15 anos do restauro do Órgão de Tubos de Dornes



Neste dia 3 de novembro assinalam-se 15 anos da inauguração do restauro do órgão de tubos do Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes.

"O órgão de tubos do Santuário de Nossa Senhora do Pranto é um instrumento com características únicas.
Com autoria desconhecida, foi construído no século XVIII e foi provavelmente trazido de outra igreja ou mosteiro para Dornes.


Esteve várias décadas em silêncio devido ao estado degradado natural do tempo, porém a maioria dos 715 tubos permaneciam no seu interior.
No ano 2000 um e-mail enviado por Armando Cotrim ao Ministro Manuel Maria Carrilho originou o interesse por este instrumento e em 11 de Janeiro de 2000 era assinado o protocolo de restauro entre o então Instituto Português do Património Arquitetónio (IPPAR) e a Igreja de Dornes em cerca de 12 mil contos divididos pelas duas entidades.
Em 2001 começaram os trabalhos de recuperação deste órgão da responsabilidade do mestre organeiro Pedro Guimarães.
Desde essa data já existiram momentos musicais extraordinários com a presença de alguns dos melhores organistas portugueses e alguns estrangeiros e com eles tivemos oportunidade de escutar os maiores compositores para órgão.
Monika Henking, João Vaz, Rui Paiva, António Mota, Rui Vilão, Nicolas Roger, João Carlos Araújo, Alexandra Rodrigues...
Passaram 15 anos.
Há ainda um caminho a percorrer na formação auditiva individual e na aposta cada vez mais válida no acompanhamento litúrgico em cada celebração do Santuário de Nossa Senhora do Pranto."
In: http://orgao-dornes.blogspot.pt/