e frio

Esta é a previsão do Instituto de Metereologia para os próximos 10 dias em Ferreira do Zêzere.

Caminhada

Antes de se entregar de novo às delícias gastronómicas do fim do ano, acabe com as calorias do Natal.
Não falte amanhã à caminhada de São Silvestre organizada pela Associação do Chão da Serra.
Partida às 09h00 da Associação do Chão da Serra. Para informações e inscrições contacte os Sr(s) António Figueiredo, Fernando Pais, ou a Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Festival gastronómico da abóbora em Ferreira do Zêzere

Depois do lagostim, da fava e das migas, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere inicia o ano com um novo festival de gastronomia.
É agora a vez da abóbora.

Restaurantes aderentes: Quinta do Adro (Ferreira do Zêzere); Manjar de São Miguel (Ferreira do Zêzere); Fonte de Cima (Dornes); O Cantinho da Ana (Águas Belas); Casa dos Leitões (Águas Belas); A Grelha (Ferreira do Zêzere); Pizzaria Toscana (Ferreira do Zêzere) e Churrasqueira do Penin (Ferreira do Zêzere).


http://www.moo.pt/receitas/tag/abobora/
http://vidadequalidade.org/beneficios-da-abobora/

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Conheça melhor a nossa região

Conheça melhor a nossa Região do Zêzere em todos os itens abaixo descriminados.
O património, restauração, comércio, equipamentos de saúde e culturais, recreio e lazer, indústrias...




Consulte este link da Associação de Municípios do Médio Tejo:

Escolha o tema, o município e aproxime com o rato até obter as informações.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Caminhada de São Silvestre

Termine o ano em boa forma.

A Associação do Chão da Serra, Ferreira do Zêzere, propõe uma caminhada de São Silvestre no próximo sábado, dia 31 de dezembro.

O programa é o seguinte:
09h00 - Partida da Associação
11h30 - Missa na capela de São Silvestre na Portinha
13h00 - Regresso e almoço na Associação do Chão da Serra

A inscrição é de 5€ e inclui almoço.
Para informações ou inscrições contacte o Sr. António Figueiredo ou o Sr. Fernando Pais.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Restauro do arquivo histórico municipal

Os técnicos da Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere estão a frequentar um curso de restauro durante este mês, no Politécnico de Tomar.
Esta ação decorre no âmbito de um protocolo da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere com o Departamento de Restauro do Instituto Politécnico de Tomar.
Este curso visa dotar os técnicos municipais de conhecimentos para a limpeza, armazenamento, inventário, catalogação e indexação dos documentos históricos municipais que até esta data nunca tiveram nenhuma intervenção.


domingo, 25 de dezembro de 2011

Domingo

NATAL DO SENHOR


Um Menino nos foi dado

A Palavra deste Dia...
No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam. Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho d’Ele, exclamando: «É deste que eu dizia: ‘O que vem depois de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim’». Na verdade, foi da sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer.

Lc 1, 26-38

A palavra da Igreja…
Hoje, caríssimos irmãos, nasceu o nosso Salvador. Alegre- mo-nos. Não pode haver tristeza no dia em que nasce a vida, uma vida que destrói o temor da morte e nos infunde a alegria da eternidade prometida.
Ninguém é excluído desta felicidade, porque é comum a todos os homens a causa desta alegria: Nosso Senhor, vencedor do pecado e da morte, não tendo encontrado ninguém isento de culpa, veio para nos libertar a todos. Alegre-se o santo, porque se aproxima a vitória; alegre-se o pecador, porque lhe é oferecido o perdão; anime-se o gentio, porque é chamado para a vida.
Ao chegar a plenitude dos tempos, segundo os insondáveis desígnios divinos, o Filho de Deus assumiu a natureza do género humano para a reconciliar com o seu Criador, de maneira que o demónio, autor da morte, fosse vencido pela mesma natureza que ele tinha vencido.
Por isso, quando nasce o Senhor, os Anjos cantam jubilosos: Glória a Deus nas alturas; e anunciam: Paz na terra aos homens por Ele amados. Eles vêem, com efeito, como se le- vanta a Jerusalém celeste, formada pelos povos de toda a terra. Perante esta obra inefável da misericórdia divina, como não há-de alegrar-se o mundo humilde dos homens, se ela provoca tão grande júbilo nos coros sublimes dos Anjos?
Caríssimos irmãos, dêmos graças a Deus Pai, por meio de seu Filho, no Espírito Santo, porque na sua infinita misericórdia nos amou e teve piedade de nós: estando nós mortos pelo pecado, fez-nos viver com Cristo, para que fôssemos n’Ele uma nova criatura, uma nova obra das suas mãos.
Deponhamos, portanto, o homem velho com suas más acções e, já que fomos admitidos a participar do nascimento de Cristo, renunciemos às obras da carne.

Reconhece, ó cristão, a tua dignidade. Uma vez constituído participante da natureza divina, não penses em voltar às antigas misérias com um comportamento indigno da tua geração. Lembra-te de que cabeça e de que corpo és membro. Não esqueças que foste libertado do poder das trevas e transferido para a luz do reino de Deus.

Pelo sacramento do Baptismo, foste transformado em templo do Espírito Santo. Não queiras expulsar com as tuas más acções tão digno hóspede, nem voltar a submeter-te à escravidão do demónio. O preço do teu resgate é o Sangue de Cristo.

São Leão Magno (séc. V)


A Palavra faz-se oração…
«A alegria acaba de nascer numa gruta. Hoje o coro os coros dos anjos unem-se a todas as nações para celebrar a virgem imaculada que neste dia deu à luz o Salvador. Hoje toda a humanidade, desde Adão, dança. Bendito seja Deus, recém-nascido» (Romano Melode, séc. IV). Com os coros dos Anjos, entoemos com júbilo um hino de glória ao nosso Deus:

Glória a Deus nas alturas,
paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso:
nós Vos louvamos,
nós Vos bendizemos,
nós Vos adoramos,
nós Vos glorificamos,
nós Vos damos graças
por Vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai:
Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;
Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica;
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo;
só Vós, o Senhor;
Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo;
com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amen.

Contemplar a Palavra…
M. Lauridsen, compositor norte-americano contemporâneo, oferece-nos esta sublime antífona pertencente ao Ofício de Matinas da liturgia antiga. Aqui interpretado pelo Coro da Catedral de Westminster.

http://www.youtube.com/watch?v=9y9yM53TowA

O magnum mysterium

et admirabile sacramentum,

ut animalia viderent
Dominum natum,

jacentem in præsepio.


Beata virgo,
cujus viscera meruerunt
portare
Dominum Christum, Alleluia!


Ó sublime mistério,
e admirável sacramento,
que os animais contemplaram:
o Senhor recém-nascido,
deitado em uma manjedoura!
Bendita é a Virgem
cujo ventre é digno de levar
Cristo, o Senhor.
Aleluia!

Para todos, votos de um Santo Natal do Senhor Jesus!
Diácono Francisco Claro

sábado, 24 de dezembro de 2011

Luzes de Natal em Ferreira do Zêzere

A pedido de alguns leitores que leem o Região do Zêzere fora do nosso país, aqui mostramos a nossa vila enfeitada com as luzes de Natal.







sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Almoço de Natal dos funcionários autárquicos

Na tarde desta sexta feira o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jacinto Lopes, concede tolerância de ponto aos funcionários da autarquia para a realização do tradicional almoço de Natal.
Este ano devido aos tempos de contenção, apenas participam os funcionários e não os familiares próximos como era tradição.
Estarão por isso encerrados todos os serviços à exceção da Biblioteca Municipal que encerrará apenas na tarde de sábado dia 24.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cabazes de natal

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere oferece hoje cabazes de natal por 65 família carenciadas do concelho de Ferreira do Zêzere.
Bem haja.


Com eletrodomésticos velhos, ajude os Bombeiros

Até ao dia 31 continua ativa a campanha de recolha de eletrodomésticos usados. Aproveite o fim do ano para se livrar destes equipamentos que já não funcionam e que estão a encher a sua casa.
Os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere são um "Quartel electrão". Quanto mais receberem mais hipoteses têm de conseguir uma nova ambulância para nós.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Regulamento de toponímia e números de polícia

Foi hoje publicado em Diário da República o Regulamento de Toponímia e Numeração de Polícia de Ferreira do Zêzere, ou seja quais as normas para a atribuição de nomes e colocação das respetivas placas em ruas, praças, largos, etc... e os números de porta de todas as residências do concelho.

Pode consultar neste link:


3º dia de estágio com Nuno Delgado

Ao 3º dia do estágio de judo promovido pela secção de judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere, com a presença de Nuno Delgado e de muitos judocas, o dia de hoje foi muito importante para os jovens atletas. Tendo por testemunhas de dedicação ao judo os familiares e como "padrinhos" Nuno Delgado e os seus Mestres, passaram hoje a usar um novo cinto, cuja cor significa empenho e compromisso de trabalho para com os valores fundamentais do judo.
Parabéns aos Atletas, Mestres e familiares.









Mensagem de Natal do Bispo de Coimbra

Um Natal de fé, de esperança e de caridade
1. Natal de fé
A razão de ser da festa do Natal encontra-se na Pessoa de Jesus Cristo, Filho de Deus, incarnado no seio de Maria e nascido em Belém.
Enquanto cristãos, aprofundamos a consciência da fé que nos anima e procuramos dar sinais ao mundo de que ela nos fortalece em todos os momentos da vida, de sofrimento ou de consolação.
O presépio que fazemos nas nossas casas, nas igrejas e nos lugares públicos, não é somente o resultado de uma tradição cultural ou religiosa mas, na sua singeleza, é um sinal da fé na vinda ao mundo do Salvador.
Mais importante do que as tradições ligadas a esta quadra, e elas são muito ricas e expressivas entre nós, os cristãos hão-de privilegiar as atitudes de fé, que transformam a vida pessoal, familiar e social.
2. Natal de esperança
O natal de Jesus Cristo e o nosso natal é fonte da esperança mais autêntica, que não se baseia em realidades efémeras, mas em Deus, princípio de todas as coisas, e no Homem, criado para um futuro novo de glória.
As situações difíceis abundam e muitos homens e mulheres, nossos irmãos, são vítimas da ausência de razões para a esperança. A falta de condições materiais de vida afectam muitas famílias, que não podem ver um futuro sorridente e promissor para as crianças e os jovens. Os dramas humanos e espirituais sucedem-se e deixam prostradas muitas pessoas, que não têm as necessárias forças interiores para se levantarem e reanimarem.
A todos estes que, afinal, somos de algum modo, todos nós, o Natal convida a levantar a cabeça, e a contemplar o Emanuel, o Deus connosco, fonte de toda a esperança.
3. Natal de caridade
O nascimento de Jesus Cristo, juntamente com a Sua paixão e morte na cruz, constituem a grande revelação do amor de Deus para com a Humanidade. No modo de amar de Deus ganha nova luz todo o amor humano, a generosidade, a partilha. Em Jesus Cristo aprendemos os contornos da fraternidade mais radical, de quem dá o que tem e se dá a Si mesmo em favor dos irmãos.
Nos tempos difíceis em que vivemos, tem novas expressões a caridade de que o Natal é sempre mensageiro. A pobreza de muitas pessoas exige soluções que passam pelas mudanças estruturais da sociedade e pelo auxílio caritativo.
Que neste Natal, aprofundemos o sentido humano e cristão da fraternidade; procuremos mudar a nossa mentalidade egoísta; ensinemos às crianças e jovens a alegria de partilhar; abramo-nos a muitas iniciativas e campanhas de auxílio aos pobres.
Se nunca é lícito esbanjar, em tempos de fome e de pobreza à nossa porta, torna-se um ato ainda mais desumano. Haverá, por isso, um lugar privilegiado para a caridade pessoal e material, fruto de uma maior sobriedade nas festividades natalícias.
Um santo e feliz Natal!
Virgílio do Nascimento Antunes
Bispo de Coimbra

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Judo marca o ritmo

A presença de tantos judocas vindos de todo o país e do olímpico e muito medalhado Nuno Delgado está a provocar uma nova visão e muita curiosidade por parte dos ferreirenses em relação judo.
A manhã é mais um dia importante para os judocas ferreirenses. A partir das 16h00 realiza-se a cerimónia de mudança de cinto para muitos jovens atletas.
Ficam mais algumas fotografias deste estágio.




Fotografias gentilmente cedidas pela Secção de Judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Semana de judo em Ferreira do Zêzere

Esta vai ser uma semana inesquecível para os judocas presentes em Ferreira do Zêzere, mas também muito trabalhosa e de certeza com algumas mazelas.
Mas segundo a opinião de alguns jovens presentes neste estágio organizado pela Secção de Judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere a presença de Nuno Delgado vai marcar as suas vidas a nível desportivo e pessoal e contam aproveitar cada segundo.
Ficam algumas fotografias do início do estágio.





Nuno Delgado em ferreira do Zêzere

Começa hoje o estágio de judo com a presença do judoca olímpico Nuno Delgado que até à próxima quinta feira está em Ferreira do Zêzere a orientar crianças e jovens que terão a oportunidade de adquirir ensinamentos e um pouco da experiência de Nuno Delgado.
Organização da Secção de Judo da Associação de marinheiros de Ferreira do Zêzere.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Bêco já tem novo Presidente de Junta



Perante a Assembleia de Freguesia, tomou ontem posse como Presidente de Junta de Freguesia do Bêco, Alexandre Cruz. Foi ontem também eleito o novo secretário da Junta que passa a ser o Sr. Manuel Cotrim.
Alexandre Cruz passa a ser o mais jovem Presidente de Junta do concelho de Ferreira do Zêzere.
Ao novo Presidente e a toda a equipa, os votos de bom trabalho.