Dia da Igreja Diocesana é este domingo em Coimbra



A Igreja de Coimbra constituída pelos seus 10 arciprestados reúne-se em festa no dia 27 de Maio, a partir das 9h30, na Praça Heróis do Ultramar, em Coimbra. São esperados mais de dois mil fiéis…




O objetivo, segundo D. Virgílio Antunes, é dar um novo impulso ao dinamismo evangelizador da Igreja e dar mais um passo na resposta ao convite que é dirigido a todos os crentes: “Aproximai-vos do Senhor” (1 Pd 2,4).
O encontro inicia às 10h, na Praça, junto ao palco principal, com a oração da manhã. Às 10h30, as escolas secundárias Avelar Brotero e Dona Maria recebem diversos workshops e catequeses sob a responsabilidade dos diversos movimentos e organismos existentes na diocese. À tarde, pelas 14h30, no palco principal realiza-se a festa diocesana com a participação de todas as unidades pastorais onde partilharão a sua riqueza cultural através da música, do canto, da dança ou da representação.
O momento mais significativo será sem dúvida a celebração eucarística, presidida pelo bispo Virgílio e concelebrada uma centena de sacerdotes, prevista para as 17 horas que marcará o encerramento deste encontro.
Para os jovens da diocese, o encontro começa no dia anterior, no salão polivalente da igreja de S. José com actividades ao longo de toda a tarde de sábado, dinamizadas pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, terminando com uma caminhada nocturna.
Na Praça existirá uma exposição com a participação dos secretariados, movimentos e serviços que poderão visitar e apreciar aquilo que se faz em termos de atividade pastoral na diocese.
Nota também para a existência de uma tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento e outra para o sacramento da reconciliação onde haverá a permanência de sacerdotes em atendimento de confissões.
A Livraria Cultura e Fé vai estar presente com um stand proporcionando às pessoas a possibilidade de adquirem alguns livros religiosos.
As paróquias, movimentos, confrarias, irmandades são convidadas a trazerem os seus estandartes para a procissão de entrada da missa.

Vídeo promocional:

Convite do Sr. Bispo:
In: Diocese de Coimbra