segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Utentes do Centro de Saúde da Frazoeira manifestam-se

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto e a Junta de Freguesia do Bêco, convocam toda a população a estar presente numa ação de sensibilização esta terça-feira, dia 1 de Março às 11:00 junto a este Centro de Saúde da Frazoeira, com o objetivo de alertar as entidades responsáveis para a eventualidade de cerca de 1700 utentes ficarem sem médico de família.
Imagem: Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Atividades da Irmandade do Bêco

Caríssimos amigos

Venho por este meio dar a conhecer alguns serviços já confirmados com a nossa Irmandade, sendo que apelo á vossa presença no maior numero que vos seja possível, os horários que aqui apresento foram cedidos pelo Sr. Padre Manuel.




03 de Março momento de oração com o nosso Bispo pelas 19.30 horas na Igreja.
Segue-se pelas 21.00horas na associação junto á antiga escola um jantar aberto a todos (preço 5€)
06 de Março concentração para receção ao Sr. Bispo junto da casa paroquial pelas 10.00 horas seguida da Missa pelas 10.30 horas.
20 de Março Domingo de Ramos. Procissão dos Ramos em volta da nossa Igreja pelas 15 horas, no mesmo dia a tradicional Vela a Jesus, Via Sacra do Casal da Mata a Dornes, a começar pelas 18 horas; haverá autocarros a partir das 16 horas junto da ponte de Dornes até ao 1º cruzeiro para transporte de quem desejar, o Padre Manuel apela á nossa presença, 
01 de Maio: dia da Nossa peregrinação a Dornes (dia do nosso Cirio) concentração pelas 9.30 horas com saída pelas 10.00horas.
26 de Maio dia do Corpo de Deus, pelas 15.00 horas dia de festa da nossa Irmandade, com a tradicional procissão ao fundo do Bêco, seguida do lanche habitual, para este lanche apelo á vossa generosidade como é costume com as vossas ofertas de bebidas e alguns produtos como queijo, chouriços ou outras iguarias que vão enriquecer o nosso convívio, sendo que a nossa Irmandade continua a fornecer a tradicional carne e pão.
Nesse dia será recebido o anual como é costume, estando uma mesa á entrada da Igreja 30 minutos antes de Missa para quem desejar pagar o seu anual.
10 de Julho: Festa em Honra de Nossa Senhora da Orada, como todos sabemos é nosso dever participar nas festas religiosas organizadas na Paróquia, por isso peço a vossa presença.
5, 6 e 7 de Agosto: vai voltar a realizar-se a tradicional festa em honra de Nossa Senhora da Conceição no Bêco.
Peço a presença do maior número de Irmãos com as suas opas mesmo no dia 03 Março mas em especial nos dias sublinhados.
Esta circular irá ser entregue por mim pessoalmente, não por querer passar por cima de ninguém mas para poder fugir a despesas, se não chegar a todos ao mesmo tempo apresento o meu pedido de desculpas.
Estarei sempre ao vosso dispor
Com um forte abraço de amizade
O juiz:


Telemóvel 967919236
Telefone 249362686

A partir das 19.00horas              

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sapateiro mudou de rua

O Sapateiro da nossa vila mudou para a Rua Pedro Ferreiro, Junto ao "Zé da Gruta".
Bons negócios.


Utilizadores de produtos fitofarmacêuticos de uso não profissional a formação não é obrigatória.

O Ministério da Agricultura vem agora esclarecer que para pequenos agricultores, se utilizarem produtos não profissionais, não necessitam de formação. Resta saber é se os produtos "não profissionais" servem as necessidades destes agricultores.

sra.pt


Esclarecimento sobre o uso não profissional de Produtos Fitofarmacêuticos

Os utilizadores não profissionais («Utilizador não profissional»: o público em geral a quem é permitido manusear e aplicar produtos fitofarmacêuticos em ambiente doméstico), não necessitam de formação e podem adquirir produtos que estão identificados no sítio da DGAV em Produtos Fitofarmacêuticos: Lista dos Produtos Fitofarmacêuticos Autorizados para uso Não Profissional.
Caso pretendam utilizar produtos de uso profissional (que dispõem da frase: “Este produto destina-se a ser utilizado por agricultores e outros aplicadores de produtos fitofarmacêuticos.”), então terão que ter formação obrigatória que os habilitem para obtenção de cartão de aplicador e neste caso aplica-se a Lei 26/2013.
Ainda, para melhor esclarecimento, informamos que a Lei n.º 26/2013 de 11 de abril, regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional e resulta da transposição da Diretiva n.º 2009/128/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro. Esta Diretiva tem por objetivo uma utilização sustentável dos pesticidas, através da redução dos riscos e efeitos da sua utilização na saúde humana e no ambiente, promovendo o recurso à proteção integrada e a técnicas alternativas, designadamente não químicas, aos produtos fitofarmacêuticos.
De acordo com a Lei 26/2013 e relativamente à obrigatoriedade da formação, esta dependerá dos produtos fitofarmacêuticos em questão.
Os produtos fitofarmacêuticos dividem-se em 2 grupos:
  • Produtos fitofarmacêuticos de uso profissional, que são todos aqueles que dispõem da frase: “Este produto destina-se a ser utilizado por agricultores e outros aplicadores de produtos fitofarmacêuticos.” Todos aqueles que pretendam aplicar produtos fitofarmacêuticos de uso profissional, devem dispor de certificado da ação de formação em Aplicação de produtos fitofarmacêuticos, até 26 de novembro de 2015.
  • Produtos fitofarmacêuticos de uso não profissional – A utilização destes produtos aplica-se em ambiente doméstico – plantas de interior, hortas e jardins familiares. Neste caso a formação não é obrigatória.
No caso de utilizador de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional a formação é obrigatória.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Frazoeira lança "Alerta vermelho" para a saúde

ALERTA VERMELHO

Correm rumores que os Dirigentes dos Serviços de Saúde do qual depende esta Extensão se preparam para a muito curto prazo reduzir este serviço ao mínimo sem médico de família e até sem enfermagem, ficando o caminho aberto para a agonia final, se isso vier a acontecer sem que os nossos Autarcas se manifestem com toda a força. Será um crime irreversível pois o interesse é que vá tudo para a Sede do Concelho, não olhando a meios, pois a população será muito mais sacrificada, sem recursos e meios para a deslocação.


Os Digníssimos Directores sabem muito bem como sempre funcionou esta Extensão até 31/07/2015, conhecem as estatísticas, sabem que temos 1700 utentes e possibilidade de mais inscrições, algo que não tem sido permitido e já sabemos o motivo. Os censos de 2011 apontam 1940 cidadãos nas Freguesias que esta Extensão abrange, uma Extensão que possui muito boas instalações e gratuitamente cedidas, bons acessos, Farmácia local. Que mais condições poderão ser facultadas para que impere o bom senso por parte de quem decide?

Já fiz vários alertas e exposições às diversas Entidades de Saúde, a última direccionada ao Sr. Ministro da Saúde, a qual vou agora divulgar para conhecimento de toda a população abrangida por esta Extensão. É a força da razão e a verdade que nos move, baseada em todo o historial desde 1894.

Peço a todos que se dirijam às respectivas Juntas de Freguesia e apresentem as vossas reclamações, pois vão ter que ser tomadas medidas para contrariar este crime que é tirar um direito básico às pessoas, na sua maioria idosos. Os cuidados de saúde primários têm que funcionar próximo das pessoas e é isso que todos juntos devemos exigir, a par com o que acontece noutras Extensões do Concelho. Ou seremos nós Munícipes de segunda?
Não podem continuar a ignorar 1700 utentes que aguardam médico de família a tempo inteiro desde Agosto de 2015!

Manuel dos Santos Nunes.

Frazoeira, 20 de Fevereiro de 2016.

Neste link pode consultar a carta enviada ao Ministro da Saúde.


Via Sacra "Uma vela a Jesus" com novidades

Via Sacra “Uma vela a Jesus” – Dia 20 de março
“Uma vela a Jesus”, a tradicional Via-sacra de quatro quilómetros no percurso dos cruzeiros de Dornes em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto, vai realizar-se este ano no dia 20 de Março às 18h00.  Vai ser presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Coimbra, o Padre Pedro Miranda. Nesta caminhada de fé estão envolvidas todas as freguesias e paróquias do concelho de Ferreira do Zêzere com os grupos corais, confrarias, leitores e catequese.
Este ano a novidade será a procissão do Senhor dos Passos que acompanhará todo o percurso da Via Sacra e o encontro com Nossa Senhora do Pranto, no seu Santuário em Dornes.
Todos os anos são várias centenas de peregrinos que em Domingo de Ramos participam nesta Via-sacra, pelas condições físicas e naturais do percurso até ao Santuário, pelos momentos de silêncio e de oração proporcionados, pelo sacrifício da caminhada, pela devoção à Nossa Senhora do Pranto. Os peregrinos que levem carro devem deixar os passageiros no início da Via-sacra, seguem até Dornes apenas os condutores que terão transporte a partir das 16h00 junto à ponte. Neste Dia Mundial da Juventude, estará também envolvida toda a catequese, grupos de jovens e Agrupamento de Escuteiros de Ferreira do Zêzere. A organização é da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense e do Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes.


Concerto de Coro e Órgão em Dornes – Dia 19 de março
Inserido na programação cultural da Via-Sacra "Uma vela a Jesus", vai realizar-se no próximo dia 19 de março no Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes o concerto com o Coro Misto da Associação Canto Firme de Tomar acompanhados pelo Órgão de Tubos.
A organização é da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense, com o apoio da Associação Canto Firme e Santuário de Dornes.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Câmara vende Escola do Rego da Murta

Até dia 24 de março pode apresentar proposta à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere para a compra da antiga Escola Primária do Rego da Murta, Areias.
A base de licitação é de 17.500€.
Tem fotografias de turma ou da escola? Que recordações guarda? Sabe o nome de professoras?
Envie para regiaodozezere@gmail.com

In: http://capeiaarraiana.pt/


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

2º Encontro de Poetas de Ferreira do Zêzere - Inscrições


Estão inscrições abertas para o 2º Encontro de Poetas de Ferreira do Zêzere.
Se gosta de poesia e se quer partilhar os seus poemas entre amigos, inscreva-se na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere ou pelo telf. 249360152.





domingo, 21 de fevereiro de 2016

Caixas de Misericórdia nas igrejas

As paróquias de Águas Belas, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova do Sobral e Pias têm nas suas igrejas "Caixas de Misericórdia" para que as pessoas possam escrever as suas necessidades. Estando no Ano Jubilar e considerando cada uma das obras de misericórdia, sentiu-se necessidade de questionar a população. Nos dias de hoje ainda há muita pobreza escondida e esta poderá ser uma forma de ajudar as pessoas. Poderá ser apenas um pedido de oração para si ou para algum paroquiano doente.
Basta escrever um bilhete que apenas será lido pelo Padre Pedro Manuel Luís e será encaminhado para as entidades competentes.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Novos sanitários públicos de Ferreira do Zêzere

Já começaram as obras dos novos sanitários públicos na vila de Ferreira do Zêzere.
Já foram retiradas do local as instalações provisórias.
A obra foi adjudicada à empresa Odrarude por 38 mil euros e tem um prazo de execução de 90 dias.





quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A Cascata do Maxial

Bonitas imagens da cascata do Maxial, junto a São Pedro de Castro, em Ferreira do Zêzere.
Fotografias de Nuno Ramalho.
Parabéns.




Sofia Marmelo é Campeã Distrital

 A atleta Sofia Marmelo, do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, sagrou-se Campeã Distrital de Corta-Mato Curto pelo 3º ano consecutivo!
A competição, organizada pela Associação de Atletismo de Santarém, realizou-se este domingo, 14 de fevereiro, em Benavente, e contou com a participação de duas centenas e meia de atletas, apesar do mau tempo que se fez sentir.

A atleta do CAFZ (que atravessa o seu melhor momento de forma de sempre) dominou a sua prova desde muito cedo, preparando-se agora para a sua primeira participação nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, competição que se realizará no próximo fim-de-semana, em Pombal.
In: CAFZ
Parabéns.


Roubaram vedação do Miradouro do Castro

Mais uma vez a Freguesia de Ferreira do Zêzere foi alvo de atos de vandalismo e furto,  no mesmo local onde surgiram os últimos, no Miradouro do Castro, local onde foi furtada alguma da vedação em madeira que ali foi colocada para que os nossos fregueses e quem nos visita pudesse usufruir de um espaço de lazer e de uma excelente paisagem. O ato foi participado à GNR, pelo que estes já se encontram a investigar a ocorrência.

A Junta de  Freguesia de Ferreira do Zêzere



Serviço Nacional de Saúde na Internet

O Ministério da Saúde informa que criou o novo site do  Serviço Nacional de Saúde.
"Com o objetivo de  garantir maior eficácia e transparência na partilha de informação, esta plataforma online permite a consulta de todas as informações do SNS e disponibiliza um conjunto de serviços que visam aproximar o cidadão, o profissional e as instituições de saúde.
Estruturado em quatro eixos de comunicação: SNS, Institucional, Cidadão e Profissional.
O portal permite o acesso a diversas funcionalidades úteis para o cidadão, nomeadamente: 
Serviços de pedido de isenção de taxas moderadoras, marcação online de consultas, renovação de medicação e consulta dos tempos de espera na urgência dos hospitais
Duma forma integrada, rigorosa e transparente, o cidadão tem ao seu dispor informação sobre dados estatísticos de saúde, permitindo um conhecimento mais profundo e abrangente do SNS.
Aceda ao Portal em https://sns.gov.pt e conheça todos os serviços do SNS."


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Lavandaria ao ar livre no Intermarché

O Intermarché de Ferreira do Zêzere vai inaugurar hoje um novo conceito de lavandaria em Ferreira do Zêzere.
Está situada no exterior do hipermercado e consiste na lavagens e secagem de roupa com a inserção de dinheiro.
Bons negócios.




terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O barco 3 tábuas Ferreirense - fotografias e vídeos

José Alberto, natural de Dornes, aprendeu a fazer o tradicional barco 3 tábuas com o pai. Nessa altura este era um meio muito útil para transporte de pessoas entre margens, principalmente para a zona da Sertã, para transportar madeiras, animais e todo o tipo de cultivo agrícola nas muito férteis margens do Zêzere e claro para a pesca.


Desenho de Alfredo Keil de Dornes antes da subida da Barragem de Castelo do Bode, com imagem do barco 3 tábuas.


O 3 tábuas no Zêzere

http://castelodebode.blogspot.pt/  fotos retiradas do livro "Dornes, o Tesouro dos Templários"

Na represa da Pombeira com o 3 tábuas

http://castelodebode.blogspot.pt/  fotos retiradas do livro "Dornes, o Tesouro dos Templários"
 A construção da Ponte do Vale da Ursa
http://castelodebode.blogspot.pt/ fotos retiradas do livro "Dornes, o Tesouro dos Templários"
Com a chegada da Barragem em 1950 e com a construção de pontes e de novas estradas, o barco perdeu importância. 
Atualmente é basicamente um barco de recreio, mas ainda há alguns apreciadores das características desde barco. Tem cerca de 5 metros de cumprimento e 1.40 de largura. A proa é baixa dadas as águas calmas do rio o que favorece o silêncio ao navegar, fundamental para a pesca.
Mas o Mestre José Alberto teima em que não se perca a tradição. 
Hoje é o único construtor do 3 tábuas. 
Utiliza ferramentas tradicionais, mas aderiu também às serras elétricas, usa mais de 250 pregos tradicionais e resina para calafetar. Mas o mais importante é o seu conhecimento, a sua forma de saber fazer o 3 tábuas.
Já não há muitos clientes nem jovens interessados em aprender a construí-lo.
José Alberto mostrou como se faz, passo a a passo.
Obrigado Mestre.
























segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Imagens do 12º aniversário da Biblioteca Municipal

Ao longo do mês foram várias as atividades pensadas para os utilizadores da Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere para assinalar o 12º aniversário.
O sorriso e a alegria das crianças, o envolvimento de pais e professores foram muito compensadores.
Obrigado a todas e a todos.
Um agradecimento especial aos que trabalham diariamente para que as palavras, as imagens e a leitura faça parte do dia a dia dos Ferreirenses.