Deputados do BE alertam para possível saída de médico na Frazoeira

Os Deputados do Bloco de Esquerda na Assembleia da República apresentaram na semana passada um requerimento ao Presidente da Assembleia da República no sentido de alertarem para a possibilidade de poder sair um médico no próximo mês de julho da Unidade de Saúde da Frazoeira.



"Conjuntamente, as freguesias do Bêco e de Nª Sª do Pranto, em Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, têm cerca de dois mil habitantes, dos quais muitos são idosos, a residir longe da sede do concelho e sem transporte próprio. 
Os Cuidados de Saúde Primários são prestados a esta população pela Unidade de Saúde da Frazoeira, pertencente à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Ferreira do Zêzere. 
A Unidade de Saúde da Frazoeira tinha 1654 utentes, pelo RNU em 01-02-2016. 
O atendimento vem sendo garantido por 2 clínicos que, entre si, asseguram 3 dias por semana. O serviço de enfermagem apenas tem vindo a ser assegurado em dois dias inteiros e 3 meios dias, em cada semana. Perante a dimensão do universo de utentes, trata-se, obviamente, de uma resposta escassa, por parte do SNS, tanto mais que o perfil dos médicos em exercício não os habilita a atender grupos de risco.
O quadro poderá, porém, vir a agravar-se, dado o anúncio por parte de um dos clínicos de que irá sair em julho próximo. 

A perspetiva de vir a ser proporcionado um atendimento ainda mais insuficiente do que o atual já está a preocupar populações e autarquias locais. Muito prudentemente, uns e outros estão a exigir que sejam tomadas decisões atempadas que obstem a uma fragilização ainda maior da oferta do SNS, ao nível do Cuidados de Saúde Primários, na Frazoeira.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
O Governo tem conhecimento da perspetiva de saída de um médico da Frazoeira, em julho próximo?
Que decisões estão a ser tomadas para que não ocorra qualquer redução da oferta de serviços clínicos, em resultado dessa anunciada saída de um médico que aí está a prestar serviço?"

Os Deputados
Carlos Matias
Moisés Ferreira