Vespa velutina em Ferreira do Zêzere

A Associação de Apicultores do Centro de Portugal informa que a vespa asiática ou velutina já chegou a Ferreira do Zêzere. Tenha cuidado. Não se aproxime de ninhos e avise as autoridades.
 ..."informo que em Ferreira do Zêzere, já temos vespa velutina em muita quantidade, confirmo e valido este assunto com conhecimento e formação nesta área, Certo que até aqui só tínhamos a vespa cravro autóctone que em tempos foi notícia como sendo velutina, dando origem a desmentidos. Agora a situação é bem diferente, hoje avistei em Águas Belas muitas vespas velutina no ar em voo a apanhar abelhas, coloquei armadilhas e em duas horas apanhei 30 vespas velutina algumas mães e obreiras.
Como é do conhecimento geral esta invasora causa muitos estragos não só aos apicultores mas também ao ambiente e população, por se alimentar de todos os polinizadores e sem polinizadores não temos alimentos.
De salientar o perigo de se aproximarem dos ninhos, o ataque desta vespa pode causar morte em pessoas e animais."

Ildebrando Ferreira 
Técnico apícola 
Presidente da Direcção da Associação dos Apicultores do Centro de Portugal​



As indicações de procedimento estão disponíveis na internet em www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/gloablnews/sosvespa e em www.cm-ferreiradozezere.pt .
Poderão também obter essa informação nas Juntas de Freguesia e nos serviços da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.