A Feira da Ascensão de Areias, sobejamente conhecida, outrora uma referência de Areias, não poderia nem poderá cair no esquecimento, pelo que o Executivo da União das Freguesias de Areias e Pias, pelo 3.º ano consecutivo, decide voltar a promover este evento, continuando com a modalidade de 2 dias, por forma a recuperar o que outrora se perdeu e a dinamizar o turismo e a economia local. Para tal, vamos realizar a FEIRA DA ASCENSÃO, EM AREIAS, nos dias 12 e 13 de maio de 2018.





As datas escolhidas surgem na sequência da quinta-feira da Ascensão ser no dia 10 de maio de 2018. Entendemos que para garantir maior sucesso na realização da feira, a mesma teria que ser efetuada num fim de semana consequente ao dia 10 de maio de 2018.

O principal objetivo da Feira ser em 2 dias distintos, deve-se principalmente ao facto de dar maior visibilidade à Freguesia e obviamente às coletividades e consequente maior volume de negócio, pois um DOS MARCOS da Feira também são precisamente as TASQUINHAS.

No evento, precisamente na vertente das TASQUINHAS, iremos contatar a totalidade das coletividades existentes na freguesia, mesmo aquelas que se encontram presentemente inativas. A participação particular nas Tasquinhas e de coletividades não sediadas na freguesia, não é autorizada.

Iremos contar com uma panóplia muito diversificada de vendedores de ARTESANATO, quer em qualidade, quer em quantidade.

Em relação aos FEIRANTES/COMERCIANTES, iremos contar com os que nos visitam habitualmente na feira do mês, bem como outros convidados, entre eles um tradicional PROPANGANDISTA, uma vez que queremos dar outra dimensão à Feira face à realidade atual do nosso mercado. 

Em termos de ANIMAÇÃO/DIVERTIMENTO, no sábado, pelas 18:30h, iremos proceder à abertura da feira acompanhados pelo GRUPO DE CONCERTINAS DA CASA DO BENFICA DE VILA DE REI, que atuarão até as 20:00h. A partir das 22:00h, iremos contar com a atuação da Banda Musical - BANDA T, até de madrugada. No domingo, a partir das 11:30h, iremos contar com a atuação dos AMIGOS DO BORGUINHA & ADILIA DE AROUCA até ás 18:00h.

Durante a tarde, por volta das 16:00h, iremos contar com a atuação dos tradicionais bombos das aldeias de AVECASTA, MILHEIROS, LAGOA, PEREIRO E AREIAS. Uma tradição carnavalesca que ainda perdura no tempo, pois trata-se de algo centenário, proveniente das aldeias de AVECASTA E MILHEIROS. 

Para os mais pequenos iremos disponibilizar um INSUFLÁVEL e iremos contar com uma EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS AO VIVO, esta última também direcionada aos adultos.

Para terminar da melhor forma, cumprindo a tradição, vamos encerrar a Feira com o TRADICIONAL BAILE, abrilhantado pelo Professor e Músico, MÁRCIO CABRAL.


A União de Freguesias de Areias e Pias