Tem uma Bio-ideia?

Na sua estratégia “Bioeconomia – a Inovar para o crescimento sustentável” a União Europeia estabelece o rumo para uma economia sustentável e eficiente na utilização de recursos. 
O objetivo é uma economia mais inovadora e de baixa intensidade carbónica, reconciliando a necessidade de alcançar níveis elevados de sustentabilidade nos setores da agricultura e das pescas, maior segurança alimentar e a utilização sustentável de recursos naturais para fins industriais, assegurando ao mesmo tempo a biodiversidade e a proteção dos valores naturais. 
De acordo com a Comissão Europeia, a bioeconomia compreende os segmentos da economia que utilizam recursos biológicos renováveis da terra e do mar - como culturas, florestas, peixes, animais e microrganismos - para produzir alimentos, materiais e energia. 
Reconhecendo-se a forte ligação da região de Santarém à terra e aos recursos biológicos, considera-se existir um enorme potencial inexplorado na região em torno da Bioeconomia e da sua utilização inteligente para o desenvolvimento de soluções inovadoras com base em recursos biológicos e renováveis. 
É neste contexto que surge o concurso “Acelerador de BioIdeias”, dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e pelo AGROCLUSTER - Cluster Agroindustial do Ribatejo. Com esta iniciativa pretende-se desafiar a comunidade a apresentar ideias para a conceção e comercialização de bioprodutos ou bioserviços, ambicionando desta forma tirar partido das inúmeras oportunidades latentes no domínio da bioeconomia.

Candidaturas até 16 de março
Deverão ser apresentadas online no portal do projeto, com o endereço em http://bioware.nersant.pt/formulario.aspx