domingo, 31 de janeiro de 2016

Fernando Gomes vence 1º Trail de Ourém

O atleta ferreirense do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere (CAFZ) venceu hoje a 1ª edição do Trail de Ourém. Também a equipa se destacou em todos os graus de dificuldade.
Parabéns.
Fotografia e classificação: CAFZ



TRAIL LONGO (45 KMS) – CLASSIFICAÇÃO GERAL:
1º - FERNANDO GOMES (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 4h03.41
2º - Tiago Godinho (CARACOL TRAIL TEAM) – 4h08.46
3º - LUÍS GRAÇA (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 4h12.45 (1º Vet. M40)
4º - Luís Cunha (SANTIAGOBIKES ATBV) – 4h17.45 (2º Vet. M40)
5º - João Faustino (INDIVIDUAL) – 4h23.38 (3º Vet. M40)
11º - NELSON CÉSAR (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 4h39.12
52º - TIAGO RAMOS (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 6h27.07
Terminaram 75 atletas
TRAIL MÉDIO (24 KMS) – CLASSIFICAÇÃO GERAL:
1º - Nélio Almeida (A. C. S. MAMEDE) – 1h59.00
2º - Sérgio Correia (U. D. ZONA ALTA) – 2h05.01
3º - José Rosário (PORTO DE MÓS A CORRER – 2h05.03 (1º Vet. M40)
4º - Paulo Duarte (C. A. BARREIRA) – 2h06.48
5º - André Ramos (C. A. BARREIRA) – 2h10.14
9º - MARCO FRANCO (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 2h16.40
27º - RICARDO DUARTE (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 2h28.30
38º - TIAGO MIGUEL (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 2h34.14
Terminaram 251 atletas
TRAIL CURTO (12 KMS) – CLASSIFICAÇÃO GERAL:
1º - Nuno Gonçalves (CARACOL TRAIL TEAM) – 0h55.43
2º - António Silvino (A. C. S. MAMEDE) – 0h55.45 (1º Vet. M50)
3º - João Gonçalves (VIMARUNNERS) – 0h56.12
4º - Bruno Silva (S. R. JARDOEIRA) – 0h56.59
5º - Charles Custódio (A. C. S. MAMEDE) – 0h58.39
8º - HÉLDER PEREIRA (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 0h59.29
25º - MARCO MIGUEL (C. A. FERREIRA DO ZÊZERE) – 1h09.01
Terminaram 377 atletas

Ferreira do Zêzere já tem um livro sobre trajes tradicionais - fotos e vídeos

Esta tarde a Fundação Maria Dias Ferreira e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere apresentaram o primeiro livro da coleção “Etnografia, tradições e saberes do concelho de Ferreira do Zêzere”.
O livro "Trajes tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere - final do século XIX e início do século XX", é da autoria dos professores José Joaquim Ferreira Marques e Rosária Tendeiro Tarana Marques, que começaram a carreira de docentes nosso concelho. 
Membros do conselho técnico da Federação Portuguesa de Folclore da Região dos Templários, receberam o convite da Fundação para a realização deste trabalho de pesquisa que contou com a colaboração de um trabalho realizado pelo professor Manuel António e dos três Ranchos do concelho. Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias, Rancho da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro e Rancho Folclórico do Bêco de santo Aleixo.
Em breve terão início os trabalhos de recolha para os novos livros desta coleção sobre as danças e cantares e artes e ofícios.

Parabéns aos promotores, aos autores e aos participantes.



Racho de Pias

Rancho da Alegria
Rancho do Bêco



Bebé ferreirense nasce nos Bombeiros e Caxarias

Segundo o Jornal de Leira, os pais residentes no concelho de Ferreira do Zêzere iam para o hospital de Leiria quando a situação se complicou. Chamaram o 112 e a criança acabou por nascer nos Bombeiros de Caxarias, Ourém.

Bebé nasce no quartel dos Bombeiros de Caxarias

Um bebé nasceu, ontem, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Caxarias, Ourém. A mãe entrou em trabalho de parto quando se dirigia ao hospital de Leiria e o parto teve de ser feito no quartel.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Caxarias, Hélder Silva, conta que, ontem por volta das 19 horas, os pais, “residentes na zona de Ferreira do Zêzere”, seguiam de carro, a caminho do hospital de Leiria, quando a mãe entrou em trabalho de parto, junto a Caxarias.
“O pai viu que já não dava tempo de chegar ao hospital e ligou para o 112. O CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] encaminhou-os para o quartel, onde se procedeu ao parto”, refere Hélder Silva.
O parto foi realizado por dois bombeiros da corporação. Depois de verificado que “a criança [um menino] estava bem” e de “estabilizada a mãe”, o bebé e a parturiente foram entregues à equipa da VMER, que fez o encaminhamento para o hospital.
Esta não é a primeira vez que os bombeiros de Caxarias fizeram de parteiros. O último caso aconteceu em Janeiro de 2010, mas antes houve outros nascimentos no quartel ou em ambulâncias da corporação.
“Hoje, já há mais acompanhamento e estas situações são mais raras. Mas são sempre momentos de alegria, sobretudo, porque nós, bombeiros, estamos mais habituados a lidar com coisas menos boas”, refere Hélder Silva.
Jornal de Leiria
REDACÇÃOJornal de Leiriaredaccao@jornaldeleiria.pt

Trajes de Ferreira do Zêzere apresentados hoje em livro

A Fundação Maria Dias Ferreira e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, em iniciativa editorial conjunta, irão realizar na sede da Fundação, pelas 16h do dia 31 de Janeiro, uma sessão de apresentação pública do livro "Trajes tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere - final do século XIX e início do século XX", da autoria dos etnógrafos e folcloristas José Joaquim Ferreira Marques e Rosária Tendeiro Tarana Marques.


Esta obra é o primeiro livro da coleção “Etnografia, tradições e saberes do concelho de Ferreira do Zêzere” e constitui uma ação comum das duas entidades em prol da preservação e divulgação do riquíssimo património etnográfico ferreirense.

O traje que era usado pelo povo do concelho de Ferreira do Zêzere no seu quotidiano e em ocasiões festivas, na transição do séc. XIX para o séc. XX, espelha, de forma singular, a mentalidade, o modo de vida, as influências e os recursos de que dispunham as gentes da região.

Por permitir traçar o retrato de um povo e de uma época, o traje tradicional merece ser estudado, preservado e divulgado. Nesta missão, os ranchos folclóricos têm vindo a desempenhar um importante papel que é colocado em destaque neste livro, através de um trabalho de recolha fotográfica de trajes representativos do trajar do povo ferreirense no passado, confecionados e envergados pelos elementos dos 3 ranchos folclóricos do concelho.

Esta obra pretende fixar na memória coletiva a forma como se vestiam as gentes ferreirenses, dando a conhecer os trajes em pormenor e explicando a função e o contexto em que eram usados.

 In: Fundação Maria Dias Ferreira

Domingo

No Evangelho de hoje, os habitantes de Nazaré passam do orgulho por aquele filho da terra, para a irritação e rejeição provocadas pelas suas palavras, e Jesus diz-lhes: “Nenhum profeta é bem recebido na sua terra”. 
Como os habitantes de Nazaré, também nós, deitamos fora os profetas e dissipamos os sinais de Deus. Exigimos sinais espetaculares e prodígios imediatos e exóticos. Insistimos em não ler os sinais dos tempos e recusamos os profetas de hoje. Porém, Deus não desiste de visitar as nossas Nazarés e nós ficamos escandalizados quando vemos que o Evangelho está confiado a tantas mãos frágeis e vidas de barro. 
Deus é livre, contraria os nossos egoísmos, não se deixa bloquear nem encaixilhar em estruturas meramente humanas. Ele segue estradas inusuais, caminhos imprevistos, a sua pátria é o mundo e o seu reino, o outro, é sempre a terra prometida. Toda a Sua potência manifestou-se na impotência da Cruz.
Senhor, não me deixes cair na rotina de um conhecer superficial, essa rotina, arrefece o fogo da fé e a beleza do mistério. Dá-me um coração vazio de palavras feitas para poder acolher a tua surpresa. Vem senhor.
D. Francisco Senra Coelho
In:Rádio Renascença

6ª Gala do Fado foi um sucesso

Como já é tradição o Centro Cultural de Ferreira do Zêzere esteve cheio de público na 6ª edição da Gala do Fado.
Este ano contou com a participação dos seguintes fadistas:
José Freixo, Ana Paula Silva, Rita Inácio, entre outros fadistas locais.
Foi ainda apresentado o projeto  Fado&Acordeon de Ferreira do Zêzere, com o poeta popular ferreirense Jorge Roberto e o acordeonista Júlio Vitorino.




sábado, 30 de janeiro de 2016

"A gotinha de água", o novo livro de Ana Godinho e Ilda Cristóvão

"A gotinha de água", o novo livro de Ana Godinho com ilustrações de Ilda Cristóvão, foi hoje apresentado na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere.

Professora primária aposentada, docente de português na Universidade Sénior de Ferreira do Zêzere, decidiu desde há uns anos dar a conhecer as suas histórias.


"A vaidade das letras", "O grande castanheiro", "Eu quero ser" e "Como das estrelas do céu" foram os primeiros contos para crianças editados pela escritora com ilustrações de Dulce Verdelho e Ilda Cristóvão






sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Proteção Civil Municipal recebeu rádios

O Serviço Municipal de Ferreira do Zêzere recebeu hoje da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) 4 rádios Tetra. Para além dos equipamentos, todos os Serviços de Proteção Civil da região receberam também formação nesta nova ferramenta de comunicação.
Segundo a CIMT "Estes equipamentos são fundamentais à realização das comunicações entre os utilizadores do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), nomeadamente a Autoridade Nacional de Proteção Civil, os serviços de proteção municipal e os corpos de Bombeiros a nível nacional."
A entrega oficial será ainda em data a anunciar.



Rastreio gratuito de terapia da fala

A terapeuta da fala, Drª Inês Ideias, vai promover na Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere um rastreio gratuito.
Se tem dúvidas se o o seu filho tem algum problema relacionado com a fala, ou se tem algum problema de saúde que afete a voz, compareça dia 30. 
Informações e inscrições pelo contacto indicado no cartaz.
Uma iniciativa do "Orçamento participativo" da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere.


Obter senha para IRS dos filhos

Este ano o Agrupamento de escolas de Ferreira do Zêzere já informou que não vai emitir em papel a habitual declaração de despesas de educação para efeitos de IRS. Essas despesas são automaticamente enviadas para as finanças e aparecerá nas declarações dos alunos.



Segundo um artigo do site economias.pt:

O número de contribuinte é obrigatório para crianças. Para as despesas de educação e de saúde das crianças em nome dos destas serem validadas, é necessário que os filhos tenham números de contribuinte e as respetivas senhas de acesso ao Portal das Finanças – e-fatura.

No caso das despesas dos filhos em nome do progenitor, este poderá validar as despesas na sua área pessoal do e-fatura.
Tire as suas dúvidas quanto às regras para as faturas dos filhos.
Para pedir uma senha de acesso ao Portal das Finanças em nome dos filhos, para se conseguir monitorizar e validar as despesas destes, deve-se entrar no Portal das Finanças e escolher a opção “Serviços Tributários”. De seguida, selecionar a opção “Novo utilizador”.
Se pretender obter uma senha referente a dois filhos dependentes, deve fazer o pedido de senha para ambos, individualmente. Após efetuar este pedido, as Finanças enviam uma carta com a senha de autenticação no Portal das Finanças, para a morada correspondente ao NIF. O prazo mínimo de receção da senha é 5 dias úteis.
Quem tiver mais urgência pode fazer o pedido numa repartição das Finanças, recebendo uma senha provisória para o efeito.
Com esta senha pode aceder às faturas dos filhos rapidamente no sistema e-fatura.
Por: João Paulo Moura

Exercício de evacuação na Escola Pedro Ferreiro

O Serviço Municipal de Proteção Civil testou hoje a operacionalidade dos meios e capacidade de resposta dos vários agentes de Proteção Civil na Escola Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere, simulando um acidente dentro da escola e posterior evacuação de todos os alunos.
Um exercício muito útil e que é testado periodicamente em todos os estabelecimentos de ensino.
Fotografias: SMPC







quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RTP em Dornes

O Programa da RTP "Agora nós" esteve hoje em Dornes. Ao longo do programa foram realizados alguns diretos onde se destacou o nosso Zêzere, a gastronomia, as lendas tradicionais, o património edificado, as potencialidades da nossa região.
Imagens extraídas do programa.
Agora Nós







Formação na Junta de Ferreira do Zêzere

O Gabinete de Inserção Profissional da Freguesia de Ferreira do Zêzere, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, está a promover duas formações de nível 2 em Técnicas de Socorrismo e Folhas de Cálculo
As inscrições estão abertas.


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Obrigado Dr. Fernando Lopes

O responsável pelo Ciclo de Conferências de Ferreira do Zêzere, chefe de gabinete do Presidente da Câmara, passou recentemente à situação de reforma.
O Dr. Fernando Lopes foi responsável pela vinda ao nosso concelho de  ilustres personalidades da vida política e social portuguesa que apresentaram temas da atualidade. 
António Bagão Félix, José Mouraz Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, Manuela Eanes, Jorge Miranda, Freitas do Amaral, António Vitorino, Manuel Maria Carrilho, Vitor Feytor Pinto.
Ao Dr. Fernando Lopes o nosso agradecimento.

Imagem de arquivo





segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Muita chuva

Esta segunda feira está a ser marcada pela chuva e trovoada. O Institudo do Mar e da Atmosfera mantém o aviso amarelo e o Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda atenção a limpeza de caleiras e tubos de descarga em varandas e zonas baixas.
Na última hora caiu 9mm de água ... e vai continuar.
De momento, não há registo de pedidos de socorro aos nossos Bombeiros.


Eleições na Associação de Águas Belas

Realizaram-se as eleições para os corpos sociais da Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas para o biénio 2016/2017

Na Assembleia Geral é presidida por Albertino Santana, a Direção é presidida por Fernando Graça e o Conselho Fiscal por António Farinha.


Imagem do aniversário da coletividade



domingo, 24 de janeiro de 2016

Marcelo Rebelo de Sousa em Ferreira do Zêzere

A 18 de maio de 2013, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, agora eleito Presidente da República, esteve em Ferreira do Zêzere no ciclo de conferências organizado pela Câmara Municipal.
O tema foi  "O Município em Portugal: passado, presente e futuro".
Recordo alguns momentos.

Imagem de arquivo


Marcelo Rebelo de Sousa ganhou em todas as freguesias

Marcelo Rebelo de Sousa é o novo Presidente da República de Portugal. No concelho de Ferreira do Zêzere teve 63,03% que corresponde a 2653 votos. 
Em segundo lugar ficou Sampaio da Nóvoa com 15,37%, 647 votos e em terceiro Marisa Matias com 9,62%, com 405 votos.
A abstenção foi de 42,67%.



Eleições Presidenciais

Processem normalmente em todo concelho as eleições presidenciais neste domingo.

Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto

Cedida pela União de Freguesias de Areias e Pias

Cedida pela União de Freguesias de Areias e Pias

Cedida pela União de Freguesias de Areias e Pias
Junta de Freguesia do Bêco

Cedido pela Junta Freguesia de Igreja Nova do Sobral

Junta de Freguesia de Águas Belas

Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere