Agricultura biológica. Como eliminar piolhos das plantas

A agricultura biológica deve ser cada vez mais utilizada. Tome nota destas receitas para acabar com os piolhos das plantas. Se der bons resultados, partilhe a sua experiência.




Informação: http://www.semeareplantar.com/
Se a sua horta ainda não foi afectada pelo piolho, pode sempre utilizar métodos preventivos como por exemplo a utilização de plantas conhecidas como repelentes de pragas como: alho, cavalinha, salsa, menta, cidreira etc.
Coloque alguma das plantas pelo meio das suas culturas para ajudar a prevenir o aparecimento das pragas.
Em caso das suas plantas já estarem infectadas com o piolhos, larvas etc
1 – Cebola e alho
Ferva 5 dentes de alho e meia cebola em 1 litro de água por aproximadamente 10 minutos. Deixe a liquido arrefecer e pode pulverizar as plantas afectadas.
2 – Urtigas
Recolha cerca de 200gr de urtigas e coloque dentro de um recipiente com 10l de água. Deixe as urtigas de molho por 5 dias. Após o quinto dia pode coar as urtigas e pulverizar as plantas afectadas com o líquido.
3 – Sabão e Azeite
Este quando bem aplicado, é sem sombra de dúvidas o método mais eficiente no combate a várias pragas, nomeadamente o piolho, larvas, mosca branca etc.
Vai precisar de:
  • 10l de água
  • 200gr de sabão de potassa ( ou vulgarmente conhecido como sabão azul )
  • 100ml de azeite de oliva
Se o sabão for sólido, ferva 1 litro de água e de seguida, dissolva bem dissolvido o sabão na água, depois adicione os restantes 9l de água e os 100ml de azeite de oliva e mexa tudo bem mexido.
Deixe arrefecer o pulverize as plantas e folhas afectadas com a mistura ( tente pulverizar só as folhas ou caules afectados pelas pragas ) . Recomendo a que pulverize uma vez por semana.
PS. Os frutos, legumes ou hortaliças podem ser consumidos de imediato, sendo só necessária uma boa lavagem para retirada dos resíduos do sabão.