Entrevista a Manuel Cotrim, Presidente da Junta de Freguesia do Bêco c/ vídeo

Manuel Cotrim foi reeleito nas últimas eleições autárquicas como Presidente da Junta de Freguesia do Bêco. Regressou às listas do PSD e contou ao Região do Zêzere o que se passou há quatro anos quando se candidatou pelo PS.
Conhece todos os seus munícipes pois está na Junta desde 1989 com a equipa de Agostinho da Cruz, sabe quem são, onde trabalham e os problemas que enfrentam.
Diz que não promete muito para não falhar, pois o orçamento é pequeno.
Dos projetos para este mandato, referiu a manutenção do cemitério, o apoio aos nascimentos.
A população diminuiu em poucos anos para metade e diz que os jovens da freguesia estão ligados à construção civil. A maioria trabalha fora do concelho.
Manuel Cotrim referiu que na freguesia não há pobrezinhos, mas há alguns pobres que conhece e que acompanha através da Comissão Social de Freguesia.
Destaca na freguesia a Feira da Cereja e deu a novidade de ter intenção de a transferir no próximo ano para o campo de futebol com mais espaço para vendedores e compradores.
Destaca ainda a Feira de Santo Aleixo que quer aumentar de um para dois dias de festa.
Outra mudança que também quer implantar são os apoios concedidos às Associações da Freguesia. As regras vão mudar e serão destacadas mediante as atividades que realizarem.
Os incêndios deste ano também foi um dos assuntos abordados nesta primeira entrevista de Manuel Cotrim neste novo e último mandato.









Beco é uma freguesia portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 16,21 km² de área e 906 habitantes (2011) A sua densidade populacional é 55,9 hab/km².

História

A partir de 1321 – data em que se processa o reordenamento administrativo da região, após a fundação da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo – o lugar do Beco aparece integrado à comenda de Dornes. Inicialmente dependente da paróquia de Nossa Senhora do Pranto, o pequeno povoado emancipa-se como freguesia no ano de 1510, data em que é fundada a igreja paroquial de Santo Aleixo do Beco. Esta freguesia iria mesmo conhecer um franco desenvolvimento ao longo dos séculos XVII e XVIII, de tal forma que, em 1791, o Dr. Eusébio Inácio Cotrim tentaria, em vão, a mudança de sede de concelho de Dornes para aquela localidade. Em 1836 deixou de pertencer a Dornes e passou a integrar o município de Ferreira do Zêzere.
In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Beco