Carta de Jacinto Lopes aos Ferreirenses

Ferreirenses, caros/as amigos/as, 
Apresento-me, novamente, como candidato à presidência da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. Assumi esta posição porque muitas pessoas, mais uma vez, me incentivaram e me fizeram chegar o seu apoio para um 3º e último mandato à frente dos destinos da nossa terra.

 Sou candidato porque os poucos recursos do nosso Concelho exigem uma Presidência de reconhecido mérito e experiência política, com conhecimento de causa e saber fazer, com determinação para escutar, decidir, e fazer, fazendo bem. 

Estou empenhado em dar continuidade ao caminho, de dedicação, empenho e agregação de esforços, dos últimos anos e ao que conseguimos todos juntos! Apesar de termos atravessado, nesse período, a maior crise económica vivida pelo nosso país nos últimos 40 anos. Apesar de todas as dificuldades não deixámos de apoiar aqueles que mais precisam de ajuda: as nossas crianças e os nossos idosos! 

Nestes 8 anos conseguimos dar maior visibilidade à nossa terra, Ferreira do Zêzere é hoje conhecida aquém e além-fronteiras! Temos orgulho na modernização administrativa levada a efeito nos últimos anos e na realidade financeira da nossa Câmara Municipal, não existindo dividas a fornecedores. 

Ao contrário de outros municípios, não contraímos empréstimos nos últimos 6 anos! Atingimos estes resultados com uma boa gestão da Câmara Municipal que nos permitiu ainda aliviar alguns dos impostos dos ferreirenses, mantendo as taxas mínimas no IMI, cobrando licenças abaixo da média nacional e ainda sem aumentos na água e nos resíduos sólidos nos últimos 5 anos. 

Temos empresas e empresários de que nos orgulhamos, e tudo fazemos para lhes proporcionar as melhores condições de instalação e laboração; fruto do trabalho desenvolvido Ferreira do Zêzere é o 2º melhor concelho do país no que diz respeito a taxa de desemprego, apresentando uma taxa de apenas 4,1%, bem abaixo da média nacional. 

No próximo mandato terei sempre como objetivo continuar a desenvolver o concelho, melhorar a qualidade de vida dos que cá vivem e a não deixar destruir o que já conseguimos. 

Deixo por isso alguns compromissos que sempre me orientarão:
 - Manter a aposta no desenvolvimento económico do concelho, continuando a promover políticas locais amigas dos cidadãos e das empresas, atribuindo a preços simbólicos terrenos infraestruturados, como já acontece na Zona Industrial de Lameiras, facilitando assim a fixação das empresas; apoiando jovens e outros agentes no empreendedorismo, promovendo os nossos recursos; 
- O apoio incondicional às nossas escolas, aos alunos, aos pais e encarregados de educação, facilitando assim o acesso a novos níveis de qualificação, a meios tecnológicos e pedagógicos, reforçando a ação social escolar, assegurando transporte para todos os alunos e apoio logístico; 
- O reforço da ação social para com os idosos, doentes e pessoas com dificuldades económicas, 
- A defesa intransigente do nosso património, dos direitos e da identidade do concelho. 
- Apoio às nossas associações e clubes, essenciais para a dinamização das nossas comunidades locais; bem como para a preservação da nossa cultura e das nossas tradições. 
- A intensificação do trabalho conjunto com a Juntas de Freguesia, Faremos uma campanha pela positiva, pensando nos Ferreirenses. Conto consigo! Sabe que pode sempre contar comigo. 

Até breve, um abraço amigo, 
Jacinto Lopes