ENCERRAMENTO DE ESTABELECIMENTO ESCOLAR - POSIÇÃO DOS VEREADORES DO PARTIDO SOCIALISTA





VEREADORES DO PARTIDO SOCIALISTA | BRUNO GOMES E ORLANDO PATRÍCIO
FERREIRA DO ZÊZERE

NOTA DE IMPRENSA


Foi esta quinta-feira à reunião de Câmara o encerramento da Escola do 1º ciclo e Jardim de Infância de Águas Belas.
A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, solicita à Câmara Municipal que prepare a reorganização da Rede Escolar daqueles ciclos de ensino para o próximo ano.
É verdade que a Escola de Águas Belas, não encerrou como todas as outras, quando da abertura do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, porque não havia no novo edifício salas suficientes para todos os alunos. Tal situação obrigou então alguns alunos a ficarem na situação anterior. Águas Belas foi preparada pelo Município com obras para manter e melhorar as condições de uma escola que tinha que fazer face à "Nova Escola" inaugurada e que tinha "deixado" aqueles alunos para trás.
A escolha daquela escola também acontece porque, para além do investimento que foi necessário, já existia um capital humano em Águas Belas. Esse capital chama-se Associação de Pais. Foi a Associação de Pais de Águas Belas, que já tinha um reconhecido trabalho meritório na altura, que conseguiu ao longo destes anos criar uma verdadeira parceria entre os encarregados de educação, os professores, os funcionários, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o Agrupamento. Na verdade, Águas Belas que poderia estar à partida condenada, foi capaz de manter e fazer uma escola de qualidade.
Tanto que hoje é a própria Associação de Pais que, no apelo para o não encerramento da Escola, vem afirmar que esta situação não resulta da falta de alunos em Águas Belas, mas sim na falta de alunos nos Centros Escolares.
Estando o Município a reorganizar a sua carta educativa, seria recomendável que esse trabalho também viesse a olhar para esta situação. A olhar para uma experiência que resultou, a colher a opinião dos pais, que sempre estiveram presentes. Então poderíamos até chegar à conclusão que deveriam aquelas crianças ir para um Centro Escolar. AVALIAR. Deixar que quem fez parte da solução inicial, participe na decisão final.
Os vereadores eleitos nas lista do Partido Socialista, votaram contra o encerramento da Escola.
Em nossa opinião não se fecha uma escola, porque alguém num gabinete em Lisboa, nos envia um email a chamar a atenção que há salas vagas noutro sítio. Fecha-se uma escola, porque se faz uma avaliação ponderada, com as pessoas.
Aproveitamos para deixar aqui o nosso apreço a todos os que fizeram parte da Associação de Pais de Águas Belas. Não desistam e façam parte da vida escolar dos vossos filhos. Dos filhos desta terra, que ano após ano, os vê partir à procura de melhores condições de vida.

Os Vereadores do PS