domingo, 14 de maio de 2017

Domingo

O texto do Evangelho deste Quinto Domingo Pascal, é retirado dos três discursos de despedida pronunciados por Jesus na última ceia “ Na casa de Meu Pai há muitas moradas e Eu vou prepara-vos uma morada”. 
Percebemos que Jesus vai percorrer um caminho muito difícil para nos preparar uma morada, trata-se da via dolorosa, que o levará á morte e depois à Páscoa da Ressurreição. É um caminho que exige o “ Dom da Vida”, ou seja, o sacrifício de si próprio, o qual aos poucos os discípulos foram compreendendo . 
Ao ouvir falar na Casa do Pai, Filipe interpelou Jesus: “ Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta “ . 
Jesus esclarece que ninguém pode ver o Pai, a única maneira de o conhecer é contemplar o filho , pois ele é o rosto do Pai. Contemplar Jesus significa identificar-se com Ele e como Ele pôr-se a caminho para dádiva constante da vida. Encontrando nos irmãos na comunidade reunida na casa de Deus, sobretudo para a fracção do pão . Dar-se nos diversos serviços da comunidade é trilhar os passos do Cristo e viver já no presente a Casa do Pai à qual chegaremos um dia.



Senhor, confirma-nos no Teu amor, guia-nos nos Teus caminhos; para com o querido Papa Francisco vermos longe alargando os horizontes da nossa vista.
D. Francisco Senra Coelho

In: Rádio Renascença